TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre Serviço Social e suas áreas

Por:   •  13/1/2017  •  Exam  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade de Brasília - UnB

Instituto de Ciências Humanas – IH

Departamento de Serviço Social – SER

Disciplina: Introdução ao Serviço Social (Turma B)

Professora: Lucélia Luiz Pereira

Período: 2/2016                                      

Matricula: 16/0120951                                                                                      Gabriel dos Anjos

AVALIAÇÃO 2

Vale 35 pontos

Questão 1 (Vale 20 pontos)

Considerando as políticas de Assistência Social e Previdência Social como áreas de atuação do Serviço Social, responda as seguintes questões:

  1. Defina/caracterize as duas políticas (5 pontos)
  2.  Fale sobre o público-alvo das políticas (características, perfil, demandas etc) (5 pontos)
  3. Apresente e discuta a atuação do assistente social nestas políticas (atribuições, atividades, instituições, desafios) (5 pontos)
  4. Aponte e justifique as principais diferenças entre as duas políticas (5 pontos)

Questão 2 (Vale 15 pontos)

Escolha duas (2) das três áreas de atuação (Saúde, Sociojurídico, Educação) e responda as seguintes questões:

2.1. Defina/caracterize o que são as áreas/políticas (5 pontos)

2.2. Apresente e discuta a atuação do assistente social nestas duas áreas (atribuições, atividades, público-alvo/usuários, instituições e desafios da atuação) (10 pontos)

Boa prova!!


  1. A Assistência Social consiste em atender as necessidades básicas de um ou mais indivíduos tendo como base uma política social que envolve casos como maternidade, família, velhice, integração ao mercado de trabalho, direitos para crianças e adolescentes, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária. Ou seja, ela se dirige para pessoas que não conseguem de alguma forma prover o seu sustento, seja provisoriamente ou permanentemente.

            Quanto à Previdência Social, ela é um programa que dá para os indivíduos seguro social, que seria uma forma de proteger eles de diversos riscos econômicos, como a falta de rendimento no trabalho por causa de uma doença, velhice ou acidente. Um exemplo de previdência social seria o seguro-desemprego que seria a previdência mais usada hoje em dia.

 

  1. Como já dito antes, o público-alvo do Assistente Social é qualquer indivíduo independentemente da cor, sexo ou religião que não consegue prover para si próprio os sustentos necessários para garantir sua saúde. Para receber os serviços de um assistente você não precisa de uma contribuição à seguridade social também.

       Para a Previdência Social, por outro lado, será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, ou seja, apenas receberá os serviços quem contribui para a seguridade social.

      Ou seja, todos, portanto, tem direito à saúde. Já a assistência fica restrita a quem dela necessitar. A previdência, por sua vez, além de ser de filiação obrigatório, tem caráter contributivo, ou seja, quem não contribuir não terá direito aos benefícios desta.

  1. Para entender como funciona a atuação do Assistente Social, precisamos saber primeiro os campos de atuação do mesmo, existem várias subdivisões feitas para atender melhor todas as demandas da sociedade, elas se dividem em: Meio ambiente, saúde, educação, assistência social, empresa, assessoria e consultoria, ONGs, no poder judiciário e na área de habitação. No geral, a atuação deles é orientada e norteada por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão, que devem ser observados e respeitados, tanto pelos/as profissionais, quanto pelas instituições empregadoras. Dentre essas leis, algumas delas se baseiam na garantia da defesa e suas prerrogativas, livre exercício das atividades inerentes à profissão, participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais, entre outras.

  1.  Como já dito anteriormente, a diferença entre a previdência social e a assistência social se divide principalmente em duas coisas, que seria a função das duas e quais indivíduos podem acessá-las. A função primária da previdência é garantir o sustento de um cidadão ou/e da sua família caso aconteça algo que possibilite essa pessoa de continuar exercendo seu emprego, seja porque foi despedido ou porque ficou doente, se aposentou ou morreu. Porém, só podem acessar a previdência quem já contribuiu com o INSS por um certo período de tempo.

            Já a assistência social tem a função de garantir o bem-estar social coletivo e a integração do indivíduo na sociedade, e mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivoEm uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos. No setor público, que emprega a maioria desses profissionais - 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.

2.1.       Começando pela área de saúde, ela foi uma das áreas em que os avanços constitucionais foram mais significativos. O Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da Seguridade Social e uma das proposições do Projeto de Reforma Sanitária, foi regulamentado, em 1990, pela Lei Orgânica da Saúde. O Projeto de Reforma Sanitária, tendo no SUS uma estratégia, tem como base um Estado democrático de direito, responsável pelas políticas sociais e, consequentemente, pela saúde. Destacam-se como fundamentos dessa proposta a democratização do acesso, a universalização das ações, a melhoria da qualidade dos serviços com a adoção de um novo modelo assistencial pautado na integralidade das ações, a democratização das informações e transparência no uso de recursos e ações do governo, a descentralização com controle social democrático e a interdisciplinaridade nas ações. Tem como objetivo básico a defesa da saúde como direito de todos e dever do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com