TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Teoria, Processos e Práticas de Idalberto Chiavenato.

Por:   •  16/9/2015  •  Resenha  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO:

Com auxílio do PLT, entendo sobre a importância do Controle como função administrativa, fazendo com que os resultados daquilo que foi planejado saía de acordo com os objetivos estabelecidos. O Planejamento Estratégico onde é definidas estratégias para melhorar a conduta dos colaboradores e principalmente do gestor, fazendo com que a empresa alcance reconhecimento no mercado e cresça, não somente em fins financeiros, mais que as pessoas que ali trabalham possam executar um ótimo trabalho e se sintam motivados a trabalhar.

2. DESENVOLVIMENTO:

Planejamento Estratégico

O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Como o planejamento estratégico esta orientada para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo e como não se têm dados ou informação sobre ele é necessário haver uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento. Existem duas dificuldades básicas em se lidar como planejamento estratégico: a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro.

O planejamento estratégico apresenta três características fundamentais: Projetado no longo prazo, Relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e Empresa como um todo.

O planejamento estratégico exige sete etapas:

Determinação dos Objetivos (Aonde queremos chegar?)

Análise Ambiental Externa (O que há no ambiente?)

Análise Organizacional Interna (O que temos na empresa?)

Formulação de alternativas (O que fazer?)

Elaboração do Planejamento (Como fazer?)

Implementação e Execução (Como tornar realidade?)

Avaliação de Resultados (Como estamos indo?)

Existe uma hierarquia de objetivos nas empresas, para ser fixado, cada objetivo leva em conta uma orientação mais ampla ou toma por referencia objetivos mais abrangentes da organização, a fim de que não ocorra dispersão de esforços ou perda da unidade organizacional da empresa. Os objetivos de cada empresa em geral são desdobrados em: Objetivos estratégicos ou globais, Objetivos táticos ou departamentais, Objetivos operacionais.

Em geral, os objetivos estratégicos servem de base para o desdobramento em termos de objetivos táticos ou departamentais, em alguns casos, a hierarquia de objetivos é extremamente detalhada para permitir maior conjunção e convergência dos esforços de todos os níveis organizacionais.

Análise SWOT

SWOT é um termo provém da conjunção das siglas das palavras em inglês strenghts, weakness, opportunities e threats. Poderia ser denominado FFOA força, franqueza, oportunidades e ameaças. SWOT é uma tabela dupla entrada na qual nas linhas estão às forças e franquezas organizacionais, e nas colunas as oportunidades e ameaças ambientais.

A análise SWOT quase sempre é feita periodicamente pelas empresas para mapear sua situação diante do ambiente geral e ambiente de tarefa, particularmente em relação aos concorrentes e mudanças que surge a cada momento.

Elaboração do planejamento

O planejamento estratégico representa a maneira como a estratégia empresarial deverá se colocada em ação. “Enquanto a estratégia empresarial se preocupa com “o que fazer” para atingir os objetivos empresariais propostos, o planejamento estratégico volta-se para o “como fazer”, tendo em vista o diagnósticos sobre” o que há no ambiente “ e “o que temos na empresa”.

Avaliação dos resultados

O objetivo é buscar meios de retroação para que todas as ações corretivas possam ser tomadas imediatamente para a empresa navegar com confiança no seu imenso oceano de atividade.

Planejamento Tático

O planejamento tático é uma função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados.

O planejamento tático apresenta as seguintes características:

• O planejamento é um processo permanente e continuo.

• O planejamento é sempre voltado para o futuro.

• O planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão.

• O planejamento seleciona entre as varias alternativas disponíveis um determinado curso de ação.

• O planejamento é sistêmico.

• O planejamento é iterativo.

• O planejamento é uma técnica de alocação de recursos.

• O planejamento é uma técnica cíclica.

• O planejamento é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais.

• O planejamento é uma técnica de coordenação.

• O planejamento é uma técnica mudança e de inovação.

O planejamento tático esta contido no planejamento estratégico e não representa um conceito absoluto, mas relativo: o planejamento tático de um departamento da empresa em relação ao planejamento da empresa em relação ao planejamento estratégico geral da organização pode ser considerado estratégico em relação a cada uma das seções que compõem aquele departamento.

As diferenças mais importantes no planejamento tático:

• Nível de decisões.

• Dimensão temporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com