TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o significado de Política Social e seus efeitos correlatos?

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.218 Palavras (13 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 13

ESTUDO DIRIGIDO – TEXTO 3 (PEREIRA, 2008)

Com base nos estudos de Pereira(2008), responda:

  1. Qual o significado de Política Social e seus efeitos correlatos?

Resp. “Política social é um tema complexo e muito discutido no âmbito das ciências sociais. Porém, nem sempre se tem claro o que o termo significa e nem quais são suas características e particularidades. A política social se apresenta como um conceito complexo que não condiz com a ideia pragmática de mera provisão ou alocação de decisões tomadas pelo Estado e aplicadas verticalmente na sociedade.  A política social se refere tanto a uma disciplina acadêmica quanto ao conteúdo desta disciplina. Ela é identificada como uma   política de ação, que tem perfil, funções e objetivos próprios e produz impactos no contexto em que atua. É uma categoria acadêmica e política, de constituição teórica e prática que não apenas se dispõe a conhecer e explicar o mundo real, mas também a agir neste mundo,  visando mudanças. O termo Política Social, define uma área de atividade e interesses que requer conhecimento do alvo a atingir, estratégias e meios apropriados Um dos interesses da Política Social é constatar a sua própria influência sobre o bem-estar dos cidadãos – acesso efetivo à saúde, à educação, à moradia, ao emprego, à segurança alimentar, ao amparo à infância... E como Política de ação: mediante esforço organizado e pactuado, atender necessidades sociais cuja resolução ultrapassa a iniciativa privada, individual e espontânea, e requer deliberada decisão coletiva regida por princípios da justiça social.” (Potyara A. P. Pereira, 2008)

De acordo com a autora (Pereira, 2008) Política social é um tema complexo e muito discutido na contemporaneidade, entretanto, é um conceito que a literatura especializada não define precisamente. Diante a imensa complexidade que envolve esse tema torna-se difícil definir e conceituar tal política, mas é possível dizer que embora a mesma não possua um conceito único e definido, mas pode-se afirmar que a política social é permeada de ideologias, valores e perspectivas competitivas e rivais. A Política social não trata-se apenas de uma disciplina acadêmica que possui somente interesses em desvendar os eventos cotidianos que afetam a vida em sociedade mas também o de detectar e modificar a vida dos cidadãos, dando-lhes acesso aos serviços pessoais e necessários ao seu bem estar. A política social também é entendida como modalidade de política pública, como ação de governo com objetivos específicos. A Política Social é o instrumento pelo qual ocorre a concretização dos direitos sociais, é o meio pelo qual esses direitos são garantidos e viabilizados, independentemente da classe ou status social. Seu objetivo final é produzir bem-estar. São as Políticas Sociais que asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio Ambiente.

  1. Porque a autora fala que devemos pensar sobre Política Social não apenas em termos científicos, mas também em termos éticos e cívicos?

Resp. Não e fácil conceituar e definir política social na dimensão vertical relação Estado- cidadão, tem caminhado em direção a dimensão horizontal, caracterizada pelo dever de solidariedade. É importante ressaltar que pela defesa do interesse público e o respeito à dignidade da pessoa humana tendem a resgatar o sentido de participação política, bem como a garantia de efetivação dos direitos fundamentais. Os grandes desafios com a exclusão social, a imigração nova movimentos sociais pluralidade étnica globalização direitos e a igualdade entre todos os membros da sociedade. A ética da política social não pode ser diferente da ética da vida pessoal. E além de observar os princípios gerais, como não matar ou não roubar, o político deve mostrar ao povo que o elegeu sua capacidade de defender o bem comum, e o bem estar de toda a sociedade. A crise política sem fim e sem precedentes sugere algumas reflexões sobre o problema da ética na política. Nenhuma profissão é mais nobre do que a política porque quem a exerce assume responsabilidades só compatíveis com grandes qualidades morais e de competência.  

  1. Qual o significado clássico da política e suas características?

Resp. Vale ressaltar única maneira de enfrentar o discurso e a prática política da direita é revelando sua particularidade e a natureza de seus interesses de classe. No entanto esta não é uma mera operação racional, em grande medida a luta de classes exige que a transição da alienação para a consciência de classe também opere com mecanismos subjetivos, de identidade de classe, de formação de uma nova subjetividade, de transformação cultural. O fascismo só tem espaço para crescer na derrota da esquerda. Enganam-se os que querem restringir o pensamento conservador a uma categoria de eleitores, ou apenas aos segmentos médios. O grande risco é que a base de massas para alternativas conservadoras no momento possam ser identificadas como fascistas não pode ser somente as chamadas (classes médias), ainda que seja estas a caixa de ressonância por natureza da proposta conservadora. O alvo era outro. São os trabalhadores. Por isso o abandono das demandas próprias de nossa classe pelo governo de pacto social é o caminho mais rápido para dotar a alternativa de direita da base social que ela precisa.

  1. Qual a diferença entre Política Social e Política Pública?

Resp. O foco em minha opinião tal importância se deve, pelo menos, a quatro fatores marcantes; um fator de natureza macro econômica após a segunda guerra mundial, a constatação de que o livre jogo das forças de mercado não tinha levado à paz, à prosperidade e ao bem estar, generalizou-se por quase todo o mundo capitalista. Esta foi uma das razões pelas quais houve uma grande mudança nas políticas econômicas adotadas pelos estados capitalistas que, até então, estavam, com maior ou menor força, fundadas em preceitos do liberalismo econômico. A adoção de políticas centradas na ideia de pleno emprego faria com que esses estados nacionais passassem a ampliar o volume de suas intervenções e seu caráter regulador, tanto nos aspectos econômicos, como por exemplo, na produção de bens e serviços, quanto nos aspectos sociais da vida coletiva, como por exemplo, a institucionalização de sistemas de proteção social. Para explicar isso política pública é toda política adotada pelo governo, é o geral a política social é uma política pública que visa o lado social da população da  mesma forma que a Econômica, de Saúde, de Educação todas são políticas públicas. Não é necessário complicar para explicar política pública referem-se a intervenções estatais nas mais diferentes dimensões da vida social com objetivo de atender as necessidades da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (305.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com