TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processamento Mineral

Artigo: Processamento Mineral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Separação Gravítica

Após a liberação de todos os minerais individuais de uma rocha ou minério pela moagem ou pela redução natural do tamanho (areia de praia e outros) eles podem ser separados individualmente. Dependendo de seu comportamento, aplicam-se tecnologias diferentes. Se houver uma certa diferença de densidade entre dois minerais ou frações de rocha, eles podem ser separados utilizando-se esta diferença. A separação pela gravidade abrange dois métodos diferentes.

• Separação na água (Concentração Gravimétrica)

o Dd (diferença de densidade) = D (mineral pesado) – 1 / D (mineral leve) - 1

• Separação no Meio Denso (SMN)

o Dd = D (mineral pesado) – D (meio pesado) / D (mineral leve) – D (meio pesado)

Separação na água:

1. Jigagem

A operação consiste de duas ações: Sedimentação obstruída que significaa que uma partícula mais pesada sedimentará mais rápido que uma partícula leve. E o Processo de Separação em um fluxo ascendente de Água que separa partículas de acordo com a sua densidade. Essas ações irão se combina em um Jig por pulsos de polpa gerados mecanicamente ou pelo ar.

Jigs de Carvão – Adequados para cargas grossas, com alimentação na faixa máxima de 175-200 mm.

• Operação:

o Projetado para processar altas porções de afundamentos, em comparação ao jig mineral.

Jig de Mineral (Tipo Denver) – Adequados para alimentação menor que 6mm.

• Operação:

o No “curso para frente” o leito de partículas fluidificadas se reorganiza e as partículas mais leves passam para uma posição mais alta no leito enquanto que as mais pesadas passam para uma posição mais baixa no leito.

o No “curso de retorno” o leito de separação está em repouso (fechado) e as partículas pesadas são puxadas para baixo através do leito de partículas para a área de concentração.

2. Espirais

Uma espiral concentradora usa a gravidade para separar partículas de densidades diferentes. Uma espiral concentradora consiste de uma ou mais calhas de perfil helicoidal suportados por uma coluna central. À medida que a polpa desce pela espiral, as partículas de alta e baixa densidade são estratificadas e separadas por meio de desviadores ajustáveis no final do espiral.

• Espirais com início simples, duplo ou triplo, de três, cinco ou sete voltas.

• Aplicações: Antracito, areia de praia, carbono, cassiterita, carvão, fragmentos de coque, ferro cromo, ouro/carbono, areia de ouro, grafita, minério de ferro, fosfatos, rutilo, lavagem de solo e zircônio.

3. Mesagem

Uma corrente transversal de água transporta o material através da mesa para ranhuras perpendiculares à direção da alimentação. As partículas se acumulam atrás de cada ranhura, ocorrendo a estratificação, com as partículas mais pesadas e dirigindo-se para o fundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com