TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO III RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROJETO DE AÇÃO

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  5.723 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

APARECIDA DE LOURDES GOMES

ESTAGIO III

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROJETO DE AÇÃO

[pic 2]

 ROLIM DE MOURA

2016


APARECIDA DE LOURDES GOMES

ESTAGIO III

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROJETO DE AÇÃO

 

Trabalho de produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Obrigatório lll do Curso Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR - apresentado como requisito para obtenção de nota e conclusão das disciplinas do 7º semestre.

Coordenador do curso: Prof.ª Valquíria Apª Dias Caprioli

ROLIM DE MOURA [pic 3]

2016


Introdução

O presente relatório descreve diretamente à prática realizada durante o período do estágio III vem descrever como foi realizado o estágio componente obrigatório no curso de serviço social, O objetivo central do referente relatorio de estágio consistiu-se em uma palestra sobre violência domestica realizada as usuárias do CRAS mais com acesso livre para quaisquer indivíduos que se interessassem em participar.

Assim, se priorizou por elaborar um trabalho que pudesse ser executado dentro das possibilidades da instituição realizadora do estágio, levando em conta as questões financeiras e profissionais para trabalharem no seu desenvolvimento.

Palestra esta tendo como publico alvo trinta e duas mulheres usuárias do CRAS, que trouxe como tema violência doméstica, que infelizmente ainda é muito frequente, tendo por finalidade vir a esclarecer as dúvidas encontradas sobre o tema, e principalmente instruir a todas sobre violência, especialmente as mulheres mais pobres, mais o espaço ficou aberto a todos, pois a violência sofrida pela mulher abrange todas as classes sociais, sabemos que muitos querem ajudar mais por não conhecer o assunto fica sem saber o que fazer para ajudar, e sem ter conhecimento não tem como ter acesso aos seus direitos como mulher, em alguns casos muitas vezes se encontra uma parte da população preconceituosa acerca do assunto.

O intuito maior da palestra foi o de iluminar a mente ampliando os conhecimentos das possíveis vítimas da violência.

Os meios de comunicação da atualidade juntamente com os sistemas de comunicações de rápido acesso como internet, TV, rádio, entre outros, que ajudam a distribuir informações, percebe-se que são muitas as informações difundindo o assunto, mais que nem todos tenham acesso a essas informações de forma segura e precisa, ou não acredita que possa vir á precisar deste tipo de informação.

 A realização da palestra contou com o apoio da advogada púbica do município, juntamente com a psicóloga do CRAS e do Promotor do Ministério Público que ministraram a palestra que teve uma duração de duas horas. Durante o andamento da palestra, a acadêmica esteve responsável pela distribuição de panfletos e de revistas informativas, e pela organização e também suporte nos assuntos pertinentes, contando com a supervisão da Assistente Social.

O CRAS vinculado a Secretaria de Ação Social do Município Nova Brasilândia D’ Oeste no Estado de Rondônia, O município segundo dados do IBGE conta com 21.828 Habitantes, As principais atividades econômicas são o comércio de pequeno e médio porte, laticínios, e agroindústrias familiares.  Gerando emprego e renda para população.

O CRAS trabalha em especial com as famílias carentes do município, atendendo tanto aos moradores da zona urbana como os da zona rural, com intuito de proporcionar para essas famílias acesso aos seus direitos como cidadãos, trazendo consequentemente muitas melhorias para a condição de vida e dignidade a seus usuários, através de historias de violências reais que algumas mulheres usuárias do CRAS e principalmente após um grave incidente com uma mulher muito conhecida na cidade de Nova Brasilandia que foi morta por seu companheiro vitima de violência domestica, deu-se a necessidade de proporcionar mais informações sobre o assunto, que causa muita indignação na sociedade, desse modo, em geral o CRAS trabalha como uma forma de prevenção social, uma ponte preventiva para seus usuários. 


Com objetivo de transmitir conhecimento as mulheres que sofrem algum tipo de violência ou que um dia chegue sofrer, qual e a importância da denúncia para parar os agressores. Utilizando Slides com imagens e textos claros e objetivos, oferecendo oportunidades para o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao assunto bem como, o que é violência, que a violência não e só espancamento, a violência doméstica começa sempre com Sofrimento psicológico, como o isolamento da mulher, o constrangimento, vigilância constante do companheiro e o insulto.

Os sujeitos da palestra foram às mulheres usuárias do CRAS, mais o espaço livre a todos, pois violência sofrida pela mulher abrange todas as classes sociais, o Assistente Social em sua prática de trabalho no dia-a-dia pode contribuir para o bem-estar do cidadão uma vez que, segundo Bravo,

A constituição teórica e a prática da profissão se efetivarão na medida em que a mesma se vincule, das formas mais diversas possíveis, aos movimentos sociais de sua clientela e de articular a sua prática, mesmo institucional, às formas possíveis de ação junto à clientela não só enquanto, classe dominada” (BRAVO:2004; p.175).

          As articulações entre os movimentos sociais e a prática contribuem para a melhoria das condições de vida dos seres humanos.

A metodologia do trabalho foi de cunho qualitativo, que responde a questões muito particulares e sua utilização será relevante para população atingida, por considerarmos está a mais adequada para compreender o significado e a intencionalidade das falas, vivência, valores, percepções, desejos, necessidades e atitudes (MINAYO, 2004, p. 27) visando levar contribuições a vida dos seres humanos envolvidos no processo.

A partir do cronograma elaborado, iniciaram-se os contatos e foi realizada uma reunião com a assistente social e a coordenadora do CRAS para estabelecer uma data a ser realizada a palestra.

Ficou combinado que como o mês de março é considerado mundialmente o mês da mulher ele seria um mês muito propicio para a realização da palestra que assume um importantíssimo papel para o sexo feminino, impossibilitando assim, o risco de causar alguma má impressão aos homens machistas que não concordam que suas mulheres participem de nenhum tipo de evento informativo que retrate a importância da mulher e todos os seus direitos e proteção que e disponibilizada a elas para assim mante-las no seu total domínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (287.8 Kb)   docx (378.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com