TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programas de educação adicional

Tese: Programas de educação adicional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Identificação: Projeto a ser desenvolvido com alunos do ensino fundamental, na E.E.E.F.M Jeronimo Mercio da Silveira, buscando promover o desenvolvimento da habilidade de leitura, do prazer em ler, desenvolvendo as funções cognitivas e emocionais/afetivas das crianças envolvidas, dentro das propostas do Programa Mais Educação.

Justificativa: Considerando que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se, então, necessário a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando. Considerando que a capacidade de leitura fluente e correta é de fundamental importância para promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto valor assertivo, o presente projeto se propõe a desenvolver a leitura com qualidade e prazerosamente entre os estudantes participantes dos grupos de estudos que se formarem ao longo do ano letivo.

Objetivos

Objetivo geral:

Qualificar em alto nível a capacidade de leitura dos estudantes do ensino fundamental, participantes do Programa Mais Educação.

Objetivos específicos:

• Promover a correta e fluente leitura dos diversos textos presentes na vida diária dos estudantes.

• Promover nos estudantes participantes do projeto, o prazer em ler.

Metodologia: Exposição dialogada sobre a literatura, dinâmicas de grupo, leituras orais e silenciosas de diversos textos literários, mensagens motivacionais, textos informativos e publicitários, entre outros possíveis, teatralização de histórias lidas.

Recursos: Livros infantis, mensagens motivacionais, textos de redes sociais, textos de embalagens de produtos comercializados, bulas de remédio, receitas de alimentos, manuais de usuários de produtos, letras de músicas, vídeos motivacionais.

Procedimentos: Nas exposições dialogadas, dinâmicas de grupo, leituras orais e silenciosas, serão utilizados textos relacionados aos temas proposto sob o aval da coordenação da escola, numa visão humanista construtivista segundo os preceitos teórico/técnicos da Psicologia Positiva e da Psicopedagogia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. ALVES, Rubem – Conversas com quem gosta de Ensinar - Cortez Editora/Editora Autores Associados – São Paulo 1980

2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL – ABRAPEE. (2006).[online]. Disponível em <http.www.abrapee.psc.br >

3. GOLEMAN, Daniel – Inteligência Emocional. A teoria revolucionários que redefine o que é ser inteligente - Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

4. LIMA, Lauro de Oliveira – Dinâmicas de Grupo na Empresa, no Lar e na Escola: grupos de treinamento para a produtividade – Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com