TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção casa de repouso privada

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

DILMA ANDRADE GONZAGA FERREIRA

PROJETO DE INTERVENÇÃO: UMA NOVA REALIDADE PARA OS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA DOCE SONHO CASA DE REPOUSO.

Lauro de Freitas/Ba.

2018

DILMA ANDRADE GONZAGA FERREIRA

PROJETO DE INTERVENÇÃO: UMA NOVA REALIDADE PARA OS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA DOCE SONHO CASA DE REPOUSO.

 

Projeto de intervenção do curso de Serviço Social apresentado para a Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial da disciplina de Estágio Supervisionado II.  

Docente Acadêmica: Clécia Maria Ramos Cruz dos Santos.

Supervisora de Campo: Marizete Santos de Jesus Reis

Lauro de Freitas/ BA

                PROJETO DE INTERVENÇÃO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

DADOS GERAIS

Nome da organização: Doce sonho Casa de Repouso

Endereço: Rua praia da sereia, quadra 10, lote 31, Vilas do Atlântico/Lauro de Freitas.

Telefone: (71)3026-0997

E-mail: osmaroliv@yahoo.com.br

2. APRESENTAÇÃO

A instituição Doce Sonho casa de Repouso, tem um funcionamento técnico de longa permanência não governamental de caráter residencial destinada a domicilio para os idosos, onde estabelece o padrão mínimo de funcionários, com suporte familiar destinado a moradia coletiva de pessoas com idade de 70 á 92 anos. A instituição é munida por 09 idosos, sendo 03 mulheres e 06 homens, eles são bem cuidados pelos profissionais que realizam as atividades com auxilio de equipamentos especiais, como andador, cadeira de rodas, bengala de quatro pés, para realização da vida diária, onde tem suporte familiar, atividades físicas, recreativas e culturais com auxilio de um fisioterapeuta, para estimular a autonomia do idoso, onde é preservada a privacidade com direitos assegurados e respeitados com dignidade e cidadania, onde eles contribuem para a longevidade e bem estar, criando um ambiente onde os vínculos afetivos e de amizade possam ocorrer naturalmente, com entrega de informações e assistência compreensíveis aos idosos e seus familiares, toda via, sua finalidade e o atendimento de regime de hospedagem que proporciona oportunidade de uma vida digna e respeitada por todos (as) que convivem naquele espaço. Para atender as intervenções dos idosos como também dos funcionários a gestão da Casa Doce Sonho visa a garantia de um atendimento pautado no projeto ético-político em relação á pessoa idosa e a equipe de trabalho, proporcionando o acesso aos seus direitos sociais necessários ao idoso, fortalecendo vínculos com a família, comunidade, o protagonismo social aos idosos e as questões nas relações no processo de trabalho em uma gestão social para os desenvolvimento das ações no espaço institucional. A instituição foi fundada em 02/04/2017 por Osmar de Oliveira  Santos no bairro de Vilas do Atlântico, Rua Praia da Sereia, Q. 10, L. 31.

3.  JUSTIFICATIVA

 A Doce Sonho Casa de Repouso oferece aos usuários, um olhar profundo e cuidadoso sobre a sua saúde e bem estar proporcionando qualidade de vida, através dos serviços de excelência prestada pelos profissionais, contribuindo para um envelhecimento digno com o objetivo de oferecer o máximo de conforto, atenção e respeito a todos os usuários, conciliando o melhor relacionamento, com participação da família através das visitas (livres) e o acompanhamento dos profissionais que atuam na casa. O presente projeto de intervenção, busca a importância da representação social da pessoa idosa na atualidade contribuindo para melhor compreensão do envelhecimento, na sociedade contemporânea e também para o amadurecimento intelectual, crítica e reflexivo fundamental na formação acadêmica em Serviço Social. Sendo assim, o presente projeto pretende a contribuição para o conhecimento da relação entre a institucionalização e a qualidade de vida entre os idosos institucionalizados em relação á percepção da proximidade da família. Para a autovalorização do idoso, na concepção de homem no mundo contemporâneo, o assistente social necessita de uma ampla visão da totalidade, buscando uma atuação de forma criativa e propositiva na realidade social, com o intuito de uma promoção reflexiva nos vínculos entre familiares e os idosos da Casa de Repouso Doce Sonho, vendo como sujeito de direito e o valorizando na sociedade, procurando por intermédio de ações interventivas superar as formas de isolamento e exclusão social.

Assim, das questões relacionadas ao idoso, é urgente ao Serviço Social conhecer verdadeiramente as determinações presentes no âmbito do trabalho com os idosos e suas famílias. O Serviço Social está diretamente ligado à forma como são desenvolvidas as relações em sociedade e o desempenho da prática profissional se faz pelas demandas postas na atualidade, onde é necessário o acompanhamento das transformações ocorridas no passar do tempo. Portanto cabe a equipe de profissional que trabalha na casa de repouso Doce Sonho a estimulação da autoestima na pessoa idosa e a garantia dos seus direitos.

Durante o desenvolvimento do projeto foram construídos os diagnósticos da Casa de Repouso Doce Sonho, nos quais se acompanha, com freqüência alterações nas dinâmicas familiares, necessitando de reforço dos laços familiares dos idosos institucionalizados. A intervenção visa o aprofundamento de aspectos relacionados com o reforço dos laços familiares entre idoso institucionalizado e a família, com vista à promoção de suas relações de afeto.  

         

 4. OBJETIVO GERAL

Proporcionar qualidade de vida para os residentes; através de serviços de excelência prestada pelos profissionais, contribuindo para sua longevidade e bem estar, criando um ambiente onde os vínculos afetivos e de amizade possam ocorrer naturalmente e objetivamente a entrega de informações e assistência compreensíveis aos idosos e a seus familiares. Com uma vida saudável e qualidade de vida para todos os usuários que estão frágeis e incapacitados fisicamente e que requerem cuidados.

4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contribuir para aumento da autoestima, satisfação, alegria e realização do idoso juntamente com seus familiares.
  • Desenvolver atividades lúdicas e instrumentais com estimulação cognitiva com membros familiares e os idosos.
  • Promover um contato entre o idoso de uma forma mais assídua com atividades específicas e com participação dos familiares.

5. PÚBLICO ALVO

Considerando as inúmeras expressões da questão da social que tem atingida  sociedade brasileira e tornado famílias menos freqüentes nas instituições, é necessário o trabalho do assistente social ser voltada ao resgate do convívio familiar e comunitário criando programas de incentivo para resgatar a sua dignidade no processo de envelhecimento do idoso. A família é fundamental na tomada de decisões físicas, psíquicas, e sociais dos idosos, sendo eles 06 homens e 03 mulheres com idades acima de 70 a 92 anos, no entanto a família tem uma boa condição financeira,portanto  não tem tempo para cuidar dos mesmos mas  são bem assistidos pela assistência médica, fisioterapeuta, fonoaudióloga e os demais apoios dentro da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com