TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio individual 5° Período

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA...............................................4

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS .........................................................................4

3.1 GERAL...................................................................................................................4

3.2 ESPECÍFICOS.......................................................................................................4

4 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5

5 METODOLOGIA.......................................................................................................5

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.....................................................................................6

7 CRONOGRAMA........................................................................................................7

8 ORÇAMENTO...........................................................................................................7

9 RESULTADOS ESPERADOS..................................................................................7

10. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA........................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa dispõe-se conhecer com afinco o trabalho profissional do assistente social apresentando reflexões sobre os debates que abrangem a centralidade do trabalho do assistente social na Política Habitacional, focalizando o fazer profissional e a ética profissional do Assistente Social. Sinalizando a questão da habitação e os desdobramentos na sociedade capitalista bem como as possibilidades e os limites encontrados pelos profissionais.

A crise da habitação – a qual a imprensa de hoje desprende um tão grande atenção – não reside no fato universal de a classe operária estar mal e viver em moradias superlotadas e insalubres. Essa crise do alojamento não é particularidade do momento, não é tampouco um daqueles males que sejam próprios do proletariado moderno e o distinguira de todas as classes oprimidas que o precederam; antes pelo contrário, todas as classes oprimidas de todos os tempos foram algumas tanto igualmente atingidas. Engels (1979, p. 1)

 A técnica utilizada vincula-se à pesquisa bibliográfica. Assim, este trabalho proclama nossos esforços de estudos e debates sobre habitação e gênero, na área de Serviço Social, buscando contextualizar a Habitação enquanto uma política social, direito do cidadão.


  1. - DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Esta pesquisa apresenta como proposta a ampliação do conhecimento dos assuntos relacionados à área do desempenho do assistente social na Política da Habitação. Ficando direcionada a todos interessados em assuntos reminiscentes a este assunto e especialmente acadêmicos em cursos de Serviço Social igualmente como as demandas da profissão e conhecer os impactos do trabalho técnico do Assistente Social nos Programas de Habitação de Interesse Social.

3 - FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS:

3.1 - GERAL

                          Explanar sobre o desempenho profissional do assistente social com foco na Política da Habitação, trazendo a propagação por uma atuação eficiente e capaz de seguir destacando a importância de se programar de forma responsável e coerente com a realidade local projetos de habitação, considerando-se a questão habitacional uma problemática social que deve ser vista de forma contextualizada.

3.2 - ESPECÍFICOS

  • Conhecer a respeito do exercício profissional do assistente social na centralidade da Política da Habitação;
  • Identificar alternativas e possibilidades para uma atuação que enfrente todos os desafios postos a essa área;
  • Exercitar o trabalho em rede nos diversos tipos de atendimento necessários à sociedade na área da habitação;
  • Apresentar o entendimento da precisão de um desempenho profissional empenhada e eficaz.

4 - JUSTIFICATIVA

                           A Constituição Federal de 1988, através dos Artigos 182 e 183 permitiu à sociedade brasileira e às três esferas de poder, um processo de redefinição de competências, transferindo aos Estados e aos Municípios a participação na gestão das Políticas Sociais, dentre elas a de saúde, a de assistência social, e, principalmente a de habitação de interesse social. No entanto, na realidade concreta do cotidiano, o aparato legal-burocráticas, apesar de suas contínuas reestruturações administrativas, tem se manifestado de forma aquém das necessidades habitacionais requeridas pela população, em específico, as inseridas em segmentos sociais com baixo poder aquisitivo.

Esta pesquisa se justifica devido à problemática da habitação social que envolve a dinâmica do exercício profissional dos Assistentes Sociais compondo um lócus que necessita de intervenção. Coligado a isso, analisa-se a falta de equipamentos coletivos como abastecimento de água, luz, transporte, calçamento, saneamento urbano, coleta de lixo e demais elementos de infraestrutura.

São muitos os desafios que o profissional de Serviço Social enfrenta na atuação referente à Política de Habitação. Os serviços disponíveis onde se inserem estes profissionais não conseguem atender a sociedade de forma integral e articulada, por tal motivo se anota o anseio da pesquisa voltada a este tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (279.8 Kb)   docx (496.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com