TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estagio III

Por:   •  20/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

ADEILTON GOMES

ANA VIRGINIA

BEATRIZ DIAS

CARLA EVELIN

DANIELLE PATRICIA

MARIA DA CONCEIÇÃO

RAYANE FELIX

TÊNDENCIAS PEDAGOGICAS

liberais e progressistas

[pic 3]

[pic 4]

1. Introdução

A prática docente esta relacionada ás concepções das tendências pedagógicas  as quais de acordo com José Carlos Libâneo estão divididas em tendências liberais e tendências progressistas. A maioria dos professores se baseia em prescrição pedagógica que faz parte do senso comum. Existem docentes mais conseqüentes outros reconhecem o significado mais abrangente de sua prática e de explicitar suas convicções, e os que se apegam de acordo com a última tendência da moda, sem se preocupar se suas escolhas trará as respostas que procuram contribuir para formação continuada do educador, refletindo sobre a metodologia da prática pedagógica

2. AS TENDENCIAS PEDAGOGICAS estão divididas em: tendência liberal tradicional, tendência liberal renovada progressista, tendência renovada não-diretiva e tendência liberal tecnicista.

2.1 TENDÊNCIAS LIBERAL TRADICIONAL - Cabe a escola a preparação intelectual e moral dos alunos para assumirem uma posição na sociedade, já os problemas sociais pertencem a sociedade. Os conteúdos de ensino são os de conhecimentos populares e valores sociais acumulados de geração a geração e que são repassados para os alunos como verdades absolutas. A metodologia baseia-se na exposição verbal e/ou demonstração. A disciplina é imposta pelo professor, predominando sua autoridade e impedindo qualquer tipo de comunicação entre eles durante a aula.

        

2.2 A tendência liberal renovada progressista - Tem como finalidade adequar as necessidades individuais do aluno ao meio social.

2.1.3. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA A escola se preocupa com a formação de atitudes e com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos e/ou sociais. Para Rogers, o resultado de uma boa educação é muito semelhante ao de uma boa terapia, onde o professor é visto como um facilitador e o aluno é o centro da educação.

2.4 A TENDENCIA LIBERAL  TECNICISTAS organiza o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimento específicos, o professor é um elo entre a verdade cientifica e o aluno.

3. A PEDAGOGIA PROGRESSISTA está dividida em ; tendência progressista libertadora, tendência progressista libertária e tendência progressista crítico-social dos conteúdos.

3.1 PEDAGOGIA PROGRESSISTA As versões libertadoras e libertárias tem em comum o anti-autoritarismo. "Os professores têm na cabeça o movimento e os princípios da escola nova. A realidade, porém, não oferece aos professores condições para instaurar a escola nova, porque a realidade em que atuam é tradicional. 1981 SAVIANI.

3.2 PEDAGOGIAS LIBERTARIA  Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (332.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com