TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Adiministrativos

Pesquisas Acadêmicas: Processos Adiministrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

POLO MACAÉ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

DIULIANI FERREIRA MACHADO VIEIRA RA 7982714509

CARLOS EDUARDO MARCOLINO RA 8132703771

ADEMILCE NOGUEIRA PEREIRA RA 438871

SUELEN CRISTINA BEZERRA TEIXEIRA RA 448772

SERGIO LOURES DA SILVA437355

Macaé, 30 de Maio de 2014.

Atividades Práticas Supervisionadas

Processos Administrativos

Etapa 1

O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais, em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento:

Planejamento Estratégico é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. É projetado para o longo prazo seus efeitos e conseqüências estendem-se por vários anos. Envolve a empresa como uma totalidade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização. É definido pela cúpula da organização corresponde ao plano maior ao qual, todos os demais planos estão subordinados.

Planejamento Tático é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. É projetado para o médio prazo em geral corresponde ao exercício anual ou fiscal da empresa, isto é, 12 meses. Envolve cada departamento ou unidade da organização abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais. É definido no nível intermediário da organização para cada departamento ou unidade da empresa, diz respeito às atividades internas da organização.

Planejamento Operacional é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. É projetado para o curto prazo: para o imediato e normalmente lida com o cotidiano e com a rotina diária, semanal ou mensal. Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente preocupa-se com o alcance de metas específicas.

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas.

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos.

Planejamento operacional é considerado como formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projetos. Planejar, ou fazer planos, consiste basicamente em estabelecer o que fazer, quando fazer, como fazer, quem fazer e em que sequência fazer. A empresa que busca alcançar seus objetivos deve fazer um planejamento em todos os níveis, é preciso ter visão, ver adiante e se antecipar aos acontecimentos prevenindo contra problemas futuros. A falta de planejamento pode gerar inúmeros danos como por exemplo: prejuízos, atrasos, multas, danos a imagem e por fim perda do cliente.

Considerações finais

Através desta pesquisa podemos compreender o significado de planejamento em seus diferentes níveis e como deve ser implementado hierarquicamente dentro da empresa definindo o papel de todos os participantes da mesma.

ETAPA 2

Planejamento

Planejamento é um conjunto de intenções necessárias e suficientes para o atingimento de um propósito.

O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer.

O Planejamento deve identificar antecipadamente os custos e os benefícios do que vai ser feito e também os recursos necessários para fazer e o que se deseja.

O planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura desejada, de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de esforços.

Plano Estratégico

Philip KOTLER (1975), um dos defensores da sua utilização, propõe o seguinte conceito: “O Planejamento Estratégico é uma metodologiagerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente.

PLANEJAR

“Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss)

Planejar é decidir antecipadamente o que, de que maneira,quando, quem deve fazer.

Planejar significa a formulação sistemática de objetivos e ações alternativas, que ao final, a escolha se dará sobre a melhor ação. Também diz respeito a implicações futuras de decisões presentes, pois é um processo de decisões recíprocas e independentes que visam alcançar objetivos anteriormente estabelecidos.

Planejar estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

Planejar é a função administrativa em que se estima os meios que possibilitarão realizar os objetivos(prever),a fim de poder tomar decisões acertadas,com antecipação,de modo que sejam evitados entraves ou interrupções nos processos organizacionais.

Planejar é "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos”, ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."

ORGANIZAR

É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Organizar pode-se constatar quese fosse possível seqüenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.

COORDENAR/DIRIGIR

É a função administrativa que visa ligar,unir,harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos através da qual se estabelece,dentro do hospital, um conjunto de medidas,que tem por objetivo harmonizar recursos e processos.

A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

.

CONTROLAR

“Monitoração, fiscalização ou exame minucioso, que obedece à determinadas expectativas, normas, convenções, etc.”. (Houaiss)

O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas.

Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

Controlar é a função administrativa através da qual se verifica se o que foi estabelecido ou determinado foi cumprido (sem entrar especificamente no mérito s e deu ou não bons resultados).

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Planejamento funciona como a primeira função administradora,pois serve de base para as demais:

• É uma reflexão que antecede a ação;

• É um processo permanente e contínuo;

• É sempre voltado para o futuro;

• É uma relação entre as coisas a fazer e o tempo disponível para tanto;

• É mais uma questão de comportamento e atitude da administração do que propriamente um elenco de planos e programas de ação;

• É a busca da racionalidade nas tomadas de decisões;

• É um curso de ação escolhido entre várias alternativas de caminhos potenciais;

• É interativo,pois pressupõe avanços e recuos,alterações e modificações em função de eventos novos ocorridos no ambiente externo e interno da empresa.

O planejamento é um processo essencialmente participativo,e todos os funcionários que são objetos do processo devem participar.

Para realizar o planejamento, a empresa deve saber onde está agora(presente)e onde pretende chegar(futuro).

Organização como função do Processo Administrativo

A organização constitui a segunda das funções administrativas, vindo após planejamento e antes da direção e do controle.

Organização Como A Função Administrativa De Organizar: e parte do processo administrativo. Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles.

A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutura organizacional. Existem dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional: a especialização vertical e a especialização horizontal. A primeira conduz aos níveis de hierarquia, e a segunda, a áreas de departamentalização.

