TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE DIALOGO SOCIOEDUCATIVO

Por:   •  14/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

RELATORIO DE DIALOGO SOCIOEDUCATIVO

TEMA: “Diversidade Sexual: um direito do adolescente que cumpre medida socioeducativa.”

O dialogo socioeducativo foi realizado no dia 17 de novembro do ano de 2016 no auditório do centro da Juventude Canaã, contou a participação de vinte servidores, da Sede, das unidades do Canãa, do Florescer e CJNJ. A sra. Elisangela Correia Cardoso, Presidente da Fundação deu inicio as atividades agradecendo a participação de todos e todas no evento, destacando a importância e objetivos dessa discussão no atendimento socioeducativo. Tambem justicou a ausência dos palestrantes; Lucia Regina Azevedo- assessora técnica da SEMU e de Babalu Rosa- vice-presidente do Grupo Solidário Lilás. Dando continuidade Lucia Diniz, diretora técnica, apresentou os palestrantes; Airton Ferreira- Superintendente de  formação e educação em Direitos Humanos e Alexandra Avelar – psicóloga do Canaã. O dialogo foi coordenado pelo assessor jurídico Francisco Lemos.

Dando sequencia ao evento o palestrante Airton elogiou a iniciativa da Gestão em promover a discussão da diversidade sexual no atendimento socioeducativo e realizou uma apresentação com toda a trajetória,  marcos legais e Institucionais do movimento LGBT, destacando as suas conquistas e os desafios. No decorrer da sua apresentação houve grande participação dos servidores que colocaram as suas experiências e dificuldades para trabalharem essa temática com os adolescentes e reconheceram a importância e a necessidade que  seja dado continuidade a discussão sobre esse direito  do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. Alguns profissionais relataram que nas unidades atenderam adolescentes homossexuais e que atualmente tem socioeducandos com essa orientação sexual. Outro ponto bem destacado tanto por Airton quanto Betinho que também é da SEDIHPOP, é a Portaria que autoriza o uso do nome social nos órgãos vinculados a Secretaria.

No segundo momento a psicóloga realizou a sua fala abordando inicialmente a importância da sexualidade para construção da identidade  do adolescente e  em seguida colocou a sua experiência com os adolescentes na unidade ,fazendo referência a uma oficina com a temática sobre sexualidade e como os adolescentes tiveram dificuldade para discutirem essa temática.

Convem ressaltar que o dialogo proporcionou aos participantes muito conhecimento e inquietações sobre  como estava a garantia desse direito aos adolescentes e o reconhecimento de que muito precisa ser realizado para vencer os tabus e preconceitos e capacitar os profissionais  para essa atuação. Sendo que Airton e Betinho colocaram-se a disposição para realizarem oficinas nas unidades para os adolescentes e servidores, tendo em vista o numero reduzido de servidores que participaram do evento.

Finalizando o dialogo Diretora Tecnica da Funac agradeceu a participação de todos e endossou a necessidade de que seja dado continuidade a essa discussão, assim como enfatizou que todo sos diálogos demandaram das avaliações do atendimento socioeducativo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com