TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho portifolio estagio 7 semestre

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.386 Palavras (18 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 PESQUISANDO A ATIVIDADE ................................................................................6

2  Justificativa ............................................................................................................7

2.1 Histórico..................................................................................................................9

2.1.2 Tributação ...........................................................................................................9

2.1.3 Livros Fiscais ....................................................................................................11

2.1.4 Encargos Trabalhistas ......................................................................................13

3 LIVROS CONTABEIS ............................................................................................14

4  DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS........................................................................15

1 PESQUISANDO A ATIVIDADE

         O Estudo realizado neste 7º semestre do Estágio Curricular Obrigatório, trás o seguinte tema: Pesquisando a Atividade e Propondo a Criação de uma Empresa.
                                    Para o desenvolvimento desta proposta foram elaboradas diversas pesquisas de mercado, que se iniciou na escolha da atividade econômica, que será: prestação de serviços contábeis. Na criação de um plano estratégico, pude obter uma visão mais ampla do mercado econômico da cidade de Cuiabá-MT.

2  Justificativa


                       A atividade econômica escolhida para elaboração deste trabalho foi o empresa de Prestação de serviços contábeis. A escolha pela empresa que presta serviços tem grande valor, pois este setor empresarial tende aprimorar as noções do profissional dentro do aparelho contábil e assim compreenderão como trabalham, de acordo com a teoria e como é desempenhada na prática, sobretudo por se tratar de um procedimento de trabalho como o escritório contábil, onde envolvem várias metodologias que admitem o controle eficaz e o abastecimento de informações referente à situação patrimonial e financeira de modo eficaz auxiliando os administradores na tomada de decisões tanto nas grandes e pequenas empresas.
                      Essa forma de interação beneficiará tanto o profissional contábil como a sociedade em geral, seja ela usuária interna ou externa. Eu busquei aprender mais pesquisando sobre essa área e tenho muito que aprender, com essa pesquisa pude compreender mais sobre esta grande jornada de trabalho que é a prestação de serviços.

                       O aumento da demanda por serviços especializados em todas as áreas esta sendo casa vez mais valorizada, reconhecida e vem crescendo,  com a participação no meu estágio no departamento de contabilidade de uma empresa de grande porte no ramo da construção civil que esta em alta em minha cidade que me levou a este interesse, e a grande importância do curso de ciências contábeis. A função de um contador ou escritório de contabilidade não se limita a apurar impostos ou manter a contabilidade em dia, o contador deve contribuir com todas as áreas da empresa e tem o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios. As vezes a falta de valorização do profissional, onde as empresas não querem pagar o valor devido, alguns escritórios se acomodam e não fornecem apenas o necessário para cumprir obrigações, deixando de orientar. Por outro lado o empresário também pode colaborar muito para a sua empresa, procurando saber mais sobre os assuntos fiscais e gerenciais. A área de prestação de serviços requer alguns requisitos para agradar seus clientes como: atender de forma eficaz e com clareza, investir em seus profissionais com treinamentos, manter atualizados os sistemas com informações e legislação, manter os sócios envolvidos na execução dos trabalhos e manter a credibilidade dos serviços prestados pelo profissional.

2.1         Histórico

                               A origem da contabilidade é tão antiga quanto o surgimento da civilização, estando ligada a necessidade de registros. Para Marion (2009, p. 32 e 33).Costuma-se dizer que a Contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem.

                             Se abrirmos a Bíblia em seu primeiro Livro Gênesis, entre outras passagens que sugerem a Contabilidade, observamos uma “competição” no crescimento da riqueza (rebanho de ovelhas) entre Jacó e seu sogro Labão (± 4.000 a.C.). Se a riqueza de Jacó crescia mais do que a de Labão, para conhecer esse fato era necessário um controle quantitativo, por mais rudimentar que fosse. Segundo Lopes de Sá (1997) apud Castro (2010, p. 98), “antes mesmo que o ser humano soubesse escrever e calcular escriturou a conta”. Foi a partir daí que surgiram os primeiros primórdios e conceitos da contabilidade, de acordo com Castro (2010, p. 98 e 99):
         
                              Na Suméria, já se encontraram evidências de registros contábeis em tábuas de argila. Eram tábuas pequenas de poucos centímetros nas quais eram colocados lançamentos. Depois, surgindo a necessidade de conhecer o movimento de todo um dia, reproduziam-se tais fatos em uma tábua maior e, assim, surgiu o diário. A seguir, para identificar as tábuas pelos mesmos fatos, amarravam-nas com uma corda e assim nasceu o razão. O débito e o crédito nasceriam do conceito de “meu e seu” e o saldo seria uma decorrência natural. Muitos são os estudiosos e historiadores da evolução histórica da Contabilidade e segundo eles a sua evolução.

                               Aproximadamente no ano de 1920, iniciou a influência americana na Contabilidade, período este que as escolas européias caíam e as escolas norte-americanas cresciam favorecidas pela ampla estrutura econômica e política e também pela pesquisa e trabalho sério. Com o surgimento do American Institute of Certified Public Accountants (Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados) os princípios contábeis deram um grande salto, havendo uma grande integração entre acadêmicos e os já profissionais da Contabilidade.
A contabilidade a partir disso só cresceu, pois com a criação de muitas empresas muitos foram os avanços das teorias e práticas contábeis, permitindo assim melhor interpretação das informações por qualquer interessado, em qualquer parte do mundo. O enriquecimento ao longo dos anos levou ao prestígio da profissão contábil e à criação do Conselho Federal de Contabilidade e seus escritórios regionais, como forma de normatizar e guiar a atuação profissional dos contadores e técnicos contábeis. Hoje em dia, a profissão se vê diante de rápidas mudanças de comportamento da economia, dos setores produtivos e de uma evolução apressada dos meios de comunicação e tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com