TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica do serviço social

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CEAD –SERVIÇO SOCIAL
POLO SUMARÉ

[pic 1]

           

           

          ATPS fundamentos das politicas sociais 4ª Semestre                                   

                                                           Com a supervisão da tutora a distancia

                                                           Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Sumaré19, agosto, de 2014

SUMÁRIO

1. Introdução ________________________________________________03

2. No contexto do serviço social oque é politica_____________________04

3. Questão social______________________________________________05

4. Resumo filme Gandhi _______________________________________06

5. Questões sociais destacadas no filme ___________________________07

6. Constituição de 1988________________________________________08

7. Direito do cidadão__________________________________________09

8. Constituição sobre assistência social____________________________10

9. Conclusão ________________________________________________11

10. Bibliografia______________________________________________12

  1. Introdução

Este trabalho tem a finalidade principal de conhecer as politicas sociais que surgiram na época da ditadura ele surge como resposta para a necessidade do capital em 1930 o serviço social é chamado para elaborar e executar politicas de bem estar social.

O assistente social trabalha com o planejamento ou com a execução de politicas sociais então é fundamental termos o conhecimento do processo de inicialização das politicas

Iremos conhecer um pouco das questões sociais através do filme e vamos ver que esses problemas existem em toda parte dom mundo

O serviço social tem por objetivo fortalecer o vinculo dos usuários juntos as políticas Sociais, que visam responder as demandas da sociedade principalmente às comunidades mais carentes que vivem na marginalidade e em condições de vulnerabilidade. A política publica tem o papel de controlar os conflitos sociais, apesar do Brasil está economicamente em desenvolvimento.

  1. NO COXTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL OQUE É POLITICA?

São intervenções desenvolvidas em parceria com o governo com o intuito de garantir as condições dignas de vida do cidadão de forma igualitária e justa. As politicas sociais passaram a existir a partir de ideias liberais no período após a guerra.

As politicas sociais afirmam ao povo o exercício de direito a cidadania, educação, saúde, previdência social, saneamento, habitação etc.

Em 1988 com a criação da constituição as politicas públicas passaram a ter seguridade social e foi através de dispositivos legais e foram criados com a finalidade de fazer valer a lei

Por isso é necessário ações sistemáticas de pesquisa e intervenção nos mais diversos segmentos, Após a reconceituação o serviço social se viu livre da alienação que vinha sendo imposta há algum tempo e isso permitiu um rompimento com o conservadorismo.

Neste mesmo contexto foi criado o código de ética que foi de extrema importância para a profissão houve diversas lutas no reconhecimento de liberdade, autonomia e emancipação tendo em vista a garantia dos direitos da classe trabalhadora e o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito.

O QUE É POLITICA?

Politica é uma ciência que governa um estado ou nação e está relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço publica é uma atuação do governo em relação a um determinado assunto temas sociais e econômicos como politica educacional de segurança

Politica nos dá o direito de falar e pensar e criticar a opinião dos outros, politica faz parte do nosso dia a dia e também uma forma de organizar a sociedade em geral nos mais vários campos de ação evitando que chegue ao caos e a desordem.

Devemos ter noção da importância da politica em nosso país porque é através dela que se constrói a vida da população

EDUCADOR SOCIAL

O educador social é um agente realizador de movimentos sociais com iniciativa comunitária gerando projetos de transformação social.

Sua atuação é voltada para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos é também no atendimento as pessoas carentes com o objetivo de assegurar o acesso universal aos direitos sociais.

É um agente de transformação que atua com diversos profissionais envolvidos na questão e através do seu olhar critica que analisa o meio social e tenta de forma objetiva alternativa para a resolução dos problemas

  1. QUESTAO SOCIAL

Questão social é um conjunto de fatores que atingem a população em geral como pobreza, violência e esta ligada diretamente com a desigualdade, mas isso não é apenas uma responsabilidade do governo esses problemas são frutos da carência materiais e intelectual sendo que a pobreza e é vista como causa individual e deve ser responsabilidade de cada um.

Questão social ao longo dos anos.

1937ª 1999

- objetivo de estudo é o homem excluído pobre, morador de favela.

-coloca a culpa pela situação precária no próprio individuo

-a solução dos problemas estaria na intervenção religiosa e filantrópica

- a partir da década de 1971 a transformação social passa a ser objeto do serviço social

A partir de 1999

- a culpa dos problemas sociais é do modo de produção capitalista que reproduz a desigualdade para manter a dominação da burguesia

-A solução está no desenvolvimento da cidadania, impedindo o homem de ser o agente de transformação social.

Fonte  machado (1999)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (228.1 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com