TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre Educação Infantil

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Campus São Miguel

Pedagogia (Licenciatura)

Série: 1/A

MAYARA FRANÇA DE SOUSA RGM: 1959429-1

Políticas Públicas e Educação Infantil:

Questionário

São Paulo

2018

Conforme Philippe Ariès, como a infância era compreendida na idade média?

R: Phillipe Aries percebeu que não tinha espaço para as crianças na sociedade, consideravam elas como pequenos adultos (adultos com defeito). Elas não possuíam de um apreço sentimental. A infância era curta, pois assumiam funções de adultos rápidos. Era comum, as crianças entrarem em oficinas de ofícios, principalmente os homens e as meninas tinham um casamento precoce.

Quais fatores contribuíram para modificar a visão medieval de infância?

R: A influência religiosa, com a criação do culto ao menino Jesus e a menina Maria. E a arte, através das pinturas de crianças mortas que fez com que as pessoas tivessem um pouco mais de apego com as crianças.

De que modo às ideias de Rousseau contribuíram para consolidar outra visão de infância?

R: J.J. Rousseau declara que o homem nasce puro e a sociedade o corrompe. Com isso, trás para a filosofia a mística da pureza infantil. Ele estabelece na pedagogia a atenção especial a crianças conforme a sua idade. Concentrou a questão da infância na educação, confirmando a necessidade de não mais apreciar a criança como um homem pequeno, mas que ela vive em um mundo próprio cabendo ao adulto compreendê-la.

Qual é a concepção de infância utilizada no RCNEI?

R: A criança é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio.

O que foi a roda dos expostos?

R: A roda dos expostos era um mecanismo para abandonar crianças na santa casa. Pois, na idade média o pai tinha o direito de rejeitar a criança que ficava exposta para a comunidade, caso ninguém a quisesse, ela morreria sem cuidados. No final da idade média, com um novo olhar sobre as crianças, passou a ser vergonhoso abandona-las, mas os pais continuavam a deixar as crianças nas matas, rios e florestas. Com a quantidade muito grande de crianças mortas nesses lugares, foi criado a roda dos expostos, que a criança era deixada escondida, sem ninguém saber quem a deixou para os cuidados da santa casa.

O que é o Jardim da infância?

R: Friedrich Fröebel criou o jardim de infância por se preocupar com a educação das crianças nos quais destacava ser importante cultivar as almas infantis e para isso o fundamental era a atividade infantil. O jardim de infância tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança. As atividades desenvolvidas são planejadas de acordo com as orientações curriculares para o pré-escolar e as metas de aprendizagem definidas pelo Ministério da Educação. Funciona em parceria com a família para promover o desenvolvimento global da criança facilitando a sua integração plena na sociedade.

Qual é a diferença, nas práticas de educação infantil no Brasil de 1890 à 1980, entre as propostas voltadas para crianças ricas e as propostas voltadas para crianças pobres?

R: Nessa época a educação não era para todos, ela era exclusiva e seletiva. Sendo assim, apenas crianças ricas tinha acesso a educação.

Quais as características da política pública para educação infantil, no período de 1910 a 1970?

R: As características são as puericulturas, higienismo, filantropia, caridades, moralização e programas de emergências.

Em quê a política atual se diferencia daquela política, que predominou entre 1910 e 1970?

R: A politica atual é escolas democráticas e inclusivas, sendo que todos têm e devem ter acesso à educação independente de sua classe social. O aluno é o centro e a base do aprendizado é a compreensão e são alunos ativos.

O que são e quais são as teorias de déficit e como elas foram refutadas?

R: As teorias de déficit surgiram quando no Brasil, E.U.A. e na Europa se perguntaram o “por que das crianças pobres terem em média notas baixas”. Para responder essa pergunta criaram três teorias que foram muito prestigiadas nas décadas de 1950, 1960,1970.

A teoria do déficit cognitivo foi uma interpretação equivocada da teoria de Piaget, onde ele dizia que as crianças para aprenderem precisam de estímulos (brinquedos). Essa teoria foi rejeitada, pois não existia o déficit cognitivo em relação à classe social.

A teoria de déficit linguístico foi que quando crianças pobres ficavam próximas de “intelectuais” passavam a ter vergonha de se comunicar, por tanto eles achavam que elas não sabiam conversar. Essa teoria foi rejeitada quando passaram a estudar essas crianças conversando em seus bairros e descobriram que elas tinham um vocabulário próprio.

A teoria do déficit cultural, essa teoria dizia que o baixo desempenho das crianças pobres nas escolas era devido a uma deficiência cultural, que seria própria das famílias e comunidades pobres. Essa teoria foi rejeitada pela ciência. Porém ela deu origem às chamadas Politicas Compensatórias.

O que são as políticas compensatórias e como a Pedagogia atual considera essas políticas?

R: As politicas compensatórias eram um preconceito Eurocêntrico. Tinham a intensão de querer compensar a suposta privação cultural das crianças pobres com ações culturais nas escolas e pretensamente melhorar o desempenho escolar desses alunos. Eles eram levados a museus, zoológicos, teatros, exposições de artes, concertos musicais e etc. Mas logo essa politica compensatória fracassou em seu objetivo. Hoje a sociologia e a antropologia concluíram que não há cultura inferior ou superior e que países como Brasil e E.U.A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com