TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.322 Palavras (22 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO...............................4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO..........................................6

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE..............................14

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA..........................................................15

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA.......................................................16

DIARIOS DAS REGÊNCIAS........................................................................22

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................25

REFERÊNCIAS.............................................................................................26


INTRODUÇÃO

Serão apresentados nesse trabalho os resultados adquiridos durante o estágio curricular obrigatório nas salas de aula do Ensino Fundamental, na escola E.M João Otávio de Melo Ferraciú no período de 19/08/2019 a 12/09/2019 que foi realizado para completo de máxima importância ao processo de aprendizagem.

As atividades desenvolvidas ao decorrer do estagio como observação das aulas, praticas da docência que ajuda os alunos estagiários um treinamento para o futuro, analise do PPP da escola, regências em sala de aula, entrevista com o professor regente, como demais observação sobre espaço interno e externo da escola.

Em sala de aula foi analisado a pratica docente no período vespertino do ensino fundamental de 1º ao 5º ano, com a realização da regência em uma sala do 1º ano A, foi analisado o processo de aprendizagem, como é feita a rotina da sala de aula bem como a interação do professor e aluno, assim analisando cada processo dia pós dia.

Essa oportunidade para o acadêmico é muito importante pois é na vivencia do dia-dia que se pode avaliar de que forma irá trabalhar em sala de aula no futuro, e como poderá contribuir para que as crianças tenham uma aprendizagem satisfatória.

Compreendo este estágio como o período de tempo propício a pesquisa, debates, observações e práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito acadêmico e no interior das escolas, no intuito de propiciar uma formação mais ampla e envolvida tanto com a teoria como com a prática pedagógica (SANTOS,2012).

 

   


CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola E.M João Otavio de Melo Ferraciú, localizada na rua Fidelis Stolf nº 100 no bairro IAA- Santa Terezinha- Piracicaba/SP, foi fundada em 28 de agosto de 2004.

Atualmente atende cerca de 386 alunos divididos em 14 salas de aulas nos períodos da manhã e tarde, na faixa etária entre 06 a 11 anos completando a primeira fase do ensino fundamental, a escola conta com ajuda especial para crianças na educação inclusiva onde é disponibilizado um, professor capacitado do projeto NUMAP para que possa auxiliar o professor.

Possui uma área privilegiada de 10.313 m², sendo 8.537 m² de área verde e parque, e 1,776m²  de área construída, sendo 9 salas de aula, sala de artes, biblioteca escolar, sala de informática, sala com as mesas pedagógicas, salas de jogos, matemáticos, sala com a lousa digital, refeitório, cozinha além de possuir quadra poliesportiva coberta.

A escola conta com documentos que norteiam e embasam o PPP, bem como como Estatuto da criança e do adolescente, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Regimento Comum das Escola Municipais de Piracicaba.  

A escola conta com 28 funcionários sendo: 1 diretor, 1 coordenadora, 14 professores de sala, 2 professores de educação física, 1 secretaria, 1 escriturário, 2 orientadores de alunos, 2 merendeiras, 3 serviços gerais, e 1 zelador.

O horário de funcionamento da escola funciona de segunda as sextas feiras   das 07:00 as 17:30, a sua história é marcada por varias conquistas que vem trazer melhorias educacionais e sócios educacionais. Para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades dos alunos.

Dessa forma a escola se cauteriza-se como um espaço de construção e reconstrução dos conhecimentos históricos e socialmente adquiridos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, ativos, participativos, conscientes e acima de tudo, humanos e respeitadores de si mesmo e dos outros.

A maioria dos professores dessa unidade demonstra compromisso coma a escola e responsabilidade para com as funções, ocorrendo poucas faltas e atrasos. Tem participação ativa na tomada de decisões na efetivação das propostas para melhoria da qualidade de ensino na unidade.

Foi analisado também como é feita a organização da rotina escolar, onde se é feito um plano de aula semanal juntamente com os demais professores coordenadora e diretora a traves de reuniões de planejamento que é feito todas as segundas-feiras, assim a professora distribui as atividades que era realizada durante a semana.

 


DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

ESCOLA: E.M João Otavio de Melo Ferraiú.

Data: 30/08/2019

Local: Sala de aula

Hora de início: 12:30 termino da aula:17:20

Professor(a) regente: Ana Flavia Marin

Turma: 1º A

Estagiário(a): Débora

Cheguei à escola12:30 e fui recebida pela professora regente da sala e bem recepcionada pelas crianças, comecei minha observação pelo modo em que a professora faz a rotina em sala de aula, onde ela escreve na lousa todo conteúdo que irá trabalhar naquele dia.

Ela começa pela oração coma as crianças e nesse dia teve musica eles cantam uma musiquinha nesse dia foi sobre o amigo achei bem legal a participação de todos, logo após isso ela observa quem esta na aula e quem faltou para pôr em seu diário de classe , coloca o cabeçalho na lousa como nome da escola, nome da cidade, nome completo da criança escreve o seu próprio nome para eles copiarem e também estão aprendendo as letras em formas cursiva ai cada dia ela coloca uma letra na lousa, explica quais são as formas de escreve-las e assim vai a semana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com