TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Progresso migratorio no brasil 1

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Iremos compreender o processo migratório do Brasil, que se nota mudança no decorrer da historia, essas que afetaram no desenvolvimento social do país. Tivemos um aumento de migração intra-regional e estadual através da globalização também se nota a migração rural-urbana, pois o capitalismo e suas transformações afetaram também o campo e as pessoas vão à busca de nova qualidade de vida.

As mudanças se refletiram, na política, distribuição de renda e tudo que afeta o povo como um todo. Iremos perceber que alguns estados sofrem mais com o processo migratório, através das atividades produtiva, com isso a redistribuição popular. O processo migratório do século XXI é responsável por várias mudanças no nosso país. Dentro das fontes de pesquisas com IBGE e PNADS entenderemos onde se concentra o maior fluxo migratório do país e seus e reflexos reais no setor econômico, social e outros.


  1. DESENVOLVIMENTO

O processo migratório de forma geral que ocorre dentro do próprio país ou fora dele é impulsionado quase sempre pelos mesmos motivos. Essa mudança de residência, esse deslocamento de uma região para outra vem crescendo à medida que a desigualdade aumenta nos lugares menos desenvolvidos onde a globalização não conseguiu alcançar de forma eficaz.                                                 

A globalização no século XXI ainda continua em processo e vem ocorrendo de forma desigual o que gera problemáticas econômicas e sociais nas diversas regiões do nosso planeta, de forma econômica a globalização consegue alcançar até mesmo os lugares mais distantes, mas olhando pelo lado social ainda se percebe um déficit muito grande gerado por falta de interesses políticos, não adianta trabalhar um ponto em questão se o outro ainda não consegue desenvolver da maneira necessária e esse é um dos grandes problemas enfrentados no século XXI.

A globalização se torna poderosa no novo sistema mundial e continua resolvendo a historia da humanidade, no século XX seus aspectos principais nas últimas décadas foram o econômico e o financeiro. Deram-se com a influência fundamentalista econômica, o descaimento e desmembramento das economias centralmente planejadas, crise econômica, financeira prolongada de muitos países e regiões.

A grande questão é que o desequilíbrio entre as regiões onde se tem poucos avanços tecnológicos influencia de forma significativa no mercado de trabalho, causando grande deficiência nesta aera e como consequências aumentando as diferenças de renda de uma região para outra.

Na atualidade o livre comércio e crescimento no número e tamanho de empresas transnacionais que se destaca a realidade atual. Para compreender a migração teremos que analisar o modo tecnológico que envolve essa globalização, os avanços se notam desde o tempo da colônia que a cana-de açúcar marcava a economia. Nos canaviais paulistas os trabalhadores rurais são responsáveis pelo corte manual de cana em sua maioria imigrantes da região norte e nordeste do país onde nota uma historia de degradação no trabalho, moradia e alimentação, de modo que a atividade foi campeã em números trabalhadores libertados de condições análogos a de escravo nos anos 2007, 2008,2009 de acordo com a pastoral da terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com