TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 08 de Marco Dia Internacional das Mulheres O Papel da Mulher na Contemporaneidade

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Centro Universitário Internacional - Uninter

Curso: Bacharelado em Serviço Social

NOME DO ALUNO: GLAUBER VITOR DE MELO

RU: 4015677

08 de Março – Dia Internacional da[a]s Mulheres” (O Papel da mulher na contemporaneidade)

Neste trabalho proponho-me a discutir sobre alguns fatores que estão repercutindo na qualidade de vida das mulheres trabalhadoras fora de seu lar com reflexos nas relações familiares. E[b]m meios a tantos pontos positivos e negativos, no que tange a inserção da mulher no mercado de trabalho hoje e suas diferentes formas de se viver em família, aos poucos vem sendo delineadas novos arranjos familiares e novos comportamentos de cada membro do grupo familiar.

Para entender essas mudanças é necessário discutir acerca do termo família, como sendo formada pelo casal e seus filhos. Essa definição surgiu no século XIX a partir da Revolução Industrial, ocorrendo mudanças na sociedade transformando-a em uma sociedade industrial–capitalista. Com o avanço tecnológico, a família, inevitavelmente, sofreu alterações em seu cotidiano, onde a mulher deixou o papel de cuidadora e passou a trabalhar fora junto ao homem dividindo, assim, a responsabilidade dos pais perante a educação dos filhos (DIAS, 1997).

Assim a concepção de família vem sendo repensada e aperfeiçoada de acordo com cada época. Antes a família era considerada como um modelo nuclear, onde o pai tinha um papel de provedor e a mãe de cuidadora. Segundo Dias (1997), a mulher ganhando mais espaço a partir do século XX, com o advento do movimento feminista e a maior participação sócio-política da mulher, onde ela lutava para garantir direitos iguais entre os sexos e a divisão de papéis.

Segundo Bilac (apud CARVALHO, 1997), é possível que as mudanças ocorridas na família contemporânea tenham sido provocadas pelas mudanças de papeis e a nova condição feminina. A autora diz que o trabalho feminino causou uma mudança significante na vida doméstica e na dinâmica familiar, trazendo reflexos para o vín[c]culo entre o marido e mulher e com os filhos, dividindo as tarefas do lar e a educação com o marido.

Castells (2002) diz que, antes o trabalho da mulher se restringia ao lar, nos últimos anos ela passou, em muitos casos, a ser a principal provedora de seu lar e essas manifestações feministas fizeram com que ela deixasse de ser esposa e mãe por tempo integral e tivesse a oportunidade de refazer sua identidade como profissional, mãe e esposa.

Devido às mudanças ocorridas ao longo dos anos na vida da mulher tanto no sentido profissional quanto no pessoal, a mulher hoje em dia tem sido mais independente, mudando os hábitos que lhes eram impostos pelo marido, sociedade e pela própria família, onde a sociedade impulsionava os pais a ensinarem às mulheres, desde pequenas, que elas deveriam casar-se para cuidar dos filhos, da casa e do marido.

A metodologia utilizada para a elaboração dessa Pesquisa, pretende conhecer como a mulher está se reorganizando para ser profissional e mãe, principalmente no que tange a esse novo cenário da família brasileira que, segundo Dias (1997), inevitavelmente sofreu alterações afetivas em seu cotidiano onde a mulher deixou o papel de cuidadora e passou a trabalhar fora de casa junto ao homem, passando, portanto a responsabilidade da educação dos filhos para os pais, marido e esposa, não apenas à mãe.

Contudo minha intenção foi tentar verificar quais as responsabilidades depositadas nas mulheres enquanto família e sociedade, como também apresentar as dificuldades vividas dessa rotina caracterizando tais responsabilidades e como ela está lidando com ambas as tarefas.

No mundo moderno, especialmente após a década de sessenta, buscou se com mais intensidade a igualdade de direitos e oportunidade para homens e mulheres, para alcançar essa ideológica igualdade muitos aspectos internos e externos à família precisaram ser repensados e redefinidos, porém alguns desses aspectos não foram consolidados ou universalizados.

Mesmo após as grandes conquistas da mulher e dos avanços tecnológicos, o papel da mulher ainda é permeado por ranços de tradicionalismo, onde a mulher é vista[d] como cuidadora da família e a responsável pelo zelo da casa. O papel da mulher na contemporaneidade, diferente do tradicional, soma sua inserção no mercado de trabalho à sua função na família, gerando a dupla jornada da mulher, dentro e fora de casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com