TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario TGA - Idalberto Chiavenato

Monografias: Questionario TGA - Idalberto Chiavenato. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 5

1- Qual o objetivo do estudo da administração?

O objetivo da administração é a atividade organizacional. Inicialmente, seu objetivo era simplesmente a atividade fabril; depois estendeu-se às empresas industriais e, mais adiante, a todo tipo de organizações e seus ambientes.

2- Comente o estado atual da TGA?

Hoje em dia, a TGA estuda a administração das empresas e demais tipos de organização do ponto de vista da interação e interdependência entre as 6 variáveis básicas:tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada qual influência e é influenciado pelos outros.

3- O que diz sobre a Administração na sociedade moderna?

A Administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a Administração avulta como o fator-chave tanto para a melhoria da qualidade de vida como para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje.

4- Qual foi a contribuição dos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a Administração?

Sócrates expõe o seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra A Republica expõe a forma democrática de governo e de administração de governo e de administração dos negócios públicos. Aristóteles abriu a perspectiva do atual conhecimento humano. No livro Política, sobre organização do Estado, distingue as três formas de administração pública: Monarquia, Aristocracia e Democracia.

5- Qual foi a contribuição de René Descartes para a Administração?

Sua principal contribuição foi o método cartesiano que teve influência decisiva na Administração. Onde vários princípios da Administração, como os da divisão do trabalho, da ordem e controle, estão contidos nos princípio cartesianos

6- Qual foi a influência da Organização Eclesiástica da Igreja Católica na Administração?

Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi estruturando sua organização, com uma hierarquia de autoridade, seu estado-maior e sua coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da Igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa, cuja autoridade coordenada lhe foi delegada de forma mediata por uma autoridade divina superior. A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para as organizações que, ávidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar os princípios e as normas administração pela Igreja Católica.

7- Qual foi a influencia da organização militar?

A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da Administração. A Organização Linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. O principio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior) é o núcleo das organizações militares. A escola hierárquica – ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade – é um aspecto típico da organização militar utilizado em outras organizações. O conceito de hierarquia na organização é tão antigo quanto a própria guerra. A evolução do principio de acessória e a formação de um estado-maior teve sua origem no século XVIII na Prússia, com o Imperador Frederico II (1712 – 1786). Para aumentar a eficiência de seu exercito, criou um estado-maior (staff) para assessorar o comando (linha) militar. Os oficiais de acessória (staff) cuidavam do planejamento e os de linha se incumbiam da execução das operações de guerra. Outra contribuição da organização militar é o princípio de direção, que preceitua que todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer. No início do século XIX o general Karl Von Clausewitz, escreveu um tratado sobre a guerra e os princípios de guerra e sobre como administrar os exércitos. Clausewitz considerava a disciplina um requisito básico para uma boa organização. O administrador deve aceitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com