TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a função da instrumentalidade do Serviço Social?

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

1°) Qual a função da instrumentalidade do Serviço Social?

A instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que realiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais

2°) Site um dos objetivos do Serviço Social no instrumento de gestão e plantão social:

Um dos principais objetivos do trabalho do Serviço Social desenvolvido consiste em atender as demandas dos funcionários que se apresentam através do atendimento individualizado do Serviço Social, sendo que grande parte desses atendimentos é realizada através do plantão social.

3°) Ressaltamos a existência de diversas formas para identificar as demandas profissionais dentre os instrumentos de trabalho do Serviço Social, qual a mais significativa delas?

Plantão social é entendido como uma das principais formas utilizadas, pois através dele são identificadas as demandas que servem de base para a criação dos Programas/ Projetos desenvolvidos.

4°) A partir das necessidades encontradas nos plantões sociais, o assistente social deve agir de que forma?

Estabelecendo parcerias internas e externas, fazendo encaminhamentos sociais para os mais diversos profissionais. Muitas vezes, as ideias para elaboração de projetos surgem após os atendimentos realizados nos plantões sociais com base nas demandas apresentadas pelos funcionários.

5°) Como se da atuação do profissional de Serviço Social no plantão social?

A atuação do Serviço Social se dá em forma de atendimentos individualizados, trabalho grupal e assessoria técnica. Nesta perspectiva, estão os plantões sociais com o objetivo de promover reflexões temáticas acerca de saúde, cidadania, garantindo este espaço para pensar possibilidades de superação para os problemas/conflitos, seja a nível profissional ou social.

6°) É possível constatar algumas lacunas que permeiam as intervenções profissionais dos assistentes sociais, principalmente relacionado ao plantão social. Como resolver esse problema?

Ter conhecimento teórico-prático para que não deixe sem respostas quem vier buscar informações. Para isso, o profissional de Serviço Social tem que dominar as políticas da Empresa, bem como conhecer a rotina de todos os empregados para que possa responder as perguntas que surgirem de forma coerente;        

7°) Tendo em vista isto, pensar o Serviço Social frente ao plantão social é um tema que ocasiona dúvidas, O profissional de Serviço Social necessita entender a instrumentalidade acerca da profissão e necessita também conhecer a importância e a utilização adequada dos instrumentos técnicos operativos que a profissão apresenta de que forma ele se capacita para isso?        

O assistente social precisa estar constantemente se atualizando, buscando conhecimentos das mais diferenciadas temáticas. Desta forma, se faz possível a busca pela ampliação e implementação de políticas e programas que apontem o enfrentamento da realidade vivenciada seja pela prevenção, ou atendimento específico destas questões na área de abrangência.

8°) Qual o papel do Plantão Social em empresas?

Serviço Social sempre foi chamado pelas Empresas para eliminar focos de tensões sociais, criar um comportamento produtivo de força de trabalho, contribuindo para reduzir o absenteísmo, viabilizar benefícios sociais, atuar em relações humanas na esfera do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com