TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio estagio

Por:   •  31/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 12

 

RAFAELA VIEIRA PUGET

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Coordenador do curso: Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes

Castanhal/2015

RAFAELA VIEIRA PUGET

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular                ObrigatórioIII

PROJETO DE AÇÃO:

BIBLIOTECA LER E SABER.

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Unopar Universidade Norte do Paraná para a disciplina de estágio curricular obrigatório II.  Supervisor de Campo, Assistente Social. Maria José Nunes Lopes.

CRES: 5884

Orientador Acadêmico, Professor Abimael Coelho dos Santos. CRES: 5443.

Coordenador do Curso: Adarly Rosana M Goes

                                                        INTRODUÇÃO

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ) do km 14 Carmosinho Maria da Silva – Irituia-Pa está localizado na Avenida Aluízio Chaves, Bairro Centro. É um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social de Irituia-Pa. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social as famílias, grupos e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar. Também é a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que está voltado à articulação em todo o território nacional das responsabilidades, vínculos e hierarquia, do sistema de serviços, benefícios e ações de assistência social de caráter permanente ou eventual.

No CRAS os projetos e programas mais significativos desenvolvidos pela instituição são atendimento assistencial Passe Livre do Idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família, Projovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Benefício Eventual e o Atendimento Integral à Família CRAS/PAIF. Tendo como principal objetivo potencializar as famílias em seu contexto social e comunitário, a prevenção do ciclo de reprodução da pobreza, o fortalecimento do convívio sócio-familiar, a geração de renda e a garantia dos direitos sociais a população desamparada, por meio das políticas assistenciais de forma organizada e planejada, lutando contra as injustiças sociais, para promover a cidadania aos cidadãos, garantir uma vida digna e melhoria das condições de vida.

        Sabendo que os usuários tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando, na escola, muitas vezes dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa necessidade, faz-se, então, necessário a realização de um trabalho que desperte a simpatia e o hábito da leitura, condição indispensável à realização individual do educando e ao desenvolvimento social. Além de ocupar o

tempo livre das crianças e adolescentes com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender lendo e brincando, prestando atendimento psicopedagógico a crianças e adolescentes que necessitem, oferece campo de ensino, pesquisa e extensão a estudantes de várias áreas e estágio supervisionado, produz e divulga material científico sobre a experiência e os estudos realizados. É interessante acolher e escutar as crianças e interpretar suas formas de expressão e comunicação, no sentido de ajuda-las a crescer e conhecer o mundo. É importante ressaltar o aspecto pedagógico, a leitura desenvolve o conhecimento, como capacidade de mobilizar esquemas a fim de resolver conflitos que surgem durante as atividades, promovendo o raciocínio. Considerando também o amadurecimento das habilidades motoras que é proporcionado pelas dinâmicas.

        O projeto, Brinquedoteca Ler e Saber um espaço criativo partiu da constatação através da observação do estágio supervisionado I, que as crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no Centro de Referência da Assistência Social(CRAS), do km 14 Carmosinho Maria da Silva não dispunham de uma biblioteca um espaço voltado para leitura. Havia um espaço vazio no Centro, sem uso, daí partiu a ideia de ser a biblioteca. Desse modo, é um espaço que possibilita atividades pedagógicas que estejam com atividades lúdicas e educativas que podem contribuir para resgatar a auto-estima dos usuários. O projeto terá como estratégia envolver todos os participantes do Cras, crianças, adolescentes e jovens, para melhorar o desempenho em todas as disciplinas através da leitura, desenvolver o estimulo à inteligência, interesses em obras literárias, aprendizagem que ofereçam habilidades físicas e motoras.

        Dessa maneira, é um espaço que possibilita atividades que estejam relacionadas com o brincar e que podem contribuir para resgatar a auto-estima das crianças e torná-las felizes. A biblioteca pode, inclusive, tornar-se um espaço para pensar, repensar e executar atividades relacionadas ao desenvolvimento da aprendizagem. O valor das atividades lúdicas precisa ser resgatado nas comunidades, nas organizações não governamentais que trabalham em programas em favor de crianças, na organização das políticas públicas que cuidam dos aspectos relacionados à criança e ao adolescente.

         Segundo a Política Nacional de Assistência Social (2004), a vulnerabilidade constitui-se em situações, ou ainda em identidades, que concorrem para a exclusão social dos sujeitos. Essas situações originam-se no processo de produção e reprodução de desigualdades sociais, nos processos discriminatórios, segregacionista engendrados em construções sócio históricas e em dificuldades de acesso às políticas públicas.

        

II – JUSTIFICATIVA

        A presença da brinquedoteca na vida das crianças, adolescentes e jovens hoje, tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar a obtenção de aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e amena, onde se brinca e aprende fazendo. No Brasil, um numero cada vez maior de crianças e adolescentes menos favorecidas dos centros urbanos são atendidas em centros como os CRAS.E muito desses centros de atendimentos não possuem uma estrutura física, recursos humanos capacitados e recursos financeiros adaptados para a socialização e educação dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (347.3 Kb)   docx (417.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com