TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE SAÚDE

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

ESTUDOS DISCIPLINARES I – 6º SEMESTRE – 1º BIMESTRE

REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE SAÚDE

                                                       Aluno(s):

Elaine Pereira da Silva Sprocatti           -   RA 1227174 - Polo Perus

Carla Lins Leal                                       -   RA 1234355 - Polo Perus

Carla Regina de Oliveira                          -   RA 1230854 - Polo Perus

Polo

Perus

           ABRIL/2015

Reflexão sobre a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde

  A saúde é um direito universal e fundamental do ser humano, consolidado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e assegurado pela Constituição Federal de 1988. As condições da saúde no Brasil são precárias, onde se cria uma demanda de atenção à saúde e o sistema público de saúde não vem dando conta de todas essas demandas.

  Os Assistentes sociais na área da saúde operam demandas que refletem as expressões da questão social, por isso o assistente social tem que ser um referencial para usuários e seus familiares durante o atendimento, pois devido à quadros instáveis é possível a modificação de aspectos e o enfrentamento de dificuldades no serviço de saúde, esse profissional deve exercer o papel de mediador nas relações da sociedade e deve ter ou implantar estratégias para cada caso juntamente com um atendimento acolhedor e humanizado.

    Para atuar na área da saúde o profissional deve ampliar um nível maior de compreensão, o conhecimento do local onde trabalha e assim poder colocar em prática seus conhecimentos, projetos para orientar os usuários e as demandas afim de realizar uma ação profissional.

  Para IAMAMOTO, 1998, p.64, o Assistente Social é partícipe, como trabalhador coletivo, de uma grande equipe de trabalho e nesse sentido sua inserção faz parte de um conjunto de especialidades que são postas em movimento simultaneamente para efetivar os objetivos das instituições empregadoras, sejam elas públicas ou privadas.

                    Investigação, Planejamento e Gestão

   Uma ação profissional deve elaborar projetos e planos de ação juntamente com a participação de toda a equipe que envolve o trabalho através de estudos e investigações dos determinantes sociais da saúde. As ações realizadas devem ser elaboradas através de relatórios para melhor análise e avaliação do plano de ação tomada, ter conhecimento no âmbito da saúde, estudar o perfil dos usuários para estabelecer planos de ação e de intervenção, além disso, é necessário um planejamento social para o desenvolvimento do trabalho.

 O planejamento é fundamental para todo o desenvolvimento do trabalho do Assistente Social, pois deve conhecer e compreender a realidade de um planejamento para que esse profissional possa realizar intervenções de qualidade com os usuários.

 Um planejamento social aumenta a participação de outros profissionais dentro da sociedade, o que se torna muito importante, pois devemos manter essa união entre outros profissionais, ou seja, uma equipe multidisciplinar.

 Um elemento importante no planejamento social é a operacionalização, que está relacionada a todas as atividades que são necessárias para a tomada de  decisões, o planejamento é um processo contínuo e é nesse momento o assistente social deve acompanhar toda a implantação, o controle e a avaliação do planejamento do projeto implantado. Para que esse planejamento aconteça devemos fazer um estudo da realidade e da situação, coleta de dados para que possa identificar as prioridades do momento e definir metas para o trabalho, o planejamento é um processo feito a partir de uma realidade, de um estudo de caso ou uma situação, que deve ser considerado um conjunto de informações, esses que por sua vez deverão se constituir em recursos básicos para o planejamento de uma ação para compreender e controlar os casos de um modo geral, fornecendo subsídios que mostrem alternativas de intervenção.

 Também é muito importante a inclusão dos assistentes sociais nos espaços de planejamento, investigação e gestão tendo como diretriz o projeto ético-político profissional, tendo estes algumas ações:

  • Identificar as manifestações da questão social que chegam aos espaços do Serviço Social por meio de estudos e  registros;
  • Realizar a avaliação do plano de ação por meio da análise
  • Ações realizadas pelo Serviço Social, pela instituição e os resultados  alcançados;                                                                                                                              
  • Participar de Comissões e Comitês temáticos existentes na instituição
  • Realizar investigações de segmentos de usuários (população de rua, idosos, pessoas com deficiências, etc), com o objetivo de definir os recursos necessários, identificar e mobilizar os recursos existentes e planejamento de rotinas e ações necessárias;
  • Realizar estudos da política de saúde local, regional, estadual e nacional.

 Para um aprimoramento profissional, o assistente social deve seguir atividades que qualifiquem a formação profissional para que assim possa prestar um atendimento de qualidade ao usuário.

 A gestão é um papel importante na consolidação da política pública de saúde para o assistente social, para Nogueira (2007, Filho; Oliveira, 2012) o campo da gestão começa a ganhar visibilidade no Serviço Social a partir da década de 1980, com os movimentos de reconceituação e ruptura pelo qual a profissão passou. É importante destacar que a gestão e o Serviço Social são campos reconhecidos, pois o Serviço Social tem como seu objeto a questão social e suas múltiplas expressões e a gestão que se define como um meio de atingir resultados já que visa um controle maior do trabalho, a eficiência bem como resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (842.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com