TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os Objetivos do Trabalho do Assistente Social?

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  21.026 Visualizações

Página 1 de 2

                        

UNIP INTERATIVA

SERVIÇO SOCIAL 2015

TRABALHO EM GRUPO – TG

                               

Elisandra Cristhiane Correia RA: 1546847

                                 

POLO GUARATINGUETÁ

2015

Questão

Quais são os objetivos do trabalho do assistente social? (Pensar e refletir de forma

sistematizada).

         O seu trabalho tem como principal finalidade responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na vigente constituição. O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está apto para atuar nas diversas áreas ligadas às políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação e gestão.
 Atua em situações de crise e de emergência, mas também dá resposta aos problemas de natureza pessoal e social do dia a dia. Este tipo de trabalho que utiliza uma variedade de práticas, técnicas e ações.  Utilizando vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, entre outros. Este profissional também é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, intervindo para melhorar as condições de vida do usuário. O Assistente Social, com sua postura ética, tem por objetivo diminuir as diferenças sociais, capacitando os indivíduos para convivência em sociedade. Defende, amplia e garante o direito e a assistência dos desamparados socialmente, dentro de uma política pública, dando interferência na luta de classes. O assistente social atua no âmbito das relações entre os sujeitos sociais, entre eles, o Estado.

Compreendemos que a profissão tem sua função direcionada fundamentalmente pelos parâmetros éticos e políticos, ou seja, agindo humanamente e democraticamente, contribuindo para uma sociedade que esteja atenta as questões sociais. Ser um assistente social é ter comprometimento com a defesa dos direito humanos e políticas sociais:, ou seja: ser ético, olhar para o outro e entende-lo em sua história de vida, sem preconceitos ou pré-julgamentos, é ter um olhar crítico das situações e ver aquilo que está diante dos olhos de todos mas, invisível aos olhos de muitos.  

         

Referências Bibliográficas:

- http://site.cress-se.org.br/?page_id=139

- http://www.cress-ce.org.br/institucional/assistente-social

- Prof. José Junior; UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA – O serviço social contemporâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com