TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconhecimento dos Espaços de Atuação do Assistente Social - Política de Saúde nos Hospitais

Por:   •  25/10/2022  •  Seminário  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

RECONHECIMENTO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL - POLÍTICA DE SAÚDE NOS HOSPITAIS

ACADÊMICOS ¹

Antonio Nunes da Silva

 Ivina Nari Lopes Ferreira

 Maria Helane de Sousa Alves

 Marli Araújo Rodrigues Gadelha de Meneses

TUTOR EXTERNO² Vanessa Medeiros da Silva Pires

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Serviço Social (SES1102/3) – 08/12/2020

                                                                   

RESUMO

Este trabalho é uma reflexão de uma questão social que traz na atual conjuntura histórica de construção e de implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação do assistente social no desenvolvimento e fortalecimento de deveres e direitos no seu comprometimento da garantia de acesso a um serviço de saúde e direitos sociais buscando atenção à saúde num processo de exclusão social, garantindo uma Política de Saúde com igualdade universal. Também tem em vista, de certo modo, denunciar as negligências por parte do Estado na questão de não investir nesse setor de saúde para a população e ressaltar que todos os direitos são protegidos por leis e destacar as mesmas ao decorrer do trabalho.

Palavras-chaves: Saúde. Serviço Social. SUS.

 

1.INTRODUÇÃO  

      Há milhares de anos atrás, pessoas procuravam cura de doenças através de rituais e magias. A arte de curar é, portanto, uma prática antiga, mas que está em constante evolução, tanto que, o misticismo perdeu espaço para o olhar científico.

      Tendo em vista os dias atuais, podemos confirmar que realmente no espaço da saúde está em constante evolução, não só ela, como a sociedade em um todo. O capitalismo trouxe consigo diversos fatores e um deles foi a desigualdade de classes. Partindo dessa afirmação, nos âmbitos hospitalares os atendimentos são precários e segundo estudos o motivo do que causa mais mortes nos hospitais. A falta de investimentos no setor da política de saúde é real e fatal.

   Na presente pesquisa, abordaremos sobre a Política de Saúde e suas precariedades e como os Assistentes Sociais mediam essas situações dentro dos ambientes hospitalares mostrando o quanto se é necessário e indispensável, pois faz com que o atendimento seja bem mais humanizado e que o cidadão não tenha seus direitos atingidos.

1‌ ‌Nome‌ ‌dos‌ ‌acadêmicos‌ ‌

2‌ ‌Nome‌ ‌do‌ ‌Professor‌ ‌tutor‌ ‌externo‌ ‌

Centro‌ ‌Universitário‌ ‌Leonardo‌ ‌da‌ ‌Vinci‌ ‌–‌ ‌UNIASSELVI‌ ‌-‌ ‌Curso‌ ‌(Código‌ ‌da‌ ‌Turma)‌ ‌–‌ ‌dd/mm/aa‌ ‌

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

     O acesso à saúde pública no Brasil se dá de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É assegurado por lei da Constituição Federal Brasileira, a Lei Orgânica da Saúde (LOS) n° 8.080/90. Mesmo com toda essa asseguração constitucional, o Sistema Único de Saúde (SUS) sofre algumas dificuldades em diversas questões como no atendimento precário, falta de equipamentos básicos, falta de medicamentos e vacinas etc. Nos âmbitos hospitalares, cenas como essas podem ser comuns, pode ser diversos fatores que levam a essa realidade. A falta de investimentos na Política de Saúde infelizmente é um fator que prejudica a população.

      Sendo assim a atuação do Serviço Social conjuntamente com outros profissionais da saúde, facilita todo ou qualquer usuário o acesso ao serviço de saúde e direitos sociais propostos originais do SUS, no projeto de Reforma Sanitária.

     

      Conforme a lei 8.080 (1990, art.1), garante que ``... em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por eventual...´´

O processo de renovação do Serviço Social no Brasil está articulado ás questões colocadas pela realidade da época, mas por ter sido um movimento de revisão interna, não foi realizado um nexo direto com outros debates, também relevantes, que buscavam a construção de praticas democráticas, como o movimento pela reforma sanitária. Na nossa análise, esses são os sinalizadores para o descompasso da profissão com a luta pela assistência publica na saúde (Bravo, 1996, pag.8).                          

         Bravo (1996) essa renovação trouxe debates, discussões e modificações na profissão. Diante de uma modernização conservadora, o Serviço Social efetivou novas estratégias de controle e de técnicas de intervenção para o atendimento de novas demandas.

3.MATERIAIS E MÉTODOS         

      A seguinte pesquisa se deu em razão da atual realidade dos atendimentos hospitalares. Muitas das vezes a lei constitucional não é cumprida e deixa a população em situações precárias que às vezes podem até levar a morte. A Política de Saúde precisa de investimentos para atender a população perante essa sociedade capitalista que trouxe diversas desigualdades, principalmente a desigualdade de classe. Enquanto o rico tem ótimos atendimentos, o pobre fica à mercê, e o Estado tem que defender a qualidade do atendimento para qualquer indivíduo. Os Assistentes Sociais está nesse meio para mediar essa situação. Em diversas pesquisas, artigos e matérias mostram o quanto é essencial à presença do assistente social nesse âmbito. Os Assistentes Sociais na área da saúde tem um papel humanizado acompanhando de perto o paciente durante sua estadia no hospital, visitação, mediação, e dar o suporte ao paciente até sua alta. Orienta a mobilização de recursos e sigilo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com