Etapa 3

Para preparar administradores capacitados é necessário treiná-los para sua atividade de trabalho, a literatura apresenta poucas obras e pesquisas empíricas sobre o assunto, a maioria das idéias até hoje apresentadas ainda se baseia nos pioneiros teóricos do assunto como Taylor e Fayol, mas a administração não pode ser encarada como uma ciência ou profissão, como afirma Mintzberg “ela permanece incrustada nas práticas da vida diária, devemos celebrar esse fato e não deprecia-lo. E devemos desenvolver gerentes incrustados na vida de liderança, e não profissionais removidos dela.”. Podemos citar outros autores que também contestaram a teoria clássica da administração como por exemplo: Chester Barnard, Elton Mayo, Helbert Alexander Simon, existem também o que chamamos de enfoques alternativos que são apresentados por diversos autores dentre os quais podemos citar: John Kotter, Hampton, Stewart, Nadler e Tushman entre outros. Existe também o que podemos chamar de enfoque contemporâneo, autores como: Peter Senge, C.K. Prahalad e Fillion, sendo que este ultimo realizou estudos principalmente sobre as empresas de menor porte.Em tempos atuais, as mudanças no ambiente empresarial, como reflexo da globalização que aumentou a competição entre as empresas, promovem transformações no ambiente organizacional das empresas. Com isso, ferramentas gerenciais focadas em seus conceitos de melhoria contínua, eficiência e eficácia, e aprendizado organizacional, visam diferencial competitivo e vantagens estratégicas de posicionamento diante da concorrência no mercado.

Um novo tipo de gestão organizacional, onde os conceitos de aprendizagem contínua são desenvolvidos de uma forma sistêmica, tem sidoimplementado por diversas empresas atualmente. Esse novo modelo organizacional surgiu na década de 90, com o conceito de “organizações que aprendem”.

Considerações Finais

Através da análise dos textos propostos podemos concluir que a administração empresarial não é um assunto especificamente definido, não existe uma teoria pronta que contemple todos os casos, existem muitas variáveis, depende do contexto em que a empresa está inserida, das pessoas que nela trabalham do produto ou serviço que ela produz, entre outras variáveis e cabe ao administrador administrar essas variáveis. Podemos citar como uma atuação eficaz do administrador o caso de uma indústria de refrigerantes multinacional que ao entrar com seu produto em determinado estado do Brasil percebeu que o mesmo não teve aceitação perdendo para um concorrente local, que possuía um refrigerante com sabor característico de uma fruta da região, esta empresa multinacional então comprou a empresa concorrente e passou a produzir o refrigerante de aceitação popular absorvendo esse mercado.O administrador moderno precisa estar atento que não é mais a tecnologia, nem a informação nem a produtividade que é o centro de nossa economia mas sim a administração correta desses três itens gerando resultados e produzindo desenvolvimento. A administração transforma a contribuição de várias ciências em parte da nossa vida cotidiana. A teoria geral da administração deve incluir princípios de organização que assegurem tanto um processo correto de tomada de decisões quanto de ações eficazes.

Etapa 4

Em vista o panorama em que se encontram as atividades organizacionais uma saída e a gestão baseada na aprendizagem organizacional, onde as empresas e sua capacidade de criar resultados desejados desenvolvidos na organização.

Conclusão final

Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário. Podem atuar em diversas áreas das empresas: Administração de Material/Logística, Marketing, Produção, Organização e Métodos, Recursos Humanos e Relações industriais, Administração Financeira e Orçamentária, além de campos conexos.Os Administradores passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar em pesquisa e desenvolvimento, Planos de Negócios e planejamento estratégico, além de assessoria, consultoria e perícias.O grupo conclui que para amenizar os impactos tatos no meio ambiente quanto aos indivíduos o administrador deve tomar nota da melhor ferramenta possível para tomar decisões que não chequem a causar danos a ambos. Um exemplo real que ocorreu na empresa jm terraplanagem na qual por má administração dos seus administradores acabaram prejudicando o meio ambiente com matérias altamente poluíveis sendo despejados a margens de áreas protegidas por lei. Concluiu todas as etapas e aprendeu como um administrador toma decisões por meio das ferramentas a qual são disponíveis a ele além de ter tido o Máximo de aproveitamento da matéria em desenvolver todas as etapas do desafio com êxito.

Referências Bibliográficas

SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. Site Planejamento

Estratégico. Disponível em:

<http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2>

Acesso em: 15 mai. 2014.

SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do administrador do futuro. Site Artigos.com.Disponível em:

<http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-econtrole-751/artigo/>. Acesso em: 15 mai. 2014.

Disponível em:<http://fortium.edu.br/blog/arnaldo_silva/files/2011/02/NA1_PLAN-ADM_Conceitos-PE.pdf>>Acesso em: 27 mai. 2014.

Disponível em:<http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v3_n2/o_planejamento_estrategico.pdf>Acesso em: 27 mai. 2014.

Disponível em:<http://www.sudotec.org.br/upload/documentos/Processos%20Administrativos(1).pdf> Acesso em: 28 mai. 2014.

Disponível em:<http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplan-funcoes_administrativas.pdf> Acesso em: 28 mai. 2014.

...

Baixar como  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »