TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação De Identificação

Dissertações: Reação De Identificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 3

Resultados e discussões

No experimento (1.A) primeiramente observou uma forte coloração vermelha, tanto no tubo com ferro (II) quanto no tubo com o Ferro(III), que se desenvolve pela reação representada pela equação abaixo:

Fe3+(aq) + 6SCN-(aq) ↔ [Fe(SCN)6]3-

No tubo com o Ferro (II) no qual foi adicionado o ácido ascórbico não apareceu a coloração vermelho intensa. Isto ocorreu porque o ácido ascórbico reduziu o ferro(III), que estava contaminando a solução de ferro(II), então não houve a formação do complexo [Fe(SCN)6]3- Que é responsável pela coloração vermelho intensa.

Traços de ferro podem ser introduzidos como impurezas durante a preparação dos compostos usados na análise (tanto na amostra desconhecida quanto nos próprios reagentes). Por isso, deve-se saber distinguir entre um teste que dá a coloração fraca indicando traços de ferro e um teste positivo dando uma coloração forte.

Essa reação é um teste altamente sensível para indicar a presença de Fe3+ , e outros cátions, incluindo Fe2+, não interferem. O teste foi feito em meio ligeiramente ácido, onde a hidrólise de Fe3+ é minimizada.

No experimento (1.B) Observou-se a coloração azul da solução devido à formação de Co(SCN)42-.

Co2+ + 4SCN-  Co(SCN)42-

O teste foi realizado em presença de acetona, pois o complexo formado é instável em meio aquoso.

O teste realizado com adição dos íons de Fe3+ , também apresentou o mesmo resultado. Pois os íons Fe3+ foram mascarados com fluoreto, formando um complexo incolor e estável, FeF63+ que não interferem com o teste para o cobalto (II).

A reação do Co2+ com SCN- é incompleta, devido a pouca estabilidade dos íons complexo formado.

No experimento (1.C) inicialmente ocorreu uma precipitação pois formou-se Al(OH)3 , o precipitado foi dissolvido quando adicionou-se o excesso de NaOH e precipitou-se novamente quando adicionou-se HCl.

A presença de Al3+ foi confirmada pela formação do precipitado gelatinoso, Al(OH)3, solúvel em excesso de NaOH, que se reprecipita com adição lenta de HCl ou HNO3.

Pelo fato do Al(OH)3 ser um precipitado gelatinoso, finamente dividido, sua presença suspenso na solução não foi fácil de detectar.

No experimente (2.A) observou-se de inicio a formação de um precipitado branco que é o AgCl de acordo com a equação química:

Ag+ + Cl-  AgCl(s)

Após tratar o precipitado de AgCl com NH4OH este dissolveu-se como mostra a reação:

AgCl(s) + 2NH3  Ag(NH3)2 + Cl-

Quando acidificou-se a solução formada na reação anterior com HNO3 formou-se precipitado novamente como mostra o equilíbrio:

Ag(NH3)2 + Cl- + H+  AgCl(s) + 2NH4+

Estas reações ocorridas e observadas com base no fenômeno da precipitação confirmam a presença dos íons Ag+ e Cl- .

No procedimento experimental (2.B) observou-se a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com