TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DO PDDE COMUNIDADE ESCOLAR

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.432 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Iandra Eufrázio da Silva Sousa

Lucileide Miranda Guedes

Taise da Silva Oliveira

FORMAÇÃO PELA A ESCOLA:

 PROJETO DO PDDE  COMUNIDADE ESCOLAR

XIQUE-XIQUE

2017

Iandra Eufrázio da Silva Sousa

Lucileide Miranda Guedes

Taise da Silva Oliveira

FORMAÇÃO PELA A ESCOLA:

 PROJETO DO PDDE  COMUNIDADE ESCOLAR

Trabalho final de conclusão do Curso Competências Básicas no âmbito do Programa de Formação Pela Escola.

Tutor: Soane Almeida

XIQUE-XIQUE

2017

Com base em experiências vividas em escola, optamos em pesquisar sobre O PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola programa este criado pelo Governo Federal através do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, com a finalidade de auxiliar as Unidades Escolares, tanto municipais quanto estaduais na aquisição de bens, manutenção de equipamentos e na compra de materiais de consumo. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), foi desenvolvido com o propósito de oferecer as escolas autonomia para utilizarem a verba proveniente do programa o valor é repassado anualmente às Escolas.

As escolas ao receberem a parcela precisam analisar o que pode ser adquirido. Sendo que o recurso total é dividido em capital e custeio. Para comprar é preciso realizar uma pesquisa de preço em três estabelecimentos, o qual oferecer o produto solicitado com menor preço é vencedor. Após a aquisição dos materiais as escolas precisam realizar a prestação de conta do recurso, até dia 31 de dezembro do ano que a verba foi recebida.

Sendo assim, foi feito uma entrevista com gestores escolares onde os mesmos relataram as problemáticas que são encontradas para usar a parcela oferecida pelo programa no processo da renovação de membros da Unidade Executora, uma vez que esses membros precisam ser renovados a cada 2 anos. Os mesmos relatam que devido à questão das escolas haver troca de gestão dificulta quanto à organização dos documentos, muitas vezes quando a nova gestão assume a diretoria da escola não se encontra todos os documentos que são necessários e exigidos pelo órgão responsável em fazer o reconhecimento da Ata de Renovação dos Membros da Unidade Executora, causando assim um grande desgaste e perda de tempo.

E infelizmente quem perde com toda essa burocracia e falta de profissionalismo mais uma vez é a educação que fica sem puder usufruir dos recursos que lhe são de direitos e dependendo da época do ano o dinheiro já está disponível na conta, entretanto não pode ser usado devido à problemática da burocracia. O que é uma pena já que muitas vezes faltam materiais pedagógicos para o professor realizar um trabalho de qualidade.

Segundo os gestores destacam também, que o programa em si é de suma importância para educação já que ajuda a escola na compra de materiais e dar a mesma poder de escolher o material que realmente necessita para cada Instituição de Ensino e permite também que a escola possa escolher um material de boa qualidade para se trabalhar com os alunos, entretanto, a quantia recebida pelo programa nem sempre dar para supri por total as necessidades que são exigidas pelas demandas no decorrer do ano letivo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (305.3 Kb)   docx (232.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com