TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Serviço Social

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.334 Palavras (14 Páginas)  •  2.250 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL 3º SEMESTRE

FRANCINETE LIMA GOMES MARCOS ANDRÉ DE QUADROS

MARIA AELMA DE ALMEIDA CAVALCANTE

SUELEN DA CRUZ COÊLHO WENDEL DO NASCIMENTO BRITO

        

[pic 3][pic 4]

Castanhal - Pará

2016[pic 5]


 

FRANCINETE LIMA GOMES

MARCOS ANDRÉ DE QUADROS

                     MARIA AELMA DE ALMEIDA CAVALCANTE

SUELEN DA CRUZ COÊLHO

WENDEL DO NASCIMENTO BRITO

A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO E TRABALHO

Trabalho apresentado em requisito a Produção Textual em grupo relativa ao 3º Semestre, Portfólio para as Disciplinas de: Fundamentos Históricos e Metodológicos II, Economia Política, Estatística e Indicadores Sociais e Psicologia Social.

Professores: Rosane Ap. Belieiro Malvezzi, Sergio Goes Barboza e Hallynnee Hellenn Pires Rosetto.

Castanhal - Pará 2016


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. DESENVOLVIMENTO……………………………………………………………………4
  1. Acessibilidade e Inclusão escola.......................................................................4, 5
  1. Educação Inclusiva...........................................................................................6
  1. Pessoa com deficiência e mercado de trabalho....................................................6

2.2.1 Direitos e garantias.............................................................................................7

2.2.2 Acessibilidade e diversidade..............................................................................8

2.3 Inserção do Assistente Social...............................................................................9

  1. CONCLUSÃO…………………………………………………………………………...10
  2. REFERÊNCIAS……………………………………………………………………...11, 12


INTRODUÇÃO

         Neste trabalho abordaremos a questão da inclusão da pessoa com deficiência na educação e no trabalho, que anteriormente essas pessoas viviam excluídas e tratadas como anormais, não saiam de casa e eram deixadas a margem do convívio social. A inclusão da pessoas com deficiência na sociedade orientou na elaboração de políticas e leis na criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais de deficientes nos últimos 50 anos.

         Este parâmetro consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em caso de incapacidade por parte de alguns deles, criar-lhes sistemas especiais em que possa, participar ou tentar acompanhar o ritmo dos que não tenham alguma deficiência específica.

         Diante disso, a sociedade deve mudar suas estruturas e serviços oferecidos, abrindo espaços conforme as necessidades de adaptações específicas para cada pessoa com deficiência a serem capazes de interagir naturalmente na sociedade. Todavia, esse parâmetro não promove a discriminação e a segregação na sociedade. A pessoa com deficiência passa a ser vista pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões.

         Dessa forma a Inclusão da Pessoa com Deficiência, de uma forma em geral, tem como foco destacar a importância de se estar discutindo e buscando meios adequados, para que possa haver um processo de inclusão que atinja todas as classes sociais. Tem-se como expectativa, conscientizar o Governo Federal, Estadual e Municipal, para que estes implemente em maiores escalas, para que possam alcançar a todos, programas ou instituições que qualifiquem os PCD’s para uma vida social saudável, através de uma melhor educação e qualificação para o mercado de trabalho, consolidando assim, os direitos e garantias fundamentais inerentes a todos os cidadãos.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA

         A legislação referente a acessibilidade evidencia avanços significativos, nas últimas décadas. Entretanto, destacaremos apenas os dispositivos legais que se constituem marcos importantes para a temática em questão. Assim, ressaltaremos a Lei 4767/98, que indica normas gerais e critérios básicos para a acessibilidade das pessoas com deficiência; a Lei 10 098, que amplia a anterior, incluindo instalações e equipamentos esportivos; a NBR 9050 (2004), a qual trata da acessibilidade física e de comunicação; e o Decreto n. 5296/04, que regulamentou as Leis nº. 10 048/00 e n. 10 098/00, estabelecendo normas gerais e critérios para a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Esse decreto, em seu 8° artigo, preceitua: Acessibilidade: condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou mobilidade reduzida.[pic 6]

         O referido decreto estabelece, também, no capítulo VII, das Ajudas Técnicas, art. 61, que Consideram-se ajudas técnicas os produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

         É válido ressaltarmos que tal decreto (5.296/04), além de definir ajudas técnicas, também prevê inúmeras ações que visam o desenvolvimento de pesquisas, produção e aquisição de serviços, próteses e órteses, enfim de quaisquer produtos que possam contribuir para a autonomia e o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com deficiência. Essa área, também denominada Tecnologia Assistiva, vem ganhando notoriedade, tendo em vista o destaque dado às Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com