TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem e o futuro

Trabalho acadêmico: Reciclagem e o futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Actualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos.

A quantidade de lixo que o homem produz é falarmos de um problema mundial, é muito grande. Muitas cidades passam por dificuldades para dar um fim definitivo em tanto lixo, e o mais importante, sem causar problemas para o Meio Ambiente. Nós sabemos que materiais plásticos, por exemplo, demoram muito tempo para se decomporem, o que causa um grande mal a natureza.

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.

A reciclagem permite diminuir a quantidade de resíduos que tem como destino final os aterros sanitários, prolongando a vida útil destes últimos e evitando a construção de novos.

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de actividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, colectados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufactura de novos produtos.

Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.

O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas.

O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.

Reciclar significa transformar objectos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

RECICLAGEM E O FUTURO

Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora.

Para compreendermos a reciclagem é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo pode (e deveriam) ser reciclada.

Se hoje não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estarão comprometidas. Este sim seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela própria.

Então entra a reciclagem, se você não joga fora os materiais, por exemplo, que são de ferro e alumínio juntamente com materiais orgânicos você esta jogando fora um recurso natural que pode acabar, pois ele poderia ser aproveitado, assim diminuindo a extracção desse mesmo material que pode acabar no futuro, então antes de jogar qualquer tipo de matéria tem que pensar muito no meio ambiente, porque o meio continuará sofrendo de várias formas possíveis.

As pessoas que reciclam estarão ajudando demais o meio ambiente que já poluído de várias formas pelos seres humanos, esses que poluem não devem estar pensando as próximas gerações que podem nascer num planeta tomado pela poluição causada pelo seu pai ou avo que não pensou no futuro, é por esse motivo que todos devem pensar no futuro dos seus filhos e netos, mas devem pensar logo nessas gerações que podem nascer num planeta completamente limpo, só que para isso acontecer precisam reciclar e não jogar nenhum tipo de lixo no meio ambiente.

Vantagens da reciclagem

Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evitam que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar. Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita. Quantas latas de refrigerantes você já jogou até hoje?

Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado!

Assim podermos notar as seguintes vantagens da reciclagem:

1. Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo.

2. Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.

3. Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.

4. Gera muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres (e também os que têm menos educação formal).

5. Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

6. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbónico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos factores negativos.

7. No aspecto económico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.

8. Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.

Desvantagens da reciclagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com