TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Fisiologia Estacio

Casos: Questionario De Fisiologia Estacio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  1.429 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTIONÁRIO DE FISIOLOGIA

1 – Explique o que é homeostasia e de um exemplo da mesma no organismo humano.

Homeostasia é o conjunto de fenômenos de auto regulação que levam a preservação da Constancia quando as propriedades e a composição do meio interno de um organismo.

É a manutenção do bom funcionamento do corpo. Manutenção das condições constantes no meio interno. A homeostasia é o estado de equilíbrio das diversas funções e composições químicas do corpo.

Exs: temperatura, pulso, pressão arterial, taxa de açúcar no sangue etc.

*Regulação térmica: Os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando o corpo sente frio. O suor resfria o corpo quando o mesmo esta quente.

*O pâncreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açúcar no sangue.

*Os pulmões absorvem o oxigênio e eliminam o gás carbônico.

*Os rins excretam a uréia e regulam as concentrações de água e íons no organismo.

2 – De exemplos de variáveis que são flexíveis no organismo e variáveis rígidas.

Variáveis Flexíveis: Glicemia, freqüência cardíaca, pressão arterial, metabolismo energético.

Variáveis Rígidas: Temperatura, pH, íons (potássio/ cálcio/ sódio) e fluidos, pO², pCO².

3 – Explique o que é difusão simples e transporte ativo.

Difusão Simples: È um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia) de um soluto através de uma membrana a fim de as duas soluções obterem a mesma concentração. NA difusão simples o movimento é a favor de um gradiente de concentração.

Transporte Ativo: Nesse tipo de transporte de partículas há gasto de energia (sob a forma de ATP) e ocorre contra um gradiente de concentração, ou seja, as substancias são deslocadas de onde estão pouco concentrada para onde sua concentração já esta alta. Um exemplo é a bomba de sódio e potássio.

4 – Citem as partes mais importantes de um neurônio.

- Corpo celular

- Dendritos (prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular são os receptores de mensagens)

- Axônio (prolongamento que transmite o impulso nervoso vindo do corpo celular).

5 – Descreva o sentido do potencial de ação.

Os estímulos são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade do axônio o estimulo é passado para a célula seguinte.

6 – Descrevam os tipos de Sinapses.

SINAPSES QUIMICAS: Nelas existe uma fenda sináptica (pequeno espaço que separa a célula que transmite a informação- célula pré sináptica – da célula que recebe a informação – célula pos sináptica. Nessa sinapse a transmissão do estimulo na fenda sináptica e feita pelos neurotransmissores.

SINAPSES ELETRICAS: Nessas sinapses não há neurotransmissores, pois existem pontos de contato entre as membranas das duas células que se comunicam, permitindo que o estimulo se propague de forma continua e por isso mais rápida.

7 – O que é uma despolarização?

Despolarização celular: entrada de sódio... Na verdade a despolarização celular é um processo de inversão da polaridade.

Quando uma célula qualquer recebe um estímulo eficaz ocorre um aumento da permeabilidade do íons sódio (abrem-se os portões dos canais de sódio).

É a etapa do potencial de ação em que a membrana torna-se extremamente permeável aos íons sódio (Na+). Ocorre, portanto entrada de sódio e conseqüente aumento da carga positiva no interior da célula. A célula sai de -75mV e atinge +35 mV.

8 – O que é um repolarização?

Repolarização é o processo pelo qual se reestabelece a polaridade normal da membrana, antes da despolarização, ou seja, o interior da membrana volta a ficar com carga eletronegativa e o exterior com carga eletropositiva.

É a etapa do potencial de ação em que ocorre o fechamento dos canais de sódio (Na+) e abertura dos canais de potássio (K+). Nessa fase a célula parte de +35 Mv e atinge -75 mV.

9 – O que é uma hiperpolarização?

Saída excessiva de potássio hiperpolarização é uma qualquer mudança no potencial de membrana que torna a membrana celular mais polarizada. Ou seja, é o aumento no valor absoluto do potencial de membrana. Assim sendo, qualquer mudança que afaste o potencial de membrana do valor nulo é considerado uma hiperpolarização.

É um período de alguns milissegundos em que a célula não reage aos neurotransmissores, pois esta com excesso de negatividade em seu interior, o que impede a ocorrência de um novo potencial de ação.Nessa fase a célula parte de -75 mV e chega até -90 mV.

10 – Expliquem porque o potencial de repouso de uma célula é sempre negativo.

O potencial de repouso é determinado pela concentração de íons nos fluidos dos dois lados da membrana celular ou pela existência de proteínas transportadoras de íons existentes na própria membrana celular. Na maioria das células o potencial de repouso tem um valor negativo, pois existe um excesso de carga negativa no interior da membrana celular comparado com seu exterior.

11 – Qual a função da bomba de sódio potássio ATP ase?

Para manter o potencial elétrico da célula, esta precisa de uma baixa concentração de íon de Sódio e de uma elevada concentração de íons de Potássio, dentro da célula. Fora das células existe uma alta concentração de Sódio e uma baixa concentração de Potássio, pois existe uma difusão destes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com