TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portifolio Estágio

Por:   •  26/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  5.318 Palavras (22 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE SETE DE SETEMBRO – FASETE

[pic 1]   BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Portfólio 

PAULO AFONSO – BA

SETEMBRO 2018

                   INGRIDH JOHANNA CAVALCANTE DA SILVA

                                      PORTFÓLIO  

Trabalho apresentado à disciplina de Assistência de Enfermagem à Saúde da Criança, utilizado como requisito parcial avaliativo da 1ª etapa, do 5º período/noturno do curso Bacharelado em Enfermagem da Fasete. Preceptora: Prof. Esp. Ysnaia Poliana Camarão

PAULO AFONSO – BA

                                         SETEMBRO 2018


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2.  EXAME FÍSICO PEDIATRICO        4

2.1 COMO REALIZAR O EXAME FÍSICO        6

3. CASO CLÍNICO        7

4.  CRESCIMENTO        8

5. DESENVOLVIMENTO        9

6. ESTÁGIOS        14

7. CONSIDERAÇÕES        18

8. REFERÊNCIAS        19

1. INTRODUÇÃO

Nesse portfólio vamos abordar assuntos dado na disciplina de assistência de enfermagem a saúde da criança, com o intuito facilitar o pensamento crítico em relação ao processo acadêmico, demonstrar as competências através de tarefas realizadas e verificar os conhecimentos adquiridos durante essa etapa . Vamos aprender como é importante o exame físico , o crescimento da criança, o Desenvolvimento infantil e colocar em prática nos estágios o que aprendemos .

2.  EXAME FÍSICO PEDIATRICO

No dia 07 de agosto de 2018 foi dado em sala sobre o exame físico pediátrico, pude vê o quanto é importante na área da pediatria, aonde visa olhar as peculiaridades de cada criança, conhecimentos sobre crescimento e fim de realizar o exame respeitando as características próprias de cada estágio de desenvolvimento infantil.Sempre no exame físico é importante o diálogo com a mãe e a criança , começamos com a sequencia céfalo-caudal , descrevendo achados normais e anormais na criança . Nele vamos analisar o bom estado geral da criança (mostra-se alegre ou triste, calma ou agitada, assustada, irritada), interação com o meio (atividade: hipo, normo ou hiperativa; resposta aos estímulos ambientais e interação com as pessoas: comunicativa , apática, interessada, desinteressada, brincando, retraída), postura (ereta , relaxada, encolhida, de proteção de uma área do corpo dolorida ou incomodada), se exibe traços característicos ou deformidades físicas, estado nutricional (obesa, emagrecida, caquética) e de hidratação (hidratada, desidratada), condições de higiene e vestuário.

No exame físico pediátrico métodos utilizados são os mesmos do adulto (inspeção,palpação,percussão e ausculta) e devemos sempre iniciar no colo da mãe. De acordo com o artigo o exame físico constitui-se numa importante etapa dentro do processo de avaliação à criança, através do qual o enfermeiro enriquece as informações obtidas durante a entrevista e fundamenta a assistência de enfermagem. Na atualidade, mediante o crescente interesse dos enfermeiros em aplicar o processo de enfermagem em todas as suas etapas , o exame fisico tem ocupado lugar de destaque, por permitir que os enfermeiros conheçam as necessidades de seus clientes, no que diz respeito aos seus aspectos fisicas e fisiolôgicos, permitindo a identificação dos diagnósticos de enfermagem, alem de servir como recurso para avaliação efetiva das intervenções de enfermagem. Este estudo, de caráter bibliográfico, objetivou elaborar um guia para realização do exame fisico na criança, a ser utilizado por enfermeiros, durante o processo de avaliação à criança. Nele apresentamos o exame fisico de forma sistemática, utilizando a seqüência céfalo-caudal , descrevendo os passiveis achados normais e anormais ao examinarmos a criança. Exame físico  não tem que ser mecanizado temos e devemos interagir com a mãe e criança para que tenhamos mais liberdade para realizar o exame físico

O Ministério da Saúde recomenda sete consultas de rotina no primeiro ano de vida (na 1ª semana, no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês do aniversário. Essas faixas etárias são selecionadas porque representam momentos de oferta de imunizações e de orientações de promoção de saúde e prevenção de doenças. As crianças que necessitem de maior atenção devem ser vistas com maior frequência. Este calendário de consultas representa um consenso em relação à bibliografia consultada (INSTITUTE..., 2012; PORTO ALEGRE, 2004; BRASIL, 2005; ROURKE et al., 2006; BEHRMAN; KLIEGMAN; JENSEN, 2003) [D].

2.1 COMO REALIZAR O EXAME FÍSICO

Começamos sempre no colo da mãe com a inspeção, analisamos o coro cabeludo da criança , depois a simetria da cabeça (cefalo-hematoma e perímetro cefálico)com a palpação sente o fechamento de sultura e fontanelas .Na face  observamos simetria e se tem a aparência sindrotômica.observamos nos olhos alguma alteração se á obstrução do canal lacrimal. Olhamos as pele se está corada (normocorado, hipocorado, hipercorado, anictérico, ictérico). No pescoço através da palpação vemos a rede linfática. Na narina vemos se é pequeno, estreito e aplanado e se respira pelo nariz (se tem alguma obstrução). Na cavidade bucal observamos se for RN se tem fissura labial ou labiopalatal, já em criança maiores de 6 meses aonde se inicia a erupção dentária temporários , mas pode acontecer bem precocemente . No tórax observamos a simetria,a expansão e abaulamento. Vemos também a ausculta pulmonar (IRPM) e Cardíaca (Bpm). Se for Recem nascido  olhamos o coto umbilical que costuma a cair em torno de 7 dias . E palpamos todo abdômen se é flácido e elástico . Na genitália masculina observamos a bolsa escrotal , se tem presença de fimose ( caso tenha presença de fimose ensinar a mãe a fazer exercício ) . Na genitália feminina observar o clitóris e pequenos lábios .Perguntar se a criança se tem presença de eliminações fisiológica os aspecto: clara, 0escura, presença de sangue e  Quantidade. Sempre deixamos o ouvido e a garganta para o final pois pode incomodar muito a criança e isso pode interferir no resultados do exame.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com