TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF): DIREITOS VINCULADOS À POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PROCESSOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

        

GIOVANNA SILVA COSTA PEREIRA

GIRLEIDE ALMEIDA BALDI

MARA INÁCIO DE FREITAS

MARCELA DA SILVA CARVALHO

RAPHAELA ALVES DA SILVA VICENTE

    ZENILDA GOMES DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF): DIREITOS VINCULADOS À POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PROCESSOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Cabo Frio

2020

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF): DIREITOS VINCULADOS À POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PROCESSOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social, para as disciplinas de Direito e Legislação, Serviço Social e Processo de Trabalho, Estágio em Serviço Social III, Trabalho de Conclusão de Curso I, Serviço Social na Área de Saúde, Previdência Social e Assistência Social

Professores: Amanda Boza Gonçalves, Maria Angela Santini, Nelma dos Santos Assunção Galli, Patricia Soares Alves, Paulo Sérgio Aragão.

Cabo Frio

2020

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................

04

05

CONCLUSÃO ........................................................................................................

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .....................................................................

10

11


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá abordar a temática quanto “O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): direitos vinculados à política de Assistência Social e processos de trabalho do Assistente Social”, onde será desenvolvida uma produção textual.

Assim, trabalharemos com as disciplinas de Direito e Legislação, Serviço Social e Processo de Trabalho, Estágio em Serviço Social III, Trabalho de Conclusão de Curso I, Serviço Social na Área de Saúde, Previdência Social e Assistência Social.

O mesmo é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas atinentes ao Serviço Social e seus processos de trabalho, nas políticas sociais setoriais; compreender a relação do direito, legislação com as políticas sociais setoriais e outros.

Como competências temos: Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão; direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual; favorecer a aprendizagem, entre outros.

É extremamente relevância que o profissional de assistência social, usa seu tempo em função dos programas direcionados a prevenção dos problemas sociais e não simplesmente resolver quando as dificuldades surgem.

Para realizar essas tarefas, seguiremos as orientações fornecidas pelo material e embasam-se em fundamentações teóricas diversas com em livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares nos quais abordam a temática.

Teremos, portanto, uma reflexão baseada nas leituras de referenciais teóricos disponibilizados na internet, que apontam sobre a questão, visando a importante busca por informações que esteja pertinente ao estudo proposto. Em um segundo momento, faremos um relatório final que contemple a temática relacionada ao tema.

2 DESENVOLVIMENTO

A família é o foco principal na atualidade para atendimento e intervenção das ações das políticas sociais públicas, é fundamental na sociedade brasileira fortalecimento no interior das relações sociais e é preciso uma atenção especial principalmente naquelas onde há vulnerabilidade social e que estas políticas venham integrar entre todos os seus membros, seja idoso, portadores de deficiência, criança, adolescente, mulheres, etc.

O incremento da idéia da família como centro de proteção e com ela o amplo desenvolvimento do voluntariado, das entidades não-governamentais e o delineamento de “novas profissões” no interior das políticas sociais, inclusive nas públicas, vai favorecer não só a reativação exponencial da idéia liberal da responsabilidade da família em relação ao bem-estar, como também a reativação das práticas disciplinadoras tão comuns nos séculos anteriores, principalmente em relação às famílias pobres. (MIOTO, 2009: p.141)

A revalorização da família nas políticas sociais ocorreu através das lutas, participação social e movimentos pela efetivação dos seus direitos, sendo imprescindível que continue ocorrendo o processo de inclusão social quanto à tomada de decisões por parte da população, é preciso que a família tenha participação ativa tornando espaço de cidadania e de democracia, no processo de resolutividade das questões que a envolve.

As políticas públicas têm o seu papel desafiador perante o enfrentamento das questões sociais no âmbito familiar, mas ao mesmo tempo sem desresponsabilizar o Estado, visa favorecer as potencialidades da família e sua autonomia, pois estas devem ter caráter universal e visar à inclusão social e a concretização dos direitos dos cidadãos.

Nota-se que a partir da década de oitenta, a Assistência Social, assume de fato um caráter assistencial voltado para a população mais necessitada de direitos que até então lhes são negados, nesse período, pode-se notar uma transição no modo de conceber a assistência social, passando essa a ser política social pública.

Corroborando com as alíneas discorridas, a lei orgânica de assistência social (LOAS), aponta que a assistência social é um direito do cidadão e um dever do estado, tendo como foco a proteção, o amparo e a promoção da integridade dos cidadãos. Esta lei se reveste de grande importância já que busca despertar o olhar político e social para as necessidades de uma parcela da sociedade que se veem sujeitos a drogas, a doenças, a miséria, a salários abaixo do mínimo, dentre tantos outros fatores impactantes que acabam prejudicando o bem-estar humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com