TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução de Problemas - Cultura na Zona Leste

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.492 Palavras (22 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES

DISCIPLINA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ANA CARLA DE MENDONÇA
BEATRIZ MENDES CHAVES
JOEL DIAS DO AMARAL FILHO
SARAH ROCHA CORDEIRO

Cultura: Projeto de incentivo à Leitura

São Paulo

2016

ANA CARLA DE MENDONÇA
BEATRIZ MENDES CHAVES
JOEL DIAS DO AMARAL FILHO
SARAH ROCHA CORDEIRO

Cultura: Projeto de incentivo à Leitura

Versão original

Estudo apresentado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo para aprovação na disciplina Resolução de Problemas I.

Orientador:

Profª. Dra. Patricia M. E. Mendonça

Co-orientador:

Prof. Raimundo Justino

Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.

São Paulo

2016

RESUMO

MENDONÇA, Ana Carla; CHAVES, Beatriz Mendes; DIAS FILHO, Joel do Amaral; CORDEIRO, Sarah Rocha . Cultura: Projeto de incentivo à Leitura. 2016. 26 folhas. Projeto de Resolução de Problemas I – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Versão original.

        Este trabalho teve como objetivo detectar possíveis deficiências em leitura na população da Zona Leste de São Paulo, mais especificamente na região de Ermelino Matarazzo. Foi aplicado um questionário na Biblioteca do CEU Quinta do Sol, onde foi diagnosticada leve falha no incentivo à leitura. Para sanar tal problema, propomos quatro alternativas para contornar a situação, citadas ao final do relatório.

Palavras-chave: Cultura. Leitura. Biblioteca. Zona Leste.


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO...................................................................................

06

1.2

Novas Pesquisas .............................................................................

08

2

VISITAS……………………………………............................................

10

2.1

Visita à Biblioteca de São Paulo ....................................................

10

2.2

Visita à Biblioteca Mário de Andrade .............................................

12

2.3

Visita à Biblioteca do CEU Quinta do Sol ......................................

14

3

PESQUISA........................................................……………….........….

18

4

PROBLEMA…………….………...…………….…………...………..

21

5

SOLUÇÃO…………………………………......................……............

22

6

BIBLIOGRAFIA………….…….………….………………………….

23

7

IMAGENS…………….………………………………………………..

24

1. INTRODUÇÃO

Nosso trabalho da disciplina Resolução de Problemas (RP) tem como tema Cultura, com enfoque principal na área de leitura. Consideramos alarmante o analfabetismo funcional brasileiro e a situação de abandono e falta de bibliotecas. Por isso nos prontificamos a elaborar uma proposta eficiente que seja capaz de causar alguma alteração positiva no atual cenário, mesmo que numa proporção pequena (e não em escala nacional). Tendo em vista nossa responsabilidade, como alunos da Escola de Artes, Ciência e Humanidades (EACH), perante a Zona Leste em causar mudanças sociais, fomos atrás de dados a esse respeito naquela região. Infelizmente, o cenário que encontramos foi bem pior do que imaginávamos:

  1. De acordo com pesquisas divulgadas no nossasaopaulo.org.br o índice de livros por pessoas adultas, em 2011, era 0,11. Esse índice é classificado como “Abaixo da Média”
  2. Ainda em 2011, a porcentagem de centros, espaços de cultura, municipais, estaduais, federais ou particulares era igual a ZERO.
  3. A Zona Leste apresenta os piores índices culturais, conforme pode ser observado no mapa abaixo.

[pic 2][pic 3][pic 4]

O levantamento de dados nessa área é bem escasso e tivemos muita dificuldade em encontrar informações atuais. Com isso em mente, decidimos que a melhor forma de esclarecer a real situação seria ir até as bibliotecas da região, conhecer a estrutura e aqueles que a frequentam e a partir disso, tirar as conclusões. Também vimos a necessidade de entrar em contato direto com a população local para a aplicação de um questionário que esclarecesse melhor qual é a real dificuldade dessas pessoas, para que a partir disto tomássemos as devidas providências.

Ainda no mês de fevereiro, entramos em contato com algumas bibliotecas, como a Jovina, no bairro de Arthur Alvim, e a biblioteca do Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol. Tivemos dificuldade nesta parte, pois os funcionários se sentem envergonhados e se recusam a participar da pesquisa e a conversar conosco. O contato da biblioteca Jovina, por exemplo, se mostrou relutante em ajudar no projeto, alegando que não tinham autorização de divulgar informações do local. Já no CEU, fomos melhor atendidos e a bibliotecária Cláudia se disponibilizou a auxiliar-nos com a pesquisa. Dias depois, decidimos fazer uma visita informal nos lugares, e nossas primeiras observações foram que o público é predominantemente jovem, mas a parcela de adultos não deixa a desejar. Trata-se de um público variado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (965.8 Kb)   docx (726 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com