TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré projeto

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

1. OBJETO DE ESTUDO

As famílias atendidas em área de risco pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo-SP, COHAB no período de Outubro de 2014 a Junho de 2015.

2. OBJETIVO GERAL

Conhecer as famílias atendidas em área de risco pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo-SP COHAB, no período de Outubro de 2014 a Junho 2015.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar qual a finalidade do Programa Bolsa Aluguel, desde o processo de desocupação das famílias de área de risco, ate a entrega das unidades habitacionais.

• Conhecer a origem das demandas sociais atendidas pelo Programa Bolsa Aluguel, no período de outubro de 2014 a junho de 2015, tendo como base o Empreendimento São Sebastião do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) localizado no bairro de Itaquera na região leste de São Paulo- SP.

• Apreender a contribuição do Serviço Social, frente à demanda da população em área de risco beneficiaria do Programa Bolsa Aluguel

1. Justificativa

O tema habitação foi escolhido, para ressaltar sua relevância na contemporaneidade. Nos últimos anos surgiu um forte mercado com o incentivo do Programa Governo Federal Minha Casa Minha Vida (PMCMV) buscando atender a nova classe C.

Com base no estágio e lidando diariamente com as questões de vulnerabilidade social foi possível verificar uma parcela considerável de pessoas que necessitam do Programa Bolsa Aluguel, enquanto aguardam para serem selecionados para o PMCMV.

Segundo dados estatísticos do Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA), o Estado de São Paulo apresenta um déficit habitacional critico estimado em 1,1 milhões de casas. Para tanto há que se verificar por meio de pesquisas qual é realidade e as necessidades dessas famílias que aguardam pelo tão sonhado o direito da “casa própria”.

4. METODOLOGIA

Para realizar os objetivos proposto será realizada uma pesquisa qualitativa. Segundo Minayo (2013, p.21), a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares, pois ela se preocupa, nas ciências sociais com nível de realidade que não pode ser quantificada.

Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não pode ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

Será enviado um questionário às famílias atendidas, pelo o atendimento no plantão social e outro para uma assistente social, sendo questões abertas a partir dos objetivos, as pessoas não precisam se identificar. O questionário terá as seguintes perguntas:

• Que tipo de abordagem é feita pelo profissional do Serviço Social face à demanda oriunda de área de risco, para haja inserção dos mesmos no Programa Bolsa Aluguel?

• Qual é a finalidade do Programa Bolsa Aluguel?

• De onde são provenientes as demandas sociais atendidas pelo Programa Bolsa Aluguel.

Para as famílias atendidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com