TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Serviço Social

Por:   •  1/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Qual o significado das expressões “menoridade” e “maioridade” no texto de Kant?

Immanuel Kant pontua como sendo “menoridade” um tipo de ignorância, a incapacidade de assimilar o conhecimento e o entendimento. O autor percebe que o homem é o próprio culpado por sua menoridade ao optar por não buscar conhecimento, não instruir-se, não dedicar-se à mudança do pensamento por preguiça, desinteresse, comodismo.

Já a maioridade, na visão do autor, refere-se ao esclarecimento intelectual, o crescimento, o livre para pensar por si próprio racionalmente ao sair da inércia do viver cego e usar a razão e o raciocínio como ferramenta de mudança. A busca pelo conhecimento.

2. O que estas expressões têm a ver com o conceito de autonomia?

Um sujeito que conquista a maioridade e é capaz de pensar por si só, se libertando dos preceitos homogêneos daqueles que se acomodaram no não saber. A autonomia, vista como liberdade, afeta-nos em todos os campos da vida. A liberdade garante o uso da razão como bem social.

3. Em que sentido a autonomia é importante para a sua área de atuação?

A autonomia é fundamental para a atuação na área de serviço social, visto que somos profissionais que buscam mudar a sociedade através do pensar, da razão, da filosofia e da ação. O exercício de buscar a racionalidade e exercitar o conhecimento em um âmbito social, tendo em vista principalmente nossa realidade sociopolítica, nos impede de agir passivamente frente às injustiças, às brutalidades do cotidiano. Além disso, a liberdade como autonomia, assim como a maioridade, nos permite refletir acerca do “certo” x “errado” em aspectos muito além do que pode ser descrito: é possível avaliar a si mesmo, instruir aqueles que o necessitam, observar para acatar ou discordar de ideias, agir contrário ao que nos fere a moral, examinar crenças, tomar decisões com bases sólidas, justificar a fé e agir de acordo com o que sabemos, estudamos e compreendemos – processo de saber que nunca termina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com