TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto cine pipoca

Por:   •  3/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto cine pipoca

Autora: Ivonete Rodrigues de Oliveira

Acadêmica de Serviço social da Faculdade Excelência.

 Instituição: CRAS do Novo Maranguape

Maranguape Junho de 2018

  1. APRESENTAÇÃO

  O CRAS  é a porta de entrada da assistência  social, trabalha promovendo garantias de direito, fortalecendo os laços familiares e prevenindo conflitos e rupturas. E é nesse contexto que esta inserido   o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos SCFV e PAIF, onde o CRAS do novo Maranguape desenvolve atividades com grupos de faixas etárias de crianças e adolescente, e outros, e é justamente essa faixa etária que  está mais vulnerável à ameaças externas como  drogadição¹, ociosidade e falta de informação entre puberdade na transformação do hormônios e do corpo.

  Entre os indicadores de menores infratores, menores viciados em drogas e gravidez na adolescência esta a faixa etária entre 10 á 16 anos. Visando a prevenção  e  aumentar o número de crianças e adolescentes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, o projeto cine pipoca trará a sétima arte, que é o cinema que tanto encanta e leva o público a realidade fictícia ou verídica que traz uma realidade que pode ser dialogada e reflexível trazendo conhecimentos para os dias de hoje, deixando uma moral social ou seja trabalhando a humanização junto com a cidadania participativa.

   Dessa maneira o cinema será utilizado  como recurso didático social  para a inserção de temas que visa trazer cultura, lazer, informação sociabilidade( integração e união). O projeto  CINE PIPOCA propõe ampliar o enriquecimento de cidadania, a formação critica, trazendo um diferencial, lidando com as expressões da questão social como nos relata Yamamoto (2001), que diz que a pobreza traz muitas consequências como violência e rupturas na família,  e uma dessas novas expressões do ano de 2018 esta as drogas e os problemas sócias envolvendo as crianças e adolescentes, que por falta de oportunidades, informação, perspectiva de futuro melhor, acabam sendo as principais vitimas dessa realidade.  

¹o termo drogadição foi criado para definir todo e qualquer vício bioquímico de seres humanos em relação à alguma droga. Além disso, o termo é utilizado para se referir às causas do vício químico no que se refere à inclusão e exclusão do indivíduo na sociedade, fatores econômicos, políticos, genéticos e biofarmacológicos .

  Uma resposta a este desafio, o projeto inova  ao propor uma nova forma de trabalho social, estimulando o protagonismo e a autonomia deste público  de crianças  adolescente, além de abrir espaço para toda a comunidade também assistir as sessões de filmes.

2-RESULTADOS ESPERADOS

  No final do encontro debateremos sobre como chegar aos resultados que se quer alcançar com o projeto, faremos uma analise dos resultados com entrevista com os participantes do projeto.

3-OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Inserir a arte do cinema no processo de educação social por meio de uma visão de humanização cidadã, utilizando o cinema como ferramenta para aproximar o público ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do PAIF.

3.2 Objetivos específicos

- Apresentar o cinema como fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento.

- promover integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer.

Estimular o publico o hábito de frequentar o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS do Novo Maranguape.

- desenvolver, a partir do cinema o senso crítico e cultural.

4- JUSTIFICATIVA.

   O projeto surgiu de um diálogo entre a estagiária de Serviço Social Ivonete  e uma orientadora social  Arline do grupo ciranda, onde a mesma falou que queria com o projeto aumentar o numero de crianças e adolescentes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.  Assim a proposta do projeto CINE PIPOCA, busca alternativas para evitar a evasão (saída ou abandono) de crianças e adolescentes do grupo, como também crescer o numero deste no CRAS.

   Em meio há uma realidade local de vulnerabilidades de expressões sociais como pobreza e drogadiçao que  gera violência, prostituição infantil, evasão escolar, fome, desemprego, ociosidade, depressão entre outros, o projeto servirá como um instrumento  de debate, reflexão,  lazer,  aprendizagem, formação cidadã, cultura, humanização social, generosidade etc., tão importantes na formação de nossas crianças e adolescentes.

    Por isso esse projeto CINE PIPOCA- cinema no CRAS do novo Maranguape, mostra uma relevância importantíssima ao agregar valores, vivências e reflexão cidadã, possibilitando um espaço de discursão e crescimento social evitando uma série de rupturas e evitando o agravamento das expressões sociais.

5-METODOLOGIA.

   No primeiro momento procuramos ouvir o público alvo onde entrevistamos  e perguntamos o que eles queriam assistir nas sessões de cinema no CRAS.  Depois as crianças e adolescentes escolheram por meio de sorteio o nome do projeto.  

  A  orientadora social do grupo ciranda será a responsável pela execução do projeto durante os meses de Julho á Dezembro, onde será exibido os filmes duas vezes por mês, previsto para começar a partir do mês de Julho.

  O projeto CINE PIPOCA  será executando da seguinte maneira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com