TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOCIAIS QUE ESTÃO EMERGINDO A SOCIEDADE BRASILEIRA

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 11

  1. DESENVOLVIMENTO

  O neoliberalismo foi um movimento ideológico em escala mundial, foi erigido em doutrina oficial da política econômica. Vários países passaram a adotar as práticas Neoliberais no início da década de 1980 tendo seu início no final da década de 1970 no Chile.

  1. neoliberalismo e suas caracteríticas


    O crescimento comercial foi evidente e para enfrentar a concorrência medidas foram tomadas no Reino Unido e nos Estados Unidos. As principais características dessas medidas foram à redução dos investimentos na área social, à educação, saúde e previdência social. Ao mesmo tempo, adotou-se como prática também a privatização das empresas estatais, passou-se a defender um modelo no qual o Estado não deveria intervir em nada na economia, deixando-a funcionar livremente.


   Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento e Intervenção mínimas do governo no mercado econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem. Autores neoliberalistas afirmam que o estado é o principal responsável por anomalias no funcionamento do mercado livre, porque o seu grande tamanho e atividade constrangem os agentes econômicos privados.


   Mediante a esses programas de assistência social oferecido pelo Estado, nesse aspecto, a melhoria das condições de vida, o acesso à informações e qualidade de ensino seriam pressupostos inevitáveis para que o neoliberalismo que não vem apresentando resultados nada satisfatórios fosse remodelado pela ação de transformações democráticas.

         As principais características foram:

Privatizações com vendas das empresas estatais;

Livre circulação do capital internacional e ênfase na globalização;

Abertura da economia para a entrada de multinacionais;

Posição contrária aos impostos e tributos excessivos;

Investimento estrangeiro direto;

Aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;

Desigualdade salarial;

Redução do estado;

Desigualdade Social;

Diminuição dos direitos sociais;

Exploração da mão-de-obra;

Fechamento de pequenas empresas;

Surgimento de grandes monopólios;

Fundo monetário;

Hegemonia dos Estados Unidos;
Governos que adotaram políticas econômicas neoliberais nos últimos anos:
- Brasil: Fernando Collor de Melo (1990 - 1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995 - 2003)
- Chile: Eduardo Frei (1994 - 2000), Ricardo Lagos (2000 - 2006) e Michelle Bachelet (2006 - 2010)
- Estados Unidos: Ronald Reagan (1981 - 1989), George Bush (1989 - 1993) e George W. Bush (2001- 2009)
- México: Vicente Fox Quesada (2000 - 2006)
- Reino Unido: Margaret Thatcher (1979 - 1990)


  1.  AS EFETUAÇÕES DO NEOLIBERALISMO NO BRASIL

A implementação do Neoliberalismo no ano de 1990 à 1992, onde o governo financiou a juros baixos as empresas que ele próprio vendeu. O capital que deveria servir para diminuir as divida que ficaram sem proteção os setores trabalhistas que sofrem até hoje.

A partir de 1980 o Estado derrotado e falido aos poucos foi se transformando meio governante da renovação produtiva. O neoliberalismo passou a ser implantado no Brasil a partir do governo de Collor (1990 à 1992) que aumentou com os governos FHC (1995 à 2002), os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro com a redução dos impostos de importações, os efeitos destas medidas indicavam que o governo andava bem, mas isso durou pouco tempo.

Ao mesmo tempo, o governo passou a incentivar os investimentos externos no Brasil por incentivos fiscais e privatizações das empresas estatais, o processo acelerado de abertura econômica fez com que muitas empresas não conseguissem se adaptar as novas regras do mercado levando-as a falência. O argumento dos políticos é que as estatais eram improdutivas, de fato é que foi emprestado pelo BNDES, ou seja, o governo financiou a juros baixos as empresas que ele próprio vendeu os recursos captados com a privatização deveriam servir para diminuir a divida publica, mas acumulou o capital nas mãos das corporações na abertura desmedida do mercado nacional sem proteção aos setores trabalhistas como sofre até hoje com os sintomas da privatização, terceirização, desrregulação e flexibilidade.  

Nas idéias neoliberais começaram a ser divulgada em meados 1980, na esteira da crise do Estado desenvolvimentista, concretizou no desequilíbrio da balança financeira e no fracasso dos planos de estabilidade monetária, ainda em 1980 o Estado decadente e falido foi aos poucos se tornando meio regulador da reestruturação produtiva, ganhando destaque o aumento da governança e a setorização dos serviços com a consequência da comercialização dos direitos sociais.  


  1. Primeiros passos de Políticas Sociais do nosso país.

Políticas públicas é um conjunto de orientações, diretrizes e ações que visam à continuidade e melhoria do bem estar social, onde os benefícios de desenvolvimento alcancem todas as classes da sociedade da forma mais justa possível.

O social, via políticas sociais públicas, que tem como características respostas fragmentadas aos setores mais combativos e dinâmicos da economia brasileira, em que o Estado antecipa-se frente às demandas sociais, de modo a controlar os movimentos classistas e sociais que problematizam suas necessidades sociais em cena pública; a evitar à constituição de sujeitos políticos, fora da arena de controle do Estado, cuja conseqüência é a transmutação de direitos em concessões. Essa forma de enfrentamento da questão social formaliza o estatuto de “cidadania” para determinados segmentos sociais, e atribui a categoria de subcidadão a todos aqueles que são pobres ou não têm sua atividade laboral reconhecida pela legislação trabalhista. Assim, emerge e se consolida no país um sistema de proteção social que apesar de se desenvolver em duas vertentes paralelas – a dos direitos sociais e a da filantropia – não as diferencia quanto ao seu traço paternalista e conservador, associando a “igualdade perante a lei” à política do favor, do compadrio e do favoritismo, à medida que a intermediação política entre dominantes e dominados, exercida pela burocracia estatal, não chega a romper a sobrevivência das relações clientelistas. Essas respostas fragmentadas que vão se dando de “grupo a grupo”, de “corporação a corporação”, numa lógica de “hierarquia de privilégios”, são mecanismos que obstaculizam a consciência de classe, posto que são fragmentadores da unidade das lutas das classes subalternas, e visam, conforme Oliveira (2000), à “anulação da política” como arena de negociação, de regras universais e pactuadas, são verdadeiras “operações de silenciamento” da classe trabalhadora, seja tutelando-a, cooptando suas lideranças, seja reprimindo-a, controlando suas manifestações pela força ou mediante políticas sociais. Todavia, essas medidas não anulam os conflitos; e as lutas sempre ressurgem, as quais se deve todo o esforço de democratização do país e à constituição das políticas sociais como mecanismo de respostas às necessidades concretas dessas classes, mesmo que imediatas. Antes de 1930, o governo já dava sinais de alteração no trato da questão social, influenciado pelas pressões dos movimentos classistas e pelas experiências de outros países que já adotavam políticas de seguro social, promulgando a Lei de Acidentes em 1919, criando as CAPS (Caixas de Aposentadoria e Pensões) em 1923, conhecida como lei Elói Chaves (ponto de partida da previdência social), as leis de férias, o código de menores, dentre outras. Todavia, a regulamentação das CAPS - e até seu financiamento -, por parte do Estado, não alterou seu perfil liberal, o caráter episódico de sua intervenção sobre as refrações da questão social, porque ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com