TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo na sociedade atual

Por:   •  21/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

        INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA

ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL - 5° SEMESTRE

PROFESSORA: ROSILEIDE

ACADÊMICO: PAULO HENRIQUE DO NASCIMENTO MACHADO

RELATÓRIO

CIRCULO DE CULTURA

“RASCISMO”

SOBRAL - CE

JUNHO – 2015

“Enquanto a cor da pele dos homens valer mais do que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra.” (Bob Marley)

Relatório

Na última aula da disciplina “Ética Profissional em Serviço Social”, tivemos a riquíssima oportunidade de participarmos de um Circulo de Cultura, proposto pela professora Rosileide para ser a segunda Avaliação Parcial da disciplina acima citada realizada pela turma.

Para que esse ambiente de conhecimento diversificado, pudesse ser devidamente construído, contamos com a participação de diversas pessoas com culturas diferenciadas e com vivências singulares. Tivemos a colaboração do grupo de idosos de Sobral chamado “Mais Vida”; de um segurança das Faculdades INTA; a Júlia, que realiza um trabalho conhecido popularmente de “volante” pelo fato de ser ela a responsável pelo monitoramento de todos os auxiliares de serviços gerais das Faculdades INTA; de um auxiliar em serviços gerais da mesma instituição, chamado Valter; e de um garoto chamado Eliésio, que é morador de rua tanto do município de Jaibaras quanto dos municípios vizinhos.

No primeiro momento, foi o de interação, onde tivemos uma apresentação breve de cada pessoa, inclusive dos alunos, que diziam seus nomes, idades e o que faziam. Logo em seguida, houve uma previa explicação do que iria se suceder no decorrer da ocasião. Depois toda a turma com os participantes convidados, foi dividida em dois subgrupos: Desenho e Poesia, e que tinham, ambos os subgrupos, como tema central a ser discutido o “Racismo”.

No grupo do Desenho, a proposta discorrida pela professora era que os indivíduos que o compunham, criassem desenhos conforme suas imaginações que, para eles, descrevessem o que seria o racismo e poderiam também escrever algo sobre o assunto. Já no grupo da Poesia, a ideia era que juntos eles criassem um poema explicativo, também sobre esse tema que é tão polêmico e que, querendo ou não, ainda está tão presente em toda a sociedade.

Após esse espaço de interação e aprendizagem para ambos os que estavam participando, voltamos a formar um único grupo e cada um dos integrantes apresentava para todos do circulo aquilo que tinham criado juntamente com o seu subgrupo. Nos desenhos apresentados por parte das pessoas pode-se observar que eles sabiam o que significava o termo “racismo”, que para eles não havia diferença alguma nas pessoas pela cor de sua pele e deu para observar que visavam a igualdade quando escreveram ao lado de seus desenhos: “Diga Não Ao Racismo”, “Por Dentro Somos Todos Da Mesma Cor” ou “Somos Todos Iguais Independente Da Cor Da Pele”, e que para, além disso, o importante não é como somos por fora e sim o caráter que cada um tem, os valores que trazem consigo e os deveres que cumprem de acordo com o que é posto pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (443.9 Kb)   docx (383.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com