TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio de Estagio UNOPAR

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.458 Palavras (18 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 18

IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS

MARIA SIMONE LACERDA DIAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO

ARARIPINA/PE

2022

IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS

MARIA SIMONE LACERDA DIAS

PROJETO PRÁTICO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio apresentado à disciplina Estágio Supervisionado, do IPEMIG, no Curso de -

2ª licenciatura em letras português/inglês, como pré-requisito para aprovação.

       ARARIPINA/PE        

2022

O USO DA LUDICIDADE TORNANDO O APRENDIZADO DE INGLÊS DIVERTIDO

RESUMO- A Língua portuguesa ou Inglesa sempre esteve vigente desde os tempos de outrora, findando a ter existência no nosso dia a dia, ou de ideia implícita ou explicita. Assim, observa-se a sua importância na vida de todo ser humano, ensina a lingua materna ou estrangeira e um espicaçada muito grande e satisfatório, onde de qual, objetivo não é exigir que o aluno apenas sai da sala de aula falando Inglês, mas colaborar e mostrar para ele a importância de aprender outras línguas. O objetivo geral deste projeto é explorar a importância do emprego na Língua inglesa dentro das escolas, uma arquitetura de um ensino discriminado por meio da educação lúdica (Ludicidade). Os objetivos específicos são conhecer a consciência geral da leitura rápida (skimming, scannig); Interação discursiva utilizando funções e normas da língua Inglesa em sala de aula (Classroom language) e o planejamento do texto: brainstorming. por fim, mostra na prática como devem prevalecer desse sistema nas aulas de Inglês. Conclui-se, que é crucial que o professor procure criar em sua sala de aula um circuito de leitura rápida, formando na turma a interação discursiva utilizando-se funções e usos da língua Inglesa em sala de aula (Classroom language) e como engendrar e elaborar um texto: brainstorming.

PALAVRAS-CHAVE:Ensino. Ludicidade. Leitura Rápida (skimming). Planejamento e elaboração de textos (brainstorming). Funções e usos do inglês em sala de aula (classroom)

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        O USO DA LUDICIDADE TORNANDO O APRENDIZADO DE INGLÊS DIVERTIDO        8

2.1 INTERAÇÃO DISCURSIVA UTILIZANDO FUNÇÕES E USOS DA LÍNGUA INGLESA NA SALA DE AULA (CLASSROOM LANGUAGE)        8

2.2 TRABALHAR A COMPREENSÃO GERAL DA LEITURA RÁPIDA (SKIMMING, SCANNING) E PLANEJAMENTO DO TEXTO: BRAINSTORMING.        9

2.3 TÉCNICAS DE ENSINO DE ESCRITA, LEITURA E CONVERSAÇÃO: APRENDENDO MANEIRAS DE ENSINAR        12

2.4 TORNANDO O APRENDIZADO DE INGLÊS DIVERTIDO USANDO A LUDICIDADE        13

3.        RELATO DE ESTUDO        14

3.1 INTERVENÇÃO NA PRÁTICA (PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE PODERÁ SER REALIZADA NA PRÁTICA  DENTRO DA SALA DE AULA)        15

4.        CONCLUSÃO        17

5.        REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório apresentado, foi modificado por causa da pandemia global, COVID-19, por esta razão não foi possível realizar o estágio indo ao campo, as atividades propostas foram produzidas através de pesquisas e estudos. O presente está organizado em 03 (três) áreas pertinentes ao meu curso de 2ª Licenciatura Letras Português/lnglês. Todavia essas 03(três) áreas vão ser apresentada de maneiras práticas de intervenções que possam ser aplicadas dentro da sala de aula.

Para que essas intervenções sejam claramente demonstradas foram escolhidas algumas áreas dentre as sugestões que foram apresentadas são elas: interação discursiva utilizando funções e usos da língua inglesa em sala de aula (Classroom language); compreensão geral da leitura rápida (skimming, scannig); planejamento do texto: brainstorming. O idioma português ou inglês sempre esteve presente desde os tempos antigos, passando a ter existência no nosso dia a dia, seja de forma indireta ou direta. Assim, nota-se a sua importância na vida de cada ser humano. Ensinar a língua materna e/ou estrangeira é um desafio muito complexo no entanto é gratificante, onde não, é querer que o aluno apenas saia da sala de aula falando o inglês, mas trabalhar e mostrar para ele a importância de conhecer e aplicar nas devidas ocasiões outras línguas.  

A problematização é dada a partir da realidade onde as escolas brasileiras, de modo geral, formam alunos que mal conseguem ler e escrever, que por muitas vez não conseguem ao menos interpretar e produzir pequenos textos em inglês.

A justificativa se dar do modo como está sendo relevante para que os docentes que já atuam e os futuros que irão atuar, conheças as vantagens de usar esses sistemas aqui apresentados de forma que a ludicidade esteja presente dentro das aulas da língua inglesa para que isto aconteça, é necessário a tomada de várias decisões, que começam pelo compromisso com a qualidade, com o conhimento das necessidades dos alunos e a escolha de um método de ensinar que melhor se adeque a elas. No entanto,se enfatiza que a realidade do processo educativo voltadas para as atividades docentes, didáticas de ensino, recursos e aprendizagem dos alunos não é tão notório apenas teoricamente, quando estudadas em sala de aula. Torna-se mais amplo e perceptível no momento em que passamos a nos integrar de modo direto de tal processo, que se inicia através da regência em sala-aula, quando o aluno possa desenvolver um nível de compreensão.

O nosso trabalho tem como objetivo geral: Despertar nos alunos a importância de aprender Língua Inglesa por meio da ludicidade, uma forma de um ensino transformador tornando as aulas mais divertidas e de um modo conciso os nossos objetivos especfficos são: Conhecer a compreensão geral da leitura rápida (skimming, scannig); interação discursiva utilizando funções e usos da língua Inglesa em sala de aula (Classroom language) e o planejamento do texto: brainstorming. Por fim, mostra na prática como devem utilizar-se desse mecanismo nas aulas de Inglês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com