TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SIGNIFICADO DE MUDANÇA SOCIAL

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos analisar a mudança social como uma alteração nas condições e modos de vida de uma coletividade ou como sucessão de estados, tem caráter histórico, coletivo, estrutural e afeta a organização social. Compreende uma transição de uma situação pessoal, grupal ou social, modificação de valores, atitudes e costumes, mudança envolve indivíduos em um contexto, mudança implica desaprender e aprender.

A mudança organizacional é aplicação de novas formas de pensar, atuar e operar em uma organização. Suas causas são a necessidade de adaptação ao ambiente externo, melhoria (manutenção) dos resultados e flexibilidade. Devido ser um sistema aberto está sujeito alterações internadas causados por mudanças externas. O processo de mudança deve causar o menor trauma possível, deve ser feito de forma gradativa. Necessário uma análise interna e externa e verificar os efeitos e consequências. Intenso desejo de instabilidade, necessário analisar o tipo e tamanho, localização, ambiente externo, que poderia cooperar no processo social e organizacional.

A inovação pode ser compreendida com a colocação em pratica de novas ideias, a inovação pode ser tecnológica ou administrativa. Na dimensão funcional são feitas novas formas de executar as tarefas e serviços, modificar departamentos, extinguir ou criar novos. Na dimensão estrutural são modificados o processo de tomada de decisão, forma de comunicação, cadeia de comando. Na dimensão comportamental existe uma adequação da cultura organizacional com a cultura local. Na dimensão externa são as relações com outras organizações, governo, mercado, etc.

As mudanças são classificadas em três dimensões: intensidade, origem e a velocidade.

Intensidade: Alcance da mudança e pode ser evolutiva e estratégica

Evolutiva: Mudanças discretas em aspectos internos que visa a eficiência sem grandes alterações.

Estratégica: Mudança na essência da organização, mudança completa em toda a estrutura e todos os setores da organização, processo bastante complexo. Tipo de mudanças estratégicas:

Mudança Tecnológica: Mudança no processo de produção que afeta o modo de trabalho, equipes, fluxos de trabalho, técnicas de manufatura e visa a eficiência ou crescimento.

Mudanças em produtos ou serviços: Adaptação de produtos ou criação de novos com o objetivo aumentar a participação no mercado ou atingir outros mercados, clientes ou consumidores.

Mudanças de estratégia e estrutura: Corresponde o domínio administrativo da organização, mudanças em vários setores, as mudanças são impostas pela direção.

Mudanças na cultura organizacional: Alteração de valores, atitudes, crenças, comportamento dos membros, diz respeito a como pensam os membros, as mudanças ocorrem na mente.

Os tipos de mudanças são interdependes, se houve modificação em um, modifica o outro.

Origem: Podem ser reativas ou proativas:

Mudança reativa ocorre quando existe uma resposta para um estimulo externo, dirigente identifica a necessidade de mudança e prepara sua execução que supere as pressões externas.

Mudança Proativa ocorre quando o dirigente antecipa a futuras pressões e provoca modificações para melhorar o desemprenho da organização. Administração de mudanças, processo de mudança planejada, colabora com a adaptação aos problemas e oportunidades.  

Velocidade: Podem ser gradativas e rápidas

Mudanças gradativas são aquelas que se desenvolvem lentamente, planejada buscando melhorias, mudanças de desenvolvimento, debates internos sobre o caminho a ser seguido e as alternativas, maior envolvimento de todos os níveis.

Mudanças rápidas são aquelas realizadas no curto prazo, provocado pelo ambiente externo, modificação rápida, difícil tomada de decisão, dificultam os debates internos, menor comprometimentos dos níveis.

Todas variáveis ditas devem ser levadas em consideração, atual realidade impõe mudanças constantes, relação e adaptação com as transformações que ocorrem no ambiente externo, evitar utilizar mudanças rápidas.

O ser humano são complexos e apresentam receio a mudança devido já estarem acostumados com a estabilidade adquirida, sentem desconfiança e incerteza, chegam a agir de forma diferente diante da mudança, existe uma resistência, pois ameaçam sua situação atual. A resistência pode ser entendida como a dificuldade de adaptação da nova realidade. Ocorre, pois, existe uma falha na percepção pois o indivíduo não percebe a nova realidade e a incapacidade de mudar devido a insegurança gerada e traz dificuldades na tomada de decisões. A resistência pode ser grande ou pequena pois está relacionada com o poder do setor, a cultura organizacional, e o tamanho da mudança. A comunicação é um elemento que barra a resistência. A organização pode usar três caminhos para realizar as mudanças comportamentais: o processo educativo que são mudanças a longo prazo em alguns elementos da cultura organizacional, visando uma melhor receptividade e visão da mudança como algo natural. Adoção de normas rígidas que usa da coerção para que membros mudem suas posturas para ir de encontro as mudanças. O endomarketing que é a promoção das mudanças para diminuir o temor e resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com