TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMILIA (PAIF): TRABALHO SOCIAL COM AS FAMILIAS DA CIDADE DE GOIÁS-GO

Por:   •  26/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 4

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

UNIDADE ACADÊMICA DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II

PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMILIA (PAIF): TRABALHO SOCIAL COM AS FAMILIAS DA CIDADE DE GOIÁS-GO

GOIÁS

2016

DANIELLE GOMES LOPES

PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMILIA (PAIF): TRABALHO SOCIAL COM AS FAMILIAS DA CIDADE DE GOIÁS-GO

 

Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Graduação/Serviço Social, da Universidade Federal de Goiás, para fins de avaliação na Disciplina de PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II – 6° período, ministrada pela Professora Silmere Alves Santos.

GOIÁS

        2016        

Sumário

1- PROBLEBA E HIPOTESE        1

1.1Problema        1

1.2 Hipótese        1

2- OBJETIVOS        2

2.1 Objetivo Geral        2

2.2 Objetivo Específico        2

3- JUSTIFICATIVA        3

4- REFERENCIAL TEÓRICO        4

5 - REFERENCIAS        5

6- METODOLOGIA        6


1- PROBLEBA E HIPOTESE

1.1Problema

Como se dá atuação do assistente social no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) na Cidade De GOIÁS-GO?

1.2 Hipótese

O PAIF é realizado através do trabalho social com as famílias e tem a finalidade, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), “de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir com a melhoria de sua qualidade de vida”. Obrigatoriamente o assistente social compõe a equipe de referência da Proteção Social Básica e, portanto, deve trabalhar no desenvolvimento do PAIF. No SUAS, os serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social tem por base o território, de acordo com sua complexidade, respeitada a diversidade regional e local.

O trabalho do assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF com famílias requer uma escuta qualificada e cuidadosa, buscando entender as reais demandas dos usuários e as características do território a fim de identificar os pontos de vulnerabilidade, mas também a existência de recursos disponíveis. Cada território é permeado por suas especificidades históricas, culturais e sociais e por isso é necessário um estudo mais aprofundado de suas características para efetivar a atuação profissional.

2- OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Analisar a atuação do assistente social no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) na Cidade de GOIÁS-GO.

2.2 Objetivo Específico

•. Identificar e apontar as dificuldades do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) relacionadas à atuação do serviço social;

•. Descrever as mudanças sociais nas comunidades carentes, trançando relação com o PAIF.

•. Diagnosticar como está articulado o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família PAIF.

• Analisar a atuação do assistente social no tocante às dimensões constitutivas do serviço social.

3- JUSTIFICATIVA

O projeto foi realizado por interesse da autora em compreender a atuação do assistente social no PAIF especificamente da cidade de Goiás, pode-se perceber que existem muitas dificuldades atualmente, com relação a esse serviço como: os profissionais do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família tem instrumentos, mas não possui todos os suportes necessários para a atuação com as famílias, é muito complicada a adesão das famílias, o acompanhamento familiar é falho, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com