TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  10/6/2017  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ASSISTENTE SOCIAL

(Nome do Aluno)

A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que ocorrem muitas mudanças, conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois esta testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. Aquele momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família. É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.

Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências, e por conta disso a adolescência é um período de risco para o envolvimento com as drogas.

Relatarei a experiência vivida como aluna do curso de Assistente Social, pela Unopar- Universidade Norte do Paraná, no período de estágio no ano de 2015 no CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL que busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento e monitoramento das famílias com atividades que promovam o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania.

Realizamos um trabalho com o objetivo de demonstrar a importância da formação dessas crianças, conscientizar, tornar real os efeitos colaterais das drogas e alertar sobre os problemas de saúde que podem se desenvolver.

Nesse sentido atuamos com turmas do programa PROJOVEM, sob a supervisão da assistente social Marluce, na preparação e intervenção em turmas, com o uso do livro "O estudante" de narrativa paulista da autora Adelaide Carraro, utilizamos leitura inicial de trechos do livro, que relata a vida de um jovem, usuário de drogas.

A metologia usada foi meritocracia, criando uma interação entre os participantes com palestras sobre os conceitos de drogas e depoimento de um ex dependente químico, trazendo para a realidade tal situação. Houve relatos de fatos e acontecimentos de pessoas do convívio escolar, que confirmou a certeza de tão próximo está o assunto entre adolescentes com apenas 13 anos de idade envolvidos nesse mundo.

O uso de drogas é um fenômeno bem antigo na historia da humanidade e constitui em um grave problema de saúde pública, com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e toda sociedade. O encontro de adolescentes com drogas é um fenômeno muito mais frequente do que se pensa, e por sua complexidade, causa uma certa dificuldade de ser abordado, por esse motivo modificamos o assunto a um nível de maior facilidade a compreensão.

Realizamos um concurso de cartilhas, usando a criatividade de forma livre, como colagem, pinturas e histórias em quadrinho, relatando o antes, durante e depois das drogas. Os melhores trabalhos foram premiados com brindes.

O resultado dessa intervenção foi muito positivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com