TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação- Atps Anhanguera

Artigos Científicos: Programação- Atps Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO

Noção de algoritmo

Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Um algoritmo é uma sequência lógica, com fim e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Pseudo linguagem

A pseudo-linguagem(ou pseudocódigo) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chaves que tem equivalentes nas linguagens de programação(caracteres, números, sinais etc). Na medida em que se obtém mais familiadade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programa.

Estrutura de um programa

Um programa C consiste em várias funções que são comandos para inclusão de ficheiros com declarações.

Uma função é constituída por declarações e instruções. Uma instrução contém expressões e termina com ;

Uma expressão contém constantes, variáveis, chamadas de funções, operadores, parênteses. O nome de uma função C pode ser qualquer um com exceção de main( ), reservado para a função que inicia a execução de um programa. E toda função C deve ser iniciada por uma chave de abertura ,{, e encerrada por uma de fechamento, }. O nome da função, os parênteses e as chaves são obrigatórios .

Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis

Durante o processamento, um programa de computador precisa armazenar e manipular dados. Os dados de um programa são valores, com vários caracteres que representa o nome de um funcionário ou um valor numérico que representa seu salário , e esses valores precisam ser devidamente armazenados para permitir a realização de diversas operações para a produção de resultados.

O conjunto de instruções de um programa de computador determina precisamente quais são os dados de entrada esperados, qual processamento será realizado sobre esses dados e como o resultado produzido será informado a quem o requisitou.

Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais

Estes operadores são empregados com muita frequência em programação. É com o seu uso (muitas vezes da combinação de vários deles) é que são feitas as tarefas mais comuns de processamento de dados.( Ex.: adição +, subtração -, multiplicação *, divisão /, menor ou igual <=, maior ou igual >=, igual =, negação not, and E conjunção lógica, or ou disjunção lógica...)

Características do ambiente de desenvolvimento C

IDE, do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento, é um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo.

Geralmente os IDEs facilitam a técnica de RAD (de Rapid Application Development, ou "Desenvolvimento Rápido de Aplicativos"), que visa a maior produtividade dos desenvolvedores. Assim, podemos utilizar C em diversas máquinas(programação) e poder acelerar o processo com mais precisão, clareza e segurança.

As características e ferramentas mais comuns são encontradas nos IDEs .

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

Desenvolvimento de Algoritmo utilizando a Linguagem C.

O desenvolvimento de algoritmo utilizando a linguagem C tem a função de reduzir a participação do homem em atividades do cotidiano e repetitivas, como: aumento da facilidade na coleta e armazenamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com