TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPARADOR MACROECONÓMICO

Projeto de pesquisa: REPARADOR MACROECONÓMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

MACROECONOMIA REP.

1. Observando as definições apresentadas no Livro, como você conceituaria o campo da Macroeconomia?

Macroeconomia é o estudo da economia de um modo geral, com bases nas variáveis econômicas agregadas, bem como a expansão e a retratação da economia. Como a economia é cada vez mais financeira as mudanças essenciais devem ser analisadas e compreendidas para que se possa projetar as tendências da economia.

“Ramo da ciência econômica que estuda as quantidades globais e as relações entre as mesmas, desinteressando-se dos comportamentos individuais.” Dicionário Aurélio http://www.dicionariodoaurelio.com/Macroeconomia.html acesso em: 07 de ago. 2013

2. Quais são as metas macroeconômicas?

Elevação do nível de emprego, a estabilidade econômica, a distribuição justa da renda e o crescimento econômico (aumento da compra e venda de serviços e produtos), são as metas que envolvem a macroeconomia.

3. Comente a evolução histórica das várias visões do campo da Macroeconomia.

Smith, em 1776, com sua obra, a Riqueza das Nações, diz que o acumulo de metais não era suficiente para determinar a riqueza de uma nação e sim pela capacidadeorganizacional na divisão do trabalho e nas motivações de seus cidadãos.

A evolução da macroeconomia figura de vários mercados cujo equilíbrio estaria sempre garantido, como no Mercado de Bens e Serviço, que estabelecia os preços e as quantidades de bens e serviços nos mercados individuais.

O Mercado da Moeda se definia pelas quantidades totais de moeda em circulação e a taxa de juros.

Temos ainda o Mercado de Câmbio, cada país fixava o preço de seus produtos sendo as transações internacionais feitas com ouro.

O Mercado de Títulos envolvia os títulos emitidos pelos governos.

Para finalizar o Mercado de Trabalho era estabelecido o montante de trabalhadores dispostos a trabalharem e o seu salário.

4. Quais são as principais ideias de Keynes que fundamentam a Macroeconomia moderna?

De acordo com as ideias de Keynes a ativação da demanda agregada é o principal instrumento econômico. E que a demanda é formada não só pelo consumo, mas também pelos gastos de investimento. A demanda agregada gera a compra de produtos que terminam remunerando os fatores de produção, isto criaria vários impulsos de consumo.

Pode haver entrosamento de recursos e as expectativas são muito importantes por afetarem o consumo e o investimento.

Keynes defendia que a ênfase é dada a curto prazo, fazendo com que elaborasse propostas a fim de resolver os problemas de sua época.

5. Como a poupança externa pode vir a complementar a poupança interna na visão das contas nacionais?

No debate sobre a relação entre taxa de câmbio e poupança duas linhas se destacam. Uma delas defende que, em virtude das baixas taxas de poupança da economia brasileira, um maior crescimento econômico pode ser conseguido pela aceitação de déficits em conta corrente. Nessa visão, a absorção de poupança externa complementa a poupança interna, aumentando a poupança total da economia, o investimento e, consequentemente, o crescimento econômico. Outra, ressalta que, num país que adota a estratégia de crescimento com poupança externa, a primeira consequência é a apreciação da taxa de câmbio. Do lado da renda, isso implica aumento artificial dos salários, e, em consequência, aumento do consumo e redução da poupança interna. Do lado da demanda, o resultado é a diminuição das oportunidades de investimento lucrativo voltados para a exportação, que reduz o investimento e a poupança interna. Nesse caso, a poupança externa em grande parte substitui ao invés de se constituir em um acréscimo à poupança interna.

6. Argumente sobre a necessidade de fazermos considerações no curto e longo prazos para entendermos as curvas de oferta agregada, enquanto que para as curvas de demanda agregada estas considerações não são relevantes.

O curto prazo é algo que vai de seis meses a dois ou três anos e é caracterizado por modificações importantes em apenas uma das variáveis em

consideração, permanecendo as demais constantes. O longo prazo envolve todas as variáveis que podem ser modificadas, no entanto, resguardando a mesma base tecnológica e institucional da sociedade. Este longo prazo compreende um período entre três e dez anos.

7. Discuta como a sua atividade, como administrador público, poderia minorar o desemprego na sociedade.

O desemprego de uma parte da população economicamente ativa é provavelmente o maior problema que um grande número de países enfrenta atualmente. Os efeitos do desemprego são danosos para o equilíbrio do sistema econômico onde este se faz presente. Argumente sobre esse aspecto levando em conta:

a) Seus efeitos sobre os que estão desempregados, os que estão empregados e sobre o conjunto da economia.

R: A condição de desemprego interfere na vida do desempregado como um todo, ou seja, mesmo nos momentos em que o desempregado não está desenvolvendo as tarefas específicas de busca pelo emprego, está envolvido com a situação de desemprego. As preocupações com o desemprego geram interferências nas outras atividades do desempregado, já que afetam a forma como os desempregados se relacionam com outras pessoas, como também prejudicam as horas destinadas ao descanso. Estes quando empregados fazem a economia subir, em consequencia o mercado continua com o fluxo alto quando existe o dinheiro girando. No entanto o desemprego cria a situação do individuo não conseguir renovar os bens que costumavam comprar. Logo o mercado pela pouca rotatividade fica a mercê de quem esta podendo comprar e o mercado então fica em uma roda gigante, onde por hora ospreços caem, voltam a subir e a economia fica a beira de um colapso.

b) Seus efeitos decorrentes de redução do investimento e dos gastos públicos; e de aumento das exportações e das importações.

R: O gasto público elevado e crescente gera um ciclo vicioso, o governo aumenta tributos e corta investimento público. A maior carga tributária reduz a rentabilidade liquida do setor privado, e a queda do investimento público gera deterioração da infra – estrutura de transportes, aumentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com