TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gestão de Pessoas (cap. 8 Idalberto Chiavenato)

Por:   •  1/5/2015  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  4.749 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Capítulo 8 – Gestão de Pessoas

A necessidade de avaliar está presente em todos os aspectos da vida. Essa necessidade também existe nas organizações, que têm de avaliar diferentes desempenhos, como: financeiro, operacional, técnico, vendas e marketing. Avaliam também como está a qualidade dos produtos, a produtividade da empresa, atendimento ao cliente e, principalmente, como está o desempenho humano.

        Para as organizações, a avaliação de desempenho faz parte das práticas para administrar suas operações com excelência.

        Existem oito tipos de avaliações: auto avaliação (feita pela própria pessoa), pelo gerente, pela pessoa e o gerente, pela equipe de trabalho, avaliação 360º (parceiros ao redor), para cima (avaliação feita pelos empregados), pelo órgão de RH ou pela comissão de avaliação. Destacam-se também cinco métodos tradicionais para avaliação: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo, incidentes críticos e as listagens de certificação. Esses métodos são criticados devido à não se adequarem mais à nova realidade.

        A Administração Participativa Por Objeto (APPO) é um método moderno embasado da velha Administração Por Objetivos (APO), porém, com nova roupagem e sem os traumas provocados pela antiga arbitrariedade.

        Realmente, para tudo que fazemos em nosso cotidiano há alguém nos avaliando, ou até nós mesmos. Não seria diferente nas organizações.

        A necessidade de auto avaliar-se nas organizações deve ser aceita, desde que isso ocorra para um aperfeiçoamento de ambas as partes. Com os métodos antigos, era difícil acontecer isso, pois muitas vezes, avaliações eram feitas com o intuito de desligar o colaborador. É claro que mesmo com os atuais métodos de avaliação também é possível decidir se o funcionário fica ou não. Mas, a real criação desses métodos, é melhorar a produção das organizações, sua competitividade e, principalmente, o capital humano, para aperfeiçoá-los através de assistências e treinamentos, colocando pessoa certa para o cargo certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com