TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Culturais da Zona Leste

Por:   •  2/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

Movimentos culturais da  Zona leste

Os movimentos culturais da Zona leste se desenvolveram paralelamente com os movimentos sociais , mas diferente do mesmo  , eles nao haviam pauta  espeficia e se desenvolveram  de formas alternativas de acordo com publico e bairro . Nota-se tambem que diferentes dos sociais , haviam politicas publicas municipais  para levar cultura as regioes mais afastadas das cidades , entretanto , tais  politicas,  em geral , tinham o intuito de levar cultura erudita a perfiferia e nao valorizacao da cultura popular produzidas localmente . Apenas na gestao de Gianfransesco Guarnieri  e Marilena Chaui houve maior articulacao com movimentos de cultra e desenvolmimento para cultura local , para eles , a ampliacao do conceito de cultura e producao artistica era um direito humano , ’Direito a producao , a fruticao , a participacao nas decisoes culturais , a informacao sobre a cultura na cidade , a formacao cultural e artistica , a experimentacao e invecao , aos espacos para reflexao e a comunicacao’’CHAUI 1922

 Nesse sentido ,os dos movimentos culturais tinham como objetivo  a  apropriacao do espaco publico para expressao de sentimentos e nostalgias , tais movimentos refletiam tambem toda conjuntura politica do pais , somada as dificuldades sociais  enfrentadas pela populcao mais afastadas da regiao central .

Para fins didaticos , o livro :’’Movimentacoes pela cultura ‘’ dividide sistematicamente os movimentos culturais  em fases. As fases foram observadas conforme os aspectos evolutivos e organizacionais de cada movimento como producao de atividades,  quantidade de publico ,as mudancas das sedes , os arranjos conceituais e as relacoes com a prefeitura e scretaria da cultura .

1 Fase – Descerramento 1978- 1980 : verifica-se articulacoes motivadas incialmente pela abertura politica , pelas manifestacoes dos movimentos sociais e politicos

2 Fase – Indentificacao e alinhamento  1986: Pode ser dividida em dois grupos influenciados pelo surgimento do Partido dos Trabalhodores e os grupos que dialogam com o projeto Cultura na Cidade ( PCC)  da sectaria municipal de cultura.

3 FASE –FORMALIZACAO E ARRANJO POLITICO 86 -92  em pleno periodo de eleicos diretas e apromulgacao da constituicao de 88 , indentificamos entre os movimentos uma motivacao para sua instituiconalizacao como acessociacoes . A rigor , a formalizacao e vista pelos movimentos como uma nova competencia ou condicao para se legitimarem no campo politico . Tambem consta dessa fase o esvaziamento dos movimentos , commuitos des seus integrantes se tornando quadro para trabalharem no Estado em diferentes  niveis de atuacao .

4 FASE – ESVAZIAMENTO POLITICO 93-2000 FRAGMENTACAO DOS MOVIMENTOS ou dissolvidos . Aos artistas e produtores  remanescentes se inicia um momento de producao voltada a sobrevivencia individual .

Movimento Cultural da penha

O Movimento Cultural Da Penha , surgiu em 1984 quando um grupo de pessoas envolvidas com atividades artisticas comecou a se reunir na Igreja do Rosario da Penha e , posteriomente , no andar  da biblioteca infato-juvenil  com objetivos de organizar atividades  culturais e de reflexao na regiao da Penha .Imporante ressaltar que mesmo que atividades foram e sao relazidas na igreja , o movimento nao tem nenhuma relacao com a regiao catolica , diferente dos outros movimentos culturais e  sociais que nasceram de dentro da igreja , o MCP apenas se apropriou do espaco da igreja para promover suas acoes culturais.  A primeira acao foi ocupar os espacos publicos e ociosos e torna-los ativos , foram realizados diversas atividades sempre com o proposito de transforma-lo em um centro cultural .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com