TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Experimental

Artigo: Quimica Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 10

Métodos

1) Foi enumerado quatro tubos de ensaio e adicionado em cada um deles 2ml de ácido clorídrico 0,1 mol/L, em seguida, adicionou-se 2 gotas de um indicador diferente em cada um deles:

1- Azul de timol;

2- Azul de bromofenol;

3- Verde de bromocresol;

4- Fenolftaleína.

2) Foi enumerado quatro tubos de ensaio e adicionado em cada um deles 2ml de acido acético, em seguida, repetiu-se o procedimento realizado em 1.

3) Foi realizado a comparação do Ph das soluções através de um potenciômetro. Para medir o Ph foi colocado 10ml de acido clorídrico 0,1mol/L em um béquer de 20ml e 10 ml de acido acético 0,1 mol/L em outro béquer de 20 ml e foram levados ao potenciômetro.

4) Foi enumerado quatro tubos de ensaio e adicionado em cada um deles 2ml de hidróxido de amônio, em seguida, repetiu-se o procedimento realizado em 1.

5) Foi enumerado quatro tubos de ensaio e adicionado em cada um deles 2ml de hidróxido de sódio, em seguida, repetiu-se o procedimento realizado em 1.

6) Foi realizada a comparação do Ph das soluções através de um potenciômetro. Para medir o Ph foi colocado 10ml de hidróxido de amônio 0,1mol/L em um béquer de 20ml e 10 ml de hidróxido de sódio 0,1 mol/L em outro béquer de 20 ml e foram levados ao potenciômetro.

7) Foi enumerado quatro tubos de ensaio e adicionado em cada um deles 2ml de acetato de sódio, em seguida, repetiu-se o procedimento realizado em 1.

8) Foi enumerado quatro tubos de ensaio e adicionado em cada um deles 2ml de cloreto de amônio, em seguida, repetiu-se o procedimento realizado em 1.

9) Foi realizada a comparação do Ph das soluções através de um potenciômetro. Para medir o Ph foi colocado 10ml de acetato de sódio em um béquer de 20ml e 10ml de cloreto de amônio em outro béquer de 20ml e foram levados ao potenciômetro.

Introdução:

Os indicadores ácidos base são substâncias utilizadas para a identificação de soluções ácidas, básicas ou neutras. Uma solução ácida é classificada como uma solução com alta concentração de íons H+ (e superior à de HO-), uma solução básica como possuindo uma elevada concentração de HO- (superior à de H+) e uma neutra como uma solução em que as concentrações destes dois íons se anulam (são iguais) ou simplesmente não existe.

Estas substâncias possuem características especiais, nomeadamente por na sua estrutura possuírem grupos cromóforos que sofrem um reagrupamento interno, quando se verifica uma alteração no valor de pH do meio, conferindo cores diferentes.

O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será. O pH menor que 7 indicamos que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indicamos que substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.

Usando-se como ponto neutro a água pura cuja concentração é sete (nem ácida nem básica) para se determinar o pH usa-se a expressão matemática, em que [H+] é a concentração, em mol/L, de hidrogênio.

pH= - log [H+]

A partir do resultado obtido verifica-se se o valor é acima de 7 sendo pH básico ou abaixo de 7 sendo pH ácido. Sendo apenas comuns essas medidas para substâncias não muito concentradas, pois a escala vai de 0-14, quando a solução é muito concentrada os valores dão abaixo de zero ou acima de 14.

Mas para tornar mais práticos os estudos e trabalhos e a fim de facilitar a identificação do pH das substâncias (em decorrência de uma possível deficiência de dados para efetuar o calculo de pH) foram desenvolvidos diferentes indicadores ácido-base, são substancias que alteram sua cor original quando expostos as diferenças de pH.

Sendo talvez o mais difundido, o indicador universal que é uma mistura de vários indicadores, é constituído de uma tabela de cores que vão do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico), passando por todas as cores e valores de pH, e fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substancia de pH desconhecido altera sua cor original para a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à tabela.

O papel tornassol é um tipo especial de papel desenvolvido semelhante ao que acompanha o indicador universal, mas não possui tabela de comparação, pois seus resultados possíveis são apenas dois, sendo róseo para substancia ácida e vermelho para substancia básica, não sendo capaz de indicar o valor numérico do pH da substancia.

Existe um método mais preciso, é o chamado peagâmetro, consiste em uma maquina especializada em medir o pH de substancias fornecendo valores mais exatos.

É o caso da fenolftaleina que quando adicionada em meio alcalino (básico) se torna rosa carmim, ou se a substancia for de natureza ácida ou neutra ela permanece incolor a substancia. Em alguns casos podendo ser usada para fazer a neutralização da substancia, através da titulação adiciona-se um neutralizante (se a substancia em questão for acida adiciona-se uma base ou vice-versa) ate que haja o ponto de viragem (neutralização), se a substancia estiver rosa carmim quando neutralizada ficara incolor, ou se a substancia estiver incolor seu ponto de viragem se dará quando a substancia atingir o tom rosa carmim. Outra substancia com esta característica é o alaranjado de metila ou “metil orange” que quando adicionado a substancia sendo ela básica adquire a coloração amarelada, e se a substancia em questão for ácida será de um tom avermelhado. Também podendo ser utilizado para identificar a neutralização da substancia.

Em alguns casos podendo ser usada para fazer a neutralização da substancia, através da titulação adiciona-se um neutralizante (se a substancia em questão for acida adiciona-se uma base ou vice-versa) ate que haja o ponto de viragem (neutralização), se a substancia estiver rosa carmim quando neutralizada ficara incolor, ou se a substancia estiver incolor seu ponto de viragem se dará quando a substancia atingir o tom rosa carmim.

Sendo estas as mais usuais maneiras de se medir o pH de uma substância sendo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com