TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario

Monografias: Questionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 3

1. Defina cada um dos seguintes termos:

a. miscível = que se misturam, em química é aquela mistura/solução que pelo fato de seus componentes se misturarem, há apenas 1 fase (mistura homogênea).

b. imiscível não se misturam, em química é aquela mistura/solução que pelo fato de seus componentes não se misturarem, há mais de 1 fase (heterogênea).

c. extração A extração é uma técnica para purificação e separação de sólidos. Baseia-se no fato de que a solubilidade dos sólidos varia em função do solvente. Compostos orgânicos, por exemplo, são, em geral, mais solúveis em solventes também orgânicos e pouco solúveis em agua.

d. agente dessecante são substancias químicas responsáveis por absorver água. Exemplos de dessecantes são: sílica gel, sulfato de cálcio, cloreto de cálcio.

2. Liste quatro líquidos imiscíveis em água com exceção do éter que poderiam ser usados para extrair compostos orgânicos de uma solução aquosa.

Os solventes mais comuns que são compatíveis com a água na extração de compostos orgânicos são: éter etílico, éter diisopropílico, benzeno, clorofórmio, tetracloreto de carbono, diclorometano e éter de petróleo. Por serem relativamente insolúveis em água, duas fases distintas são formadas. A seleção do solvente dependerá da solubilidade da substância a ser extraída e da facilidade com que o solvente possa ser separado do soluto. Nas extrações com água e um solvente orgânico, a fase da água é chamada "fase aquosa" e a fase do solvente orgânico é chamada "fase orgânica"

3. Uma solução de 0,560 g de um Composto A dissolvido em 50,0 mL de água foi extraída com 100,0 mL de éter. Calcule a quantidade do Composto A presente no éter. Kd = 19,0

4. Por que não se deve deixar frascos de sulfato de sódio ou de cloreto de cálcio anidros abertos?

São substancias higroscópicas, isto é, substância que tem a propriedade de absorver água. Geralmente são usadas para desidratar alimentos (cloreto de sódio) ou desumidificar e embalagens e pequenos ambientes (sílica gel, sulfato de cobre). Em alguns casos, a substância tem um grau tão alto de absorção que termina se dissolvendo junto com a água absorvida, como no caso do cloreto de cálcio, também usado como desumidificador doméstico.

5. O ácido benzóico apresenta na sua estrutura um grupo carboxila unido a um anel benzênico. Represente a equação para sua reação com NaOH.

6. Por que o produto da reação mostrada na pergunta 5 é extraído facilmente em H2O, enquanto o ácido benzóico original não é extraído tão facilmente?

7. Nesta experiência, nós usamos NaHCO3 para reagir com o ácido benzóico. Escreva a equação para a reação de neutralização do ácido benzóico com NaHCO3.

8. Por que a pressão aumenta no funil de separação na etapa em que a camada etérea é extraída com NaHCO3? ~

O funil de separação é tampado e agitado delicadamente sendo seguro pelo gargalo superior. É essencial segurar a tampa no lugar firmemente, pois os dois solventes imiscíveis fazem pressão quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com