TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  28/8/2015  •  Dissertação  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 5º SEMESTRE

RITA DE CÁSSIA LESSA DE LIMA

PORTIFÓLIO ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

GESTÃO I

[pic 3]

TERESÓPOLIS

2015

RITA DE CÁSSIA LESSA DE LIMA

PORTIFÓLIO ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

GESTÃO I

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estagio Curricular obrigatório – Gestão I

Orientador: Ana Claudia Lourenço Gonçalves Monteiro

Teresópolis

2015

RESUMO

        Gestão escolar é um tema de suma importância estratégica, na transformação de uma escola que atenda as exigências atuais de uma sociedade cada vez mais atual em termos de conhecimento, em que os progressos das telecomunicações da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar. A gestão escolar é um contexto amplo para que se tenha uma escola que atenda as atuais exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de informação, em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.

Para atender as exigências o gestor em seu lugar de líder deverá ter uma noção de comportamento que é fundamental dentro de suas funções o que consistirá na maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age, ou reage em suas inter-relações com o seu meio ambiente em retorno aos estímulos que ele recebe.

        A gestão escolar é composta de gestão administrativa e financeira, gestão pedagógica e de recursos humanos.

        Os líderes escolares, hierarquicamente colocados como gestores, segundo Chiavenato (2002) são responsáveis por orientar e direcionar a equipe ao caminho da organização com os olhos para a realidade de sua missão, mas cabe a todos assumir compromissos, estar abertos a debates, mudanças quando for necessário; o pensamento e a conversa devem ser vigorosos e atentar aos objetivos estabelecidos.

        É através de um trabalho coletivo, coordenado pela equipe diretiva que envolve todos: corpo administrativo, funcionários, professores, estudantes, conselho escolar, grêmio estudantil e outras instituições que mantêm relação direta ou indireta que permitirá que a instituição faça um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como indivíduo a ser humano consciente e sustentável.

APRESENTAÇÃO

Este trabalho foi elaborado como resultado do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão. Durante a narração citarei os aspectos avaliados durante o período que com a confiança,de que foi muito favorável e prospero para a minha futura formação.

Ao chegar à escola fui muito bem recebida pela diretora Vanusa, e adjunta Lenalda  e por todos os funcionários que estavam no momento apresentei a eles meus documentos e falei quais eram as minhas finalidades, dando inicio ao estágio de gestão.

Identificação da Instituição Estagiada

Nome: Escola Municipal Neli Albuquerque Vivas

Endereço: Rua Marcionílio Ignácio, 299 -Parada Modelo

Guapimirim– RJ CEP 25940000

Estrutura Administrativa e Pedagógica

Possui um total de 47 funcionários sendo eles:

02 diretoras com formação superior em pedagogia

02 coordenadoras pedagógicas com formação superior em pedagogia.

01 supervisora com formação superior em pedagogia

02 secretários com formação no ensino médio

03 auxiliares  administrativos com formação no ensino médio que são auxiliares de administração da gestora.

13 funcionário de serviço gerais com formação no ensino médio, que organiza e mantém limpo o ambiente escolar e fiscaliza a entrada e saída dos estudantes e visitantes na unidade escolar

05 pedagogos que atuam na orientação, supervisão e coordenação.

19 professores sendo que  apenas 12 possui formação superior.

Horário de funcionamento

07: 00 às 22:00 Hs.

Níveis de atendimento.

Atende a pré-escola, aos anos inicias (1ºà 4º série ou 1º ao  5º ano).

Anos finais(5º à 8º série ou 6º aos 9º ano).

Educação de jovens e adultos (EJA).

Caracterização da Instituição.

Histórico da instituição e recursos humanos.

A Escola Municipal Neli Albuquerque Vivas, possui atualmente 47 colaboradores .

É localizada na zona urbana em dependência municipal, a escola não possui organização por ciclos, fornece alimentação aos alunos, ao chegarem na escola  as 07:30hs, é oferecido um café da manhã,tem atividade até às 09:30hs  horário que acontece o intervalo para recreio das turmas  do Pré I e Pré ll. às 09:45 hs as demais turmas do turno matutino saem para o recreio sobre a observação de seus professores.O turno da tarde entra às 12:30 hs e ao chegarem na instituição recebem um almoço e às 14:30hs recebem uma café da   tarde, o término do período se dá às 16:30 Hs. O horário noturno começas às 18:00hs com intervalo às 20:00hs e término do período às 22:00Hs.

Possui o programa Mais Educação que é realizado de segunda a sexta feira das 09:30hs até as 14:30Hs.O objetivo deste programa é trabalhar de forma conjunta aos professores das turmas auxiliando aqueles alunos com dificuldades dando a eles mais atenção, atendimento diferenciado para que possam aprender e se desenvolver com qualidade e satisfação.

Aspectos Físicos e material da instituição

A Escola Neli Albuquerque Vivas, foi reformada no inicio do ano de 2014, pelo atual prefeito Marcos Aurélio Dias, modificando a estrutura física da escola acrescentando 2 salas e um novo refeitório, mais amplo. Atualmente possui 8 salas,1 secretaria,1 sala para professores,1 brinquedoteca,1 cozinha, 2 banheiros, 1 almoxarifado, 1 cantina a mesa de refeições fica entre os dois pavilhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com