TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Texto Individual Estagio

Por:   •  20/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO.......................................52.2OBJETIVO INSTITUCIONAL 6

2.3 AMBITO INSTITUCIONAL 7

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 8

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho destina-se a disciplina de Estagio Curricular I. Tendo como objetivo abordar a caracterização socioinstitucional da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que e a maior rede de apoio as pessoas com deficiência intelectual ou deficiência múltipla.

De acordo com o censo IBGE 2010 o Brasil tem 45.606.048 de pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do pais ,18,60% foram declaradas pessoas com deficiência visual ,7% com deficiência motora , 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência mental.

A APAE nasceu em 11 de dezembro de 1954 ,no Rio de Janeiro e se caracteriza por ser uma organização social,cujo seu principal objetivo e promover a atenção integral a pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

E para entender o nascimento das Apae’s no Brasil,e necessário compreender o processo histórico na qual e pela qual ela surge .Pesquisas apontam a negligencia dos governantes em prestar serviços essenciais ,como educação e saúde a população ,como principal gatilho de iniciativas por partes da sociedade civil.Iniciativas essas com o objetivo de atender as demandas ignoradas ou mal assessoradas pelo setor publico .Para pessoas com deficiência a situação era ainda mais critica ,pois o desconhecimento do potencial desses indivíduos ,entre outros fatores os relegavam a obscuridade de casas de saúde e ao ostracismo dentro de sua própria família .Os contextos sociopolíticos ,econômicos e cultural no qual a APAE foi fundada categorizavam as pessoas com deficiência múltipla e intelectual como diferentes dos demais ,provocando dificuldades na aprendizagem .Por conseguintes as instituições de ensino publico e privado excluíam essas pessoas dos processos de ensino e aprendizagem que ofereciam a população escolar .

Então iremos partir destas informações iniciais e no decorrer desse trabalho iremos conhecer um pouco mais sobre a instituição,como funciona como e feito o atendimento aos usuários , conheceremos mais sobre a FENAPAE e também suas políticas e como ela veio lidando com diversas situações inclusive na pandemia. Então vamos La !! Temos muitas coisas novas para aprender não vamos perder tempo.

2. DESENVOLVIMENTO

O movimento Apaeano surgiu em 11 de Dezembro de 1954 após a chegada de Beatrice e George Bemis no Brasil e se depararem com a situação de não encontrar nenhuma instituição de acolhimento para seu filho com síndrome de Down.

O fato fez com que o casal começasse a lutar por um órgão que contemplasse o atendimento as pessoas com deficiência intelectual ,eles de aliaram aos diplomatas assim como eles e também a pais,amigos e médicos das pessoas com deficiência e com eles nasceu a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –APAE em marco de 1955 em uma reunião na sede da sociedade Pestalozzi do Brasil,para escolha do seu Conselho Deliberativo. No seu pais de origem Beatrice já havia participado da fundação de mais de 250 associações de pais e amigos .

E 68 anos após o inicio desse movimento hoje podemos contar 2.201 Apaes e entidades afiliadas coordenadas por 24 Federações Estaduais abrangendo todos os estados Brasileiros que atende cerca de 250.000 pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas diariamente.Em Sete Lagoas Minas Gerais onde estamos localizados atualmente a APAE foi fundada em em 11 de setembro de 1970 e conta com o atual presidente Jose Luiz Tome que e membro da diretoria da instituição filantrópica por três anos (2002 a 2004) ,vice presidente por mais três (2005 a 2007) e presidente por dois mandatos (2008 a 2010 e 2011 a 2013),atualmente seu vice-presidente Francisco Raposo,o primeiro tesoureiro Janio Santos e a segunda tesoureira Gabriela Samanta Lovalle,a primeira secretaria Andreza Laporte e a segunda secretaria Betania Braz Cabral,e alem disso Renato Abreu Carvalho será o diretor de Patrimônio e Cebler Maximo de Melo diretor social. A instituição vem trabalhando para promover e articular ações de defesa de direito,prevenção,orientação,prestação de serviço,apoio a família direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidaria .E não podemos falar da APAE sem também falar sobre a FENAPAE (Federação Nacional das Apaes) que foi fundada no dia 10 de novembro de 1962.Ela surgiu diante do crescimento do movimento apaeano e foi necessário a criação de um organismo nacional para articular suas idéias. A FENAPAE ,juntamente das APAES e uma sociedade civil filantrópica de caráter cultural,assistencial,e educacional com duração indeterminada ,que congrega as federações estaduais as unidades apaeanas e entidades análogas a ela filiada .Em 1964 ganhou sede própria do Governo Federal no Rio de Janeiro e atualmente suas instalações estão localizadas no Distrito Federal em Brasília.

A instituição APAE visa prestar serviços assistenciais as pessoas com deficiência promovendo a defesa de seus direitos ,o apoio aos familiares e oferecer atendimento especializado nas áreas de educação ,saúde,assistência social,trabalho,artes,esporte e lazer.

Podemos então citar alguns objetivos que a APAE tem como prioridade para si que são a defesa pelos direitos inclusão dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todas as políticas publicas ,o trabalho em comunidade estabelecer alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para a melhoria da qualidade de vida e para inclusão da pessoa com deficiência ,a promoção de saúde para o envelhecimento saudável atenção integral da pessoa com deficiência intelectual e múltipla em todo seu ciclo de vida ,apoio a família orientações e informações para que a família possa exercer os seus direitos e entendendo e participação efetivamente em todo processo de habilitação e reabilitação do seu familiar,apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com