TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio sobre assecibilidade urbana

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

POLO EDUCACIONAL – PETROLINA / PE SERVIÇO SOCIAL

ANA PAULA SANTOS DE MEDEIROS

BEATRIZ

GISNEIDE RODRIGUES DOS SANTOS BRANDÃO

KATIA ADJANE DE ALBUQUERQUE MOURA

CONSTRUIR UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS DIANTE DOS PROCESSOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS

Petrolina

2015.1

CONSTRUIR UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS DIANTE DOS PROCESSOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção textual interdisciplinar em grupo.

Professores: Danillo, Ana Carolina, Sérgio e Clarice.

Petrolina

2015.1

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................10

INTRODUÇÃO

Foi a partir dos anos 80 (século XX) que o Serviço Social passou a ter uma consistente produção sobre o tema políticas sociais. O serviço social, como profissão inserida na divisão sóciotécnica do trabalhador, deve ser entendido a partir das configurações expressas pelas relações de classe estabelecidas pelo modelo societário, o capitalismo. Dessa forma, o Serviço Social, como uma das profissões responsáveis pela mediação ente Estado, burguesia e classe trabalhadores na implantação e implementação das políticas sociais destinadas a enfrentar questões sociais.

As políticas sociais no Brasil estão relacionadas diretamente ás condições vivenciadas pelo país em níveis econômico, político e social. São vistas como mecanismos de manutenção da força de trabalho em alguns momentos, em outros como conquistas dos trabalhadores, ou como doação das elites dominantes, e ainda do cidadão.

Pode-se afirmar que não há política social desligada das lutas sociais. O Estado e o munícipio assume de um modo geral, algumas reivindicações populares ao longo de sua existência histórica.

DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS DIANTE DOS PROCESSOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS

A começar pela função social, Pastorini(1997) afirma que as políticas socias tem por objetivo o atendimento redistributivo dos recursos sociais por meio de serviços sociais e assistenciais. E é isso que esta acontecendo nas cidades do Brasil, fazendo cada cidadão participar das políticas advindas para eles. Eles estão recebendo os serviços sociais de direito: saúde, educação, trabalho, habitação, entre outros.

Relacionaremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com