TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenções III - Atendimento Integral à Família (PAIF)

Por:   •  10/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ZILDA BARBIERI LAUTENSCHLAGER              Matrícula: 2393467007

PROJETO DE INTERVENÇÕES III

Atendimento Integral á Família (PAIF)

RIO CLARO

2020

ZILDA BARBIERI LAUTENSCHLAGER              Matrícula: 2393467007

PROJETO DE INTERVENÇÕES III

Atendimento Integral à Família (PAIF)

Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de educação a distância – CEAD da universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado III.

RIO CLARO

2020

  1. INTRODUÇÃO

O Programa de Atenção Integral à Família – PAIF tem como antecedente o Programa Núcleo de Apoio à Família – NAF, criado em 2001. O NAF foi o primeiro programa da esfera federal no âmbito da assistência social destinado às famílias. Já em 2003 foi lançado o Plano Nacional de Atendimento Integrado à Família (PNAIF) e em 2004 essa proposta foi aprimorada com a criação pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Em 19 de maio de 2004, o PAIF tornou-se “ação continuada da Assistência Social”, passando a integrar a rede de serviços de ação continuada da Assistência Social financiada pelo Governo Federal.

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

  1. JUSTIFICATIVA

O CRAS é a unidade em torno da qual se organizam os serviços de proteção básica, do que decorre sua função de gestão local. Espaço físico, organização do mesmo e das atividades, funcionamento e recursos humanos devem manter coerência com a concepção de trabalho social com famílias, diferenciando o serviço que deve dos que podem ser ofertados no CRAS. A implantação desta Unidade pressupõe diálogo com os elementos fundamentais do Sistema Único de Assistência Social, tais como: proteção básica e especial (articulação e fluxos na relação com os serviços socioassistenciais do território e com proteção especial); responsabilidade das três esferas na oferta e cofinanciamento da proteção básica; e rede que integra o SUAS - pública e privada sem fins lucrativos, no território de abrangência dos CRAS. Além disso, chama-se atenção para a importância da articulação do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) aos demais serviços setoriais, uma responsabilidade do gestor municipal.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localiza-se Avenida 30, 290 – Jd Brasília, região sul do município de Rio Claro, foi inaugurado em 19 de dezembro de 2008, sendo esse prédio do município e atende a 2000 famílias, abrangendo 69 bairros.

Cabe destacar que uma grande parcela dos moradores vieram de Minas Gerais, com destaque para a cidade de Rio Vermelho e cidades vizinhas, provenientes da área rural. Região de grande vulnerabilidade social, sem estrutura nas áreas de saúde, educação, assistência social, sem trabalho, sem meios de subsistência migram na esperança de melhoria de vida.

O CRAS tem como foco de atuação a busca pela superação das desigualdades sociais e a promoção da vida humana. Sendo assim lhe cabe o desenvolvimento de ações para a Proteção Social Básica, ações que levem à prevenção de situações de risco pessoal e social, desenvolvendo potencialidades e favorecendo o acesso a direitos e ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Este trabalho materializa-se por meio dos Serviços Socioassistenciais de proteção básica, tais serviços são: o CRAS desenvolver e articular ações para a Proteção Social Básica, ou seja, prevenção de situações de risco pessoal e social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e acesso a direitos e pelo fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), através destes serviços busca-se um trabalho continuado fortalecendo e promovendo a função protetiva das famílias.

Durante o período de estágio foi possível observar a prática diária do assistente social na instituição, através da observação e atendimentos, visitas domiciliares e reuniões de rede. Considerando os fatos explicados, foi realizado o projeto de intervenção e a aplicação com as famílias PAIF promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, na explanação de seus direitos. Existem vários fatores que influenciam na formação social, nos tempos atuais, podemos perceber que os usuários não sabem qual é sua identidade, e buscam sempre um referencial na família ou amigos. Através desse projeto buscamos atividades e dinâmicas que levam a conduzir, orientar e guiar novos caminhos para cada usuário. Promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

  1. OBJETIVO GERAL

Seu objetivo geral é instituir o vínculo entre as famílias usuárias e o PAIF, necessário para a continuidade do atendimento socioassistencial iniciado. A acolhida consiste na recepção e escuta qualificada das necessidades e demandas trazidas pela população, com oferta de informações sobre serviços, programas, projetos e benefícios da rede socioassistencial e demais políticas setoriais, bem como sobre defesa de direitos.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Famílias residentes no território do CRAS com presença de pessoas que não possuem documentação civil básica;
  • Famílias com crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade/ou risco social;
  • Famílias com indivíduos reconduzidos ao convívio familiar, após cumprimento de medidas protetivas e/ou outras situações de privação do convívio familiar e comunitário.
  • Famílias com pessoas idosas;

 

 

  1. PÚBLICO ALVO
  • Famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social;
  • Busca proativa de famílias, realizada pelas equipes dos CRAS;

  1. METAS

Regularizar o acompanhamento Familiar; consistindo na oferta de atividades planejadas e continuadas, com objetivos específicos, em especial grupos de famílias, que valorizam o convívio, protagonismo, autonomia, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e o desenvolvimento de projetos coletivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